Buscar

APOL 2 ADMINISTRAÇÃO ESTRATEGICA E ANALISE ECONOMICA

Prévia do material em texto

APOL 2 
ADMINISTRAÇÃO ESTRATEGICA E ANALISE ECONOMICA
RESPOSTAS 
1/5 = B
2/5 = A
3/5 = C
4/5 = C
5/5 = D
Questão 1/5
A Polícia Federal (PF) desarticulou uma organização responsável pela distribuição e revenda de combustíveis no Distrito Federal e cidades do entorno, que pode ter causado prejuízos de cerca de R$ 1 bilhão por ano. De acordo com as investigações, as principais redes de postos combinavam preços, determinando os valores a serem cobrados do consumidor e as redes menores eram comunicadas pelos coordenadores regionais da organização. Uma das principais estratégias das redes de postos envolvidas no esquema, era tornar o etanol um combustível economicamente inviável para o consumidor, mantendo o valor do combustível vegetal sempre superior a 70% do preço da gasolina, mesmo durante a safra de cana-de-açúcar. Com isso, os consumidores eram forçados a adquirir gasolina, o que facilitava o controle de preços e evitava a entrada de etanol a preços competitivos no mercado.
Fonte:<http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/pf-desarticula-cartel-de-postos-de-combustiveis-no-df> Acesso em 12 abr. 2016 (adaptada)
 
A partir do texto acima, identifique o nome desta prática de mercado, o tipo de acordo formado entre eles e a denominação deste grupo:
	
	A
	concorrência perfeita, monopólio e oligopólio.
	
	B
	conluio, definição conjunta de preços e cartel
A letra “b” está correta porque o acordo entre as empresas é o conluio, o acordo que fazem, na maioria das vezes é sobre o preço, e o grupo de empresas que fazem esse acordo é chamado de cartel.
Nas opções “a”, “c”, “d” e “e” citam estruturas de mercados como concorrência perfeita, monopólio e oligopólio que não é o que está perguntando na questão, embora, são as nomenclaturas corretas desses tipos de estrutura de mercado. E, na letra “c” o poder de mercado é justamente o que beneficia as empresas do cartel por possuírem o poder de definir os preços, evitando a concorrência no mercado. Porém, não é o que está sendo solicitado na questão.
	
	C
	poder de mercado, definição conjunta de preços e concorrência perfeita.
	
	D
	definição conjunta de preços, monopólio e conluio.
	
	E
	cartel, conluio e monopólio.
Questão 2/5
O processo estratégico é contínuo e nunca terá fim. No entanto, a estratégia é composta por partes que seguem um encadeamento lógico de etapas. Assim, qual das seguintes alternativas engloba partes integrantes do processo de gestão de elaboração e execução da estratégia?
	
	A
	o desenvolvimento de uma visão estratégica, definição de objetivos e elaborar uma estratégia.
Você acertou!
 As organizações são sistemas de interpretação que coletam informações do ambiente, interpretam tal informação e incorporam uma opinião compartilhada nivelada (Capítulo 5).
	
	B
	o desenvolvimento de um modelo de negócio comprovado, decidir sobre equipe de gestão de topo da empresa e elaborar uma estratégia.
	
	C
	a definição de objetivos, o desenvolvimento de um modelo de negócio, a elaboração de uma estratégia e decidir o quanto de recursos da empresa para empregar na busca de vantagem competitiva sustentável.
	
	D
	chegando-se com uma declaração da missão da empresa e comunicá-la a todos os funcionários, a definição de objetivos, a seleção de um modelo de negócio, e acompanhar a evolução e iniciar ajustes corretivos para o modelo de negócio quando necessário.
	
	E
	decidir sobre conselho de administração da empresa, definição de objetivos financeiros, a elaboração de uma estratégia e escolher o negócio abordagens e práticas operacionais para empregar.
Questão 3/5
O processo estratégico é contínuo e nunca terá fim. No entanto, a estratégia é composta por partes que seguem um encadeamento lógico de etapas. Nesse sentido, marque a alternativa que trata da formação do processo de gestão estratégica:
	
	A
	visão de gestão estratégica, objetivos estratégicos e financeiros e estratégia.
	
	B
	decisões tomadas pela compensação e de auditoria comissões do conselho de administração.
	
	C
	fatores externos, como condições econômicas e competitivas da indústria e fatores internos, tais como a recolha de recursos e capacidades da empresa.
No processo estratégico a interpretação da informação está associada aos responsáveis pelas decisões do nível do topo, mas fazer com que todos os níveis da organização estejam envolvidos em incorporar a informação externa em suas estruturas cognitivas coletivas (Capítulo 5).
	
	D
	proposta de geração de valor pela empresa ao cliente e o lucro.
	
	E
	ações para fortalecer capacidades competitivas e corrigirem falhas, ações para fortalecer a posição de mercado e a competitividade através da aquisição ou fusão com outras empresas, e as ações para entrar em novos mercados geográficos ou de produto.
Questão 4/5
Dadas estruturas de concorrência, assinale a alternativa correta que caracteriza uma empresa oligopolista:
	
	A
	Possuem baixos recursos disponíveis para pesquisa e desenvolvimento.
	
	B
	Embora possuam muitos vendedores, apenas poucos compradores participam do mercado.
	
	C
	São identificadas na nossa economia, por possuírem algum tipo de órgão independente regulador ou fiscalizador do mercado.
Empresas oligopolistas são muito conhecidas no nosso mercado pela existência de um órgão regulador ou fiscalizador da atividade, como Anatel, Bacen, ANS, entre outros. Possuem muitos recursos para pesquisa e desenvolvimento, poucos vendedores e muitos compradores e não dominam o mercado, embora almejem isso ou até tentem com práticas ilícitas como o cartel.
	
	D
	Dominam o mercado em que atuam, controlando produção e preços.
	
	E
	Não possuem recursos para pesquisa e desenvolvimento.
Questão 5/5
Em muitos setores, os produtos são diferenciados entre si. Os consumidores enxergam a marca de cada empresa como algo distinto, diferenciando-se das outras marcas. A marca x de creme dental é considerada melhor que as marcas y, z e t para um grupo de consumidor, devido às características como aroma, consistência e reputação. Esta imagem da marca x melhor que a marca y para este grupo de consumidores se deve a relativa eficácia do creme dental x na prevenção de cáries e, portanto, alguns consumidores estariam dispostos a pagar mais por este produto.
Fonte: PINDYCK, R. S.; RUBINFELD, D. L. Microeconomia. São Paulo, Editora Prentice Hall, 5ª ed., 2002, 711 p. (adaptado, pg. 422)
 
O texto acima caracteriza um tipo específico de estrutura de mercado. De acordo com as características das estruturas dos diferentes mercados, o tipo citado no texto se refere a:
	
	A
	Monopólio – porque a marca x é a única marca consumida pelos consumidores.
	
	B
	Concorrência perfeita – porque há poucas empresas de pasta de dente como a x, y, z e t, além de todas ofertarem produtos diferenciados.
	
	C
	Oligopólio – porque há diferenciação de produtos e há apenas uma única empresa no mercado de pasta de dente.
	
	D
	Concorrência monopolística – porque há várias empresas que vendem produtos diferenciados
Você acertou!
Apenas a afirmativa d está correta porque é a definição de concorrência monopolística.
As demais alternativas são incorretas. Em “a”, não existe apenas uma empresa no texto base e, portanto, não se caracteriza um monopólio. Em “b” a definição de concorrência perfeita é justamente o contrário do escrito nesta alternativa, pois há muitas empresas e produtos homogêneos.
Em “c”, a caracterização de um oligopólio é justamente o contrário do que foi escrito nesta alternativa, não é apenas uma empresa, esta definição é de um monopólio. E, por fim, a letra “e” está toda equivocada uma vez que no monopsônio há poucos compradores e, no caso do texto base, as empresas x, y, z e t são todas ofertantes de pasta de dente.
	
	E
	Monopsônio – porque há vários compradores de pasta de dente e, portanto, as empresas y, z e t apenas compram da empresa x.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes