Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
NOME DO ALUNO (A)
SUGESTÃO DE TEMA DA MONOGRAFIA
São João Del Rei
2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
SUGESTÃO DE TEMA DA MONOGRAFIA
Projeto apresentado ao curso de Engenharia de Produção como um dos pré–requisitos para a obtenção do título de Engenheiro de Produção.
ACADÊMICA: Nome do aluno
ORIENTADORA:
São João Del Rei
2014
	
	UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - EP
Praça Frei Orlando 170, Bairro Centro, Campus Santo Antônio
36 307-352 - São João Del Rei - MG
Tel: (032) 3379 2602, 2608 e 2613
E-mail: ee@nead.ufsj.edu.br
Nome do aluno (a)
	Monografia submetida à Banca Examinadora designada pelo Colegiado do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São João Del Rei, como parte dos requisitos necessários à obtenção do Título de Engenheiro de Produção.
Monografia aprovada em: _______/_______/_______
Por:
Prof.
Orientador: Prof. 
Prof.
Membro da Banca: Prof.
Prof.
Membro da Banca: Prof.
São João Del Rei
2014
Dedico
Ao meu marido e minha filha que muito me apoiaram nos momentos de cansaço, sempre oferecendo carinho e paciência nas diversas madrugadas e finais de semana de trabalho.
AGRADECIMENTOS
A Deus, pelo sentido da vida.
A minha sogrinha, que hoje está ao lado do Pai do céu, pois se estou na área da educação, apesar de todos os percalços da caminhada, devo a ela todo incentivo e estímulo e principalmente sou grata pelo seu exemplo de vida, de dedicação, de comprometimento e de competência demonstrado pelo trabalho que realizava com as crianças as quais eram confiadas a ela.
Ao Professor tutor Denílson Alves de Araújo, pelo incentivo de continuarmos prosseguindo em nossas jornadas, respondendo prontamente nossas inquietudes apontando novos rumos a explorar e conhecimentos a aprofundar.
Ao Orientador do curso Prof. D. Sc. Geraldo Roberto de Sousa por compartilhar seus conhecimentos conosco, pela sua dedicação, disponibilidade nos momentos de orientação e esclarecimentos de dúvidas e definição deste trabalho, sobretudo na sua construção final.
À minha família, em especial ao meu marido pelo apoio e incentivo na conclusão do curso.
Aos colegas de curso de pós-graduação, pela agradável convivência. 
“Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio. Quem não quer fazer nada encontra uma desculpa.”
(provérbio árabe)
GALO, J. A. G.; Gestor Educacional como Incentivador e Intermediador de uma Escola Empreendedora. Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ - Núcleo de Ensino a Distância - NEAD. 32 p. 2012. (Trabalho de Conclusão de Curso - TCC)
RESUMO: O trabalho intitulado “Gestor Educacional como Incentivador e Intermediador de uma Escola Empreendedora” teve como objetivo propor uma análise sobre as implicações da atual divisão do trabalho para as exigências de um novo paradigma de atuação administrativa na busca de uma escola empreendedora. A escola tende a incorporar a forma como se estruturam as relações de trabalho na sociedade. Em consequência, as profundas modificações que ocorrem no mundo do trabalho acarretam mudanças significativas para o campo educacional. Quando a organização escolar incorpora o modelo de administração de empresas, apoiando-se na sua estrutura, na divisão do trabalho, na hierarquia de cargos, numa pedagogia burocratizada, perde, contudo, o compromisso com uma organização educativa e democrática, voltada para a formação de cidadãos críticos, criativos e conscientes de seu papel na sociedade. Foi proposta nesta pesquisa uma reflexão em relação à organização da escola como um todo, crendo que as mudanças no âmbito educacional devem começar pela mudança nos seus processos de gestão, uma vez que a gestão democrática encontra suporte na Constituição Federal (art. 206 VI). Foi sugerido também um novo perfil de gestor, capaz de interpretar os anseios e necessidades no âmbito escolar, servindo de estímulo, aberto a sugestões, permitindo a melhoria das relações entre todos os elementos humanos envolvidos no processo educativo. Este Gestor terá como função a substituição dos pressupostos teóricos do Taylorismo por valores contemporâneos, que propicie a participação da comunidade escolar nas decisões coletivas, visando sempre um objetivo comum. Este gestor democrático deve estar disposto a romper com velhos paradigmas e lutar sem medo por uma escola mais justa, mostrando sua competência e exercendo sua liderança ao caminhar junto com a comunidade escolar na busca de uma escola empreendedora bem como o seu crescimento e autonomia.
PALAVRAS CHAVE: Gestão Escolar, Pedagogia Empreendedora, Escola Empreendedora.
SUMÁRIO
	1.
	INTRODUÇÃO...........................................................................................................
	08
	2.
	Identidade e Trabalho.................................................................................................. 
	11
	2.1.
	As Pessoas e as Organizações.....................................................................................
	11
	2.2.
	Algumas Concepções Teóricas Sobre Organização, Administração e Gestão Escolar.........................................................................................................................
	
12
	3.
	O LÍDER COMO GESTOR DE PESSOAS...............................................................
	18
	3.1.
	Perfil do Gestor Escolar..............................................................................................
	18
	4.
	EMPREENDEDORISMO COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO ESCOLAR.........
	23
	5.
	CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................
	29
	6.
	REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................
	31
	EQUIPE DE TRABALHO
	1.
	FICHA DE CORREÇÕES E PARECERES 
PRÉ-PROJETO 
	TEMA
	Comentários:
O que você pretende conceber como projeto.
	JUSTIFICATIVAS
	Comentários:
	Justificativa é o porquê do desenvolvimento do trabalho proposto, ou seja, motivação adquirida, referente à escolha do tema.
	OBJETIVOS
	Comentários:
	O trabalho deverá ser escrito baseado em objetivos aos quais pretende-se alcançar. 
1. Objetivo amplo é uma proposta de objetivo mais geral, que esteja correlacionada com o tema escolhido.
2. Objetivos específicos são as ações a serem desenvolvidas no decorrer do trabalho de pesquisa.
	INTRODUÇÃO
	Comentários:
	A introdução é uma forma utilizada para fazer uma ponte entre o tema proposto e os objetivos a serem alcançados.
 Na introdução deverá ser feita uma revisão de literatura, usando artigos científicos já apresentados e publicados, teses, dissertações de mestrado, livros e normas, se necessárias.
Este material é encontrado em sites de pesquisa, portais didáticos (Capes, CNPq) e na Biblioteca.
	METODOLOGIA
	Comentários:
	Nos objetivos específicos foram enumeradas algumas ações a serem desenvolvidas nesta pesquisa. Em metodologia deve-se descrever como pretende desenvolver estas ações.
	CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
	Comentários:
	No cronograma de atividades descrevem-se detalhadamente e organizadamente as etapas as serem cumpridas no projeto proposto, para tornar mais fácil a realização das mesmas. Em seguida deve ser desenvolvido um cronograma de atividades, conforme o (EXEMPLO 1), anexado abaixo.
	REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
	Comentários:
	Descrição da citação de uma referência bibliográfica: 
1. Escrever o sobrenome do autor em letra maiúscula, o restante do nome é representado apenas pela letra inicial em maiúsculo. O tema do trabalho pesquisado é colocado em itálico, completando a referência com o localque foi publicado o trabalho, por exemplo, em congresso, simpósios, seminários, revistas, livros. Se forem dissertações de mestrado ou tese de doutorado, deve ser colocado em qual Universidade adquiriu a obtenção do título, etc..., em seguida coloca-se o número de páginas do trabalho e finalmente o ano de publicação. 
Como exemplo de uma citação bibliográfica, vou colocar a referência da minha tese de doutorado, para você ter uma ideia do modo correto de referenciar um trabalho Científico.
SOUSA, G. R.; Desenvolvimento de um Sistema Fuzzy para detecção de falhas em redutores de velocidade. Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, 120 p., 2009, (Tese de Doutorado).
Maneiras correta da utilização das referências bibliográficas em textos:
 
- No início do parágrafo, usa-se a seguinte expressão “Segundo FULANO (Data, página)”.
- No meio ou no final do parágrafo, usa-se as seguintes expressões como modelo “Fulano (data, página) ou (FULANO, data, página)”. 
- Bibliografia não é necessário usá-la como citação no texto.
	FORMATAÇÃO DO TRABALHO
	Comentários:
	- A formatação para o projeto é a seguinte:
 
Tema, Justificativa, Objetivos (Amplo e Específicos), Introdução, Metodologia, Cronograma de atividades e Referência Bibliográfica.
- Tipo de fonte: Times New Roman ou Arial.
- Tamanho de fonte: 12 ou 11.
- Cor de fonte: preta.
- Espaçamento entre linhas: 1,5.
- Deslocamento 1,25 cm na primeira linha do parágrafo.
- Textos justificados.
- Formatação das páginas, superior 3 cm, inferior 2 cm, esquerda 3 cm e direita 2 cm.
- Espaço simples 1,0: citações longas, notas, referências, legendas, tabelas e outros.
- Espaços duplos: usados antes dos títulos das seções.
- Toda vez que usar um termo que não seja em português, colocá-lo em itálico.
- Os textos de um projeto de pesquisa são redigidos na terceira pessoa.
- Modelo de cronograma (EXEMPLO 1) anexado abaixo.
- Figuras, tabelas, gráficos, quando inseridos no texto terão que serem obrigatoriamente citados no parágrafo anterior a inserção.
- Um trabalho completo é composto de: Capa, folha de rosto, folha de aprovação, dedicatória, agradecimentos, resumo, Lista de figuras, tabelas, abreviaturas e siglas e notações ou símbolos, caso houver e Sumário (Tirando a capa todas estas páginas terão que serem numeras com algarismos árabes (- i -, - ii -, - iii -, - iv -,...) no canto superior direito a 2 cm da borda superior. O restante do trabalho, introdução, desenvolvimento, análise e discussão de resultados, conclusão, referência bibliográfica, anexos, terão que serem numeradas como por exemplo (- 1 -, - 2 -, - 3 -, ....), também no canto superior direito a 2 cm da borda superior.
OBSERVAÇÕES FUNDAMENTAIS
O trabalho de pesquisa deverá responder as quatro perguntas básicas: O que? Por quê? Como? e Onde? 
O que? Significa a escolha do tema do trabalho. 
Por quê? Motivação que conduziu ao desenvolvimento do trabalho proposto, ou seja, o que gera insatisfação e o que é necessário fazer para alcançar a satisfação. Os objetivos específicos são fundamentais para a construção do projeto proposto.
Como? É a descrição de todas as ações propostas na pesquisa. Ou seja, é a metodologia utilizada no desenvolvimento do trabalho, de maneira clara e objetiva.
Onde? São os resultados alcançados através da pesquisa, mais importante ainda são as contribuições esta pesquisa proporcionará para a comunidade, ou seja, melhorias na qualidade de vida.
	COMENTÁRIOS GERAIS
	A finalidade da ficha do Pré-projeto é contribuir o máximo possível com o seu trabalho, preste atenção nos erros ortográficos, sugestões de tema, propostas de objetivos, modo correto de citar e escrever uma referência bibliográfica, pois são fatores primordiais na construção de um projeto satisfatório. 
Outro item importante, nunca repita um trecho que foi mencionado na introdução, em objetivos, metodologia etc..., aliás, procuram não ser repetitivo em suas colocações, um trabalho científico tem que ser claro e objetivo. 
EXEMPLO 1
	Durante o período de vigência do projeto, o profissional deverá desenvolver as atividades abaixo, conforme detalhamento visto na metodologia.
Levantamento Bibliográfico
Revisão bibliográfica sobre Materiais compósitos particulados, vibrações mecânicas e fator de amortecimento.
Confecção dos corpos de prova
Testes para análise das propriedades do material
Testes experimentais de amortecimento de vibração
Análise e discussão dos resultados
Apresentação dos resultados
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
	Etapa / Mês
	Dezembro 2013
	Janeiro 2014
	Fevereiro 2014
	Março 2014
	Abril 2014
	Maio 2014
	- Levantamento Bibliográfico
	
	
	
	
	
	
	- Revisão bibliográfica
	
	
	
	
	
	
	- Confecção dos corpos de prova
	
	
	
	
	
	
	- Testes para análise das propriedades do material
	
	
	
	
	
	
	- Testes experimentais de amortecimento de vibração
	
	
	
	
	
	
	- Análise dos resultados
	
	
	
	
	
	
	- Apresentação dos resultados