Buscar

ISOLAMENTO ABSOLUTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

JACKSON S. TELES
CLINICA INTEGRADA 1
ISOLAMENTO DO CAMPO OPERATÓRIO
·	O isolamento do campo operatório pode ser absolutou ou relativo
·	Podem ser utilizado medicamentos que diminuem o fluxo salivar, aumento a eficiencia do isolamento
ISOLAMENTO ABSOLUTO
·	Lençol de borracha: É feito de latéx natural, geralmente de cor azul, pode ser encontrado em forma de rolo ou ja cortado de forma retangular, pronto para o uso.
·	Porta-dique de borracha: Mantém o lençol de borracha em posição, sob tensão. O mais utilizado é o Arco de Young (metálico, em formato de U). Existem outros tipos de fixar o lençol de borracha, como o Arco de Ostby (feito de plástico, prende o lençol de borracha por todos os lados.)
·	Perfurador de Ainsworth: Serve para perfurar o lençol de borracha na região correspondente aos dentes que serão isolados (os dentes são marcados com pequenos pontos feitos com uma caneta hidrográfica). Possui furos com diferentes tamanhos que correspondem aos diferentes grupos dentários.
·	Grampos: Mantém o lençol de borracha em posição estavél junto aos dentes. São divididos por numerações e grupos dentários. 200 a 205 para molares, 206 a 209 para pré-molares, 210 a 211 para dentes anteriores. Existem outros tipos de grampos, chamados de grampos especiais.
·	Pinça Palmer: Levam o grampo ao dente, não se soltam facilmente do grampo.
	O isolamento absoluto deve incluir o maior número de dentes possível. Como regra geral, o dique deve incluir no mínimo dois dentes para distal daquele que vai ser tratado (desde que o caso permita), o dente a ser tratado, até o canino do hemi-arco do lado oposto. No caso de dentes anteriores, deve-se isolar do pré-molar de um hemiarco ao pré-molar do hemiarco oposto.
 	O uso de lubrificantes hidrossoluvéis tem sido recomendado para facilitar a passagem do dente pelo orifício. 
	Quando a invaginação da borracha no sulco gengival for dificil pode-se recorrer ao uso de amarrias. A confecção de "stops" com um pequeno pedaço do lençol de borracha pode ser feita para evitar a utilização de 2 grampos e assim diminuir o desconforto do paciente, o uso dos "stop" não substitui o uso dos grampos.
	Para a retirada do lençol de borracha deve-se estirar a borracaha do lado vestibular e cortar com uma tesoura para ouro nas porçoes interdentais. A sequência para retirada do isolamento absoluto é REMOÇÃO DO GRAMPO> REMOÇÃO DAS AMARRIAS> REMOÇÃO DO PORTA-DIQUE DE BORRACHA> LENÇOL DE BORRACHA
VANTAGENS
·	Mantem o campo operatório limpo e seco
·	Melhora acesso e visibilidade
·	Aumenta as propriedades dos materiais
·	Proteção do paciente e operador
·	Eficiência operatória (aumento da produtividade)
·	Redução da contaminação
DESVANTAGENS
·	Tempo gasto: esta desvantagem pode ser eliminada com o simples uso como rotina. Demoraria de 3 a 5 minutos que é praticamente o tempo necessário para a anestesia produzir efeito
·	Dificuldade de aplicação em determinados casos: dentes pouco erupcionados, alguns terceiros molares e dentes mal-posicionados
·	Dor e desconforto ao paciente
·	Intolerância por pacientes asmáticos ou pacientes alérgicos ao material da borracha

Continue navegando