Buscar

Apol 1 Análise conjuntural e cenários e Gestão do conhecimento

Prévia do material em texto

Questão 1/5
As organizações são compostas de indivíduos e suas interações recíprocas, conhecimentos, comportamentos, cognições, sentimentos, emoções e culturas funcionais.
Glynn conceituou as inteligências individual e organizacional como funcionalmente similares e baseadas em capacidades de processar informações. Essa similaridade é evidente na definição da autora para esses dois conceitos. 
Fonte da questão: TARAPANOFF, K. (Org.) Aprendizado organizacional. Vol. 1: Fundamentos e abordagens multidisciplinares. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 39-40
Pensando nisso e em como a inteligência organizacional e a inteligência individual se relacionam, analise as afirmativas a seguir:
I. A inteligência individual é a capacidade de uma pessoa para processar, interpretar, codificar, manipular e acessar informações.
II. A inteligência organizacional é um processo de assegurar que as ações convertidas em rotinas ocorram, de maneira a definir as tarefas, mecanismos e ações.
III. A inteligência organizacional é um resultado social que está relacionado à inteligência individual pela agregação, transferência transversal e distribuição.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	a) ( ) I, apenas.
	
	B
	b) ( ) I e II, apenas.
	
	C
	c) ( ) II, apenas.
	
	D
	d) ( ) I e III, apenas. 
Você acertou!
A alternativa D está correta, pois a afirmativa II é uma definição de institucionalização.
A inteligência organizacional é a capacidade de uma organização para processar, interpretar, codificar, manipular e acessar informações de maneira proposital e direcionada a metas, para que a organização possa aumentar seu potencial de adaptação no ambiente em que opera.
	
	E
	e) ( ) III, apenas
Questão 2/5
OS modelos tradicionais , partem do pressuposto de que a abertura comercial promove maior bem-estar e eficiência das economias nacionais na versão estática. Na versão dinâmica, em que é introduzido um equilíbrio dinâmico, a liberalização comercail incentiva ao longo do tempo o crescimento econômico na medida em que melhora a alocação de recursos e ceifa as distorções de mercado. No mundo real, os modelos convencionais chegam a ser questionados dentro do próprio mainstream devido às poucas evidências empíricas encontradas para apoiar a teoria, entretanto existem características que justificam os resultados dos modelos quando aplicados a realidade. Com base nesse contexto analise as afirmações abaixo, classificando-as em V(verdadeiro) ou F(falso) e escolha a alternativa correta.
 
(  ) A tecnologia Endógena está de acordo com os que defendem que o crescimento econômico e o comércio internacional estão ligados a uma relação íntima entre a capacidade do país em difundir o conhecimento tecnológico e a economia de escala.
(  ) A tecnologia Endógena Representa uma forma de obter vantagens comparativas no mercado internacional. Dessa maneira representa um dos motores do crescimento econômico dentro da visão convencional, mas não diz exatamente de onde sai o desenvolvimento tecnológico.
(  ) A poupança  serve para o país aumentar o seu investimento produtivo, considerando o mercado financeiro um mero intermediário entre poupadores e emprestadores, sendo fundamental para aumentar a capacidade produtiva nacional e promover o crescimento econômico.
	
	A
	V,V,V
Você acertou!
De acordo com o livro base a tecnologia Endógena está de acordo com os que defendem que o crescimento econômico e o comércio internacional estão ligados a uma relação íntima entre a capacidade do país em difundir o conhecimento tecnológico e a economia de escala.; a tecnologia Endógena Representa uma forma de obter vantagens comparativas no mercado internacional. Dessa maneira representa um dos motores do crescimento econômico dentro da visão convencional, mas não diz exatamente de onde sai o desenvolvimento tecnológico;  A poupança  serve para o país aumentar o seu investimento produtivo, considerando o mercado financeiro um mero intermediário entre poupadores e emprestadores, sendo fundamental para aumentar a capacidade produtiva nacional e promover o crescimento econômico.
DALLA COSTA, Armando João; SOUZA, Elson Rodrigo. Economia Internacional: teoria e prática, Curitiba: IBPEX, 2010, P.47
	
	B
	V,F,V
	
	C
	F,F,V
	
	D
	F,F,F
Questão 3/5
As diferenças entre as teorias tradicionais de comércio internacional e a teoria de vantagem competitiva das nações podem ser resumidas na forma do tratamento do problema: dinâmico ou estático. As teorias tradicionais tratam de uma realidade muito simplificada, na qual o estoque de fatores e a produtividade são dados e nada se pode fazer a esse respeito. No mundo real, isso não ocorre. Para análise do comércio internacional é importante termos claro alguns conceitos básicos de comércio exterior.  Com base nesse contexto escolha a alternativa, ao modelo de comércio internacional descrito abaixo:
“Consiste no fenômeno de uma empresa poder elevar a sua produção necessitando proporcionalmente de menos insumos. Significa que a empresa pode dobrar a sua produção e necessitar de menos que o dobro de insumos, refletindo em um menor custo e preço final mais baixo.”
	
	A
	Dumping
	
	B
	Economia de escala
Você acertou!
Essa é a alternativa correta.
Dumping – Dumping é um conceito relacionado à estratégia de preço praticado pela organização, onde a empresa pratica um preço no mercado interno e outro no mercado externo. Normalmente os preços cobrados no exterior são menores a fim de destruir a capacidade concorrencial de outros países, constituindo uma prática protecionista.
Economia de escala – Consiste no fenômeno de uma empresa poder elevar a sua produção necessitando proporcionalmente de menos insumos. Significa que a empresa pode dobrar a sua produção e necessitar de menos que o dobro de insumos, refletindo em um menor custo e preço final mais baixo.
Custo marginal – é quando o custo é elevado para produzir mais um unidade de determinado bem, e no, mercado competitivo, as empresas vendem seus produtos onde o custo marginal é igual ao preço.
Comércio interindústrias - (troca de manufaturas por alimentos) reflete as vantagens comparativas, em que o país abundante em capital exportador líquido de manufaturas intensivas em capital e importador líquido de alimentos sendo trabalho intensivo.
DALLA COSTA, Armando João; SOUZA, Elson Rodrigo. Economia Internacional: teoria e prática, Curitiba: IBPEX, 2010, P.27-30
	
	C
	Custo marginal
	
	D
	Comércio interindústrias
Questão 4/5
Uma organização inteligente é uma organização que aprende, tornando-se hábil a criar, adquirir e transferir conhecimento e a modificar seu comportamento para refletir novos conhecimentos e percepções (CHOO, 2012)
Fonte da questão: TARAPANOFF, K. (Org.) Aprendizado organizacional. Vol. 1: Fundamentos e abordagens multidisciplinares. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 35-39
A partir do texto, analise as proposições a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação à organização inteligente.
I. ( ) Organizações são sociedades de mentes humanas. Ações e decisões não são resultados de um processo único e ordenado.
II. ( ) Uma organização é inteligente ao desenvolver a cultura e a estrutura para reunir o conhecimento coletivo.
III. ( ) As causas das possíveis falhas da inteligência organizacional são dificilmente encontradas, sendo consideradas ocultas por gestores. Assim, não atingindo algum tipo de bloqueio e/ou distorção.
IV. ( ) Uma organização inteligente persegue seus objetivos em um ambiente externo em constante mudança, adaptando se comportamento conforme o conhecimento sobre suas conjunturas interna e externa. 
Agora, assinale a sequência correta:
	
	A
	( ) F, V, F, V
	
	B
	( ) V, V, F, V
Você acertou!
A alternativa B está correta porque, segundo Choo, página 36, as causas das falhas em inteligência organizacional, com frequência, podem ser encontradas em doutrinas, estruturas, problemas e processos,provocando distorções e bloqueios.
	
	C
	( ) V, F, F, V
	
	D
	( ) F, V, V, V
	
	E
	 V, V, V, F
Questão 5/5
Assim como a inteligência organizacional nasce da inteligência individual, a aprendizagem organizacional também deve estar profundamente conectada à aprendizagem individual.
Porque
A aprendizagem individual e a organizacional estão dinamicamente ligadas em um ciclo de lações de feed-forward e feedback, onde, em seu modelo, a aprendizagem organizacional ocorre em três níveis: individual, grupal e organizacional.
Fonte da questão: TARAPANOFF, K. (Org.) Aprendizado organizacional. Vol. 1: Fundamentos e abordagens multidisciplinares. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 40-41
A respeito dessas assertivas, assinale a alternativa correta.
	
	A
	a) ( ) As assertivas I e II são excludentes.
	
	B
	b) ( ) As assertivas I e II são falsas.
	
	C
	c) ( ) As duas assertivas são verdadeiras e a segunda assertiva justifica e complementa a primeira. 
Você acertou!
A alternativa C está correta, pois as duas assertivas são verdadeiras e complementares. A segunda assertiva, além de justificar, complementa a ideia apresentada na primeira assertiva, de acordo com os princípios apresentados por Choo sobre a maneira que a aprendizagem individual se relaciona à aprendizagem organizacional.
	
	D
	d) ( ) A assertiva I é uma proposição verdadeira e a II é falsa. 
	
	E
	e) ( ) A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.

Continue navegando