Buscar

PROVA G2 DE PENAL Ceulpulbra 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 – o agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execução ou impede que o resultado se produza, só responde pelos atos já praticados”. Tal hipótese refere-se: a desistência voluntária e arrependimento eficaz.
2 – A respeito do dolo e da culpa, é correto afirmar que: é previsível o fato cujo possível superveniência não escapa à perspicácia comum.
3 – são elementos do fato típico: conduta, resultado, relação de causalidade e tipicidade.
4 – acerca do crime tentado e do crime consumado, assinale a alternativa correta: a ocorrência do resultado é indispensável para a caracterização do crime culposo.
5 – analise as assertivas abaixo: correta: a superveniência de causa relativamente independente exclui a imputação quando por si só, produziu o resultado, os fatos anteriores, entretanto, imputam-se a quem os praticou.
6 – Em cada uma das opções seguintes, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada à luz dos institutos da tentativa e da consumação delitiva. Assinale a opção em que a assertiva está correta. B) Ana atirou, intencionalmente, ácido sulfúrico na direção do rosto de César, seu inimigo, que se desviou a tempo e escapou ileso do ataque. Nessa situação, Ana deve responder por tentativa de lesão corporal gravíssima.
7 – A consumação se dá nos crimes: omissivos próprios, com a simples omissão
8 – considera-se em estado de necessidade, que é uma excludente de ilicitude, quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que não provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito próprio ou alheio, cujo sacrifício, nas circunstâncias, não era razoável exigir-se.
9 - para repelir a arremetida de um cão feroz, o agente usa uma arma de fogo matando o animal. O animal tinha sido instado ao ataque pelo seu dono, o que era do conhecimento do agente, o agente praticou o fato em legitima defesa.
10 – Quanto a legitima defesa é incorreto afirmar: A expressão excesso intensivo é usada para referir-se ao uso imoderado de meios necessários, sendo que a expressão excesso intensivo é usada para referir-se ao uso de meios desnecessários.
Certo seria: a expressão excesso intensivo de usada para referir-se ao uso dos meios desnecessários, sendo que a expressão excesso extensivo é usada para referir-se ao uso imoderado de meios necessários 
11 – se o agente, em virtude de perturbação de saúde mental ou por desenvolvimento mental incompleto ou retardado, não era inteiramente incapaz de entender o caráter criminoso do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento, a pena será reduzida de um a dois terços, podendo-se considerar, na escolha do redutor, o grau de perturbação de saúde mental.
12 – a respeito das causas excludentes da culpabilidade, é correto afirmar que as descriminantes putativas excluem a culpabilidade: as descriminantes putativas excluem a culpabilidade.
13 – no tocante ás disposições do código penal relativas a culpabilidade e imputabilidade, é correto afirmar que a pena pode ser reduzida de um a dois terços se o agente, em virtude de perturbação de saúde mental ou por desenvolvimento mental incompleto ou retardado, não era inteiramente capaz de entender o caráter ilícito do fato ou determinar de acordo com esse entendimento.
14 – são verdadeiros:
Ao tratar do concurso de pessoas, o código penal adotou como principal a teoria monista ou unitária
O código penal, no que diz respeito ao concurso de pessoas, adotou também em alguns casos as chamadas exceções pluralistas a teoria unitária 
A chamada autoria mediata se dá nos casos em que o agente consegue a execução do crime por meio de pessoa que age sem culpabilidade
Os requisitos do concurso de pessoas, e m regra são: pluralidade de condutas, relevância causal de cada uma das ações, liame subjetivo entre os agentes e identidade de fato.
15 – Não há crime quando o agente pratica o fato, estão corretas:
Em estado de necessidade,
Em legitima defesa,
Em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito.
16 – Assinale a alternativa correta acerca do concurso de pessoas: são requisitos do concurso de pessoas a pluralidade de participantes e de condutas, a relevância causal de cada conduta, o vínculo subjetivo entre os participantes e a identidade de infração penal.
17 – no concurso de pessoas, é necessário que cada concorrente tenha consciência de contribuir para a atividade delituosa de outrem, dispensada a prévia combinação entre eles.
18 – Imagine que João e Pedro, ambos enfermeiros, são desafetos de longa data. Em determinado dia em que João estava concentrado, aplicando uma injeção em um paciente de nome José, Pedro aproxima-se sorrateiramente e desfere facada contra João, com o fim de provocar lesão. Posteriormente, descobre-se que João, no momento em que recebeu o golpe desferido por Pedro, estava inoculando em José poderoso veneno, intencionalmente, a fim de matá-lo – posto que fora “contratado” por familiares de José para tirar-lhe a vida. A ação criminosa de João foi interrompida pelo golpe de Pedro. Em suma: sem saber que José estava a sofrer atentado contra a vida, Pedro acabou salvando-o e, ao mesmo tempo, executou seu plano de ofender a integridade física de João, que sofreu lesão leve. Diante dessa hipótese, é correto afirmar que: à luz estritamente do quanto determina o texto do CP, não se exige prévia ciência da situação de risco do direito para que se considere a ação de Pedro praticada em legítima defesa, com o que ficaria afastada a ilicitude de sua conduta.
19 – A actio libera in causa se caracteriza: quando o agente comete o crime em estado de embriaguez não proveniente de caso fortuito ou força maior.
20 – no que se refere à teoria do domínio do fato, é correto afirmar que: a teoria do fato objetiva oferecer critérios para diferenciação entre autor e participe, sem a pretensão de fixar parâmetros sobre a existência, ou não, de responsabilidade penal.
Link do site top: http://www.tudosobreconcursos.com/materiais/direito-penal/resumo-de-direito-penal

Outros materiais