Buscar

simuladoosss

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/2
Considere o trecho do Artigo 208, inciso III, da Constituição Brasileira de 1988, relativo à Educação:
"O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino". 
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Brasília: Senado, 2006. p. 34.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Fundamentos para educação especial, embora haja uma variação de terminologias em relação à denominação dos serviços prestados à Educação Especial e ao Atendimento Educacional Especializado nos documentos legais (CF 1988; ECA 1990; LDBEN 1996; DCNS 2001; PNEEEI 2009), em todos eles há a mesma diretriz à palavra preferencialmente, qual seja:
	
	A
	a palavra preferencialmente indica obrigatoriedade.
	
	B
	a palavra preferencialmente indica dar prioridade e não obrigatoriedade, ao atendimento especializado no contexto comum.
	
	C
	a palavra preferencialmente indica oferecer atendimento especializado.
	
	D
	a palavra preferencialmente indica ofertar atendimento especializado no contexto comum sem obrigatoriedade.
	
	E
	a palavra preferencialmente indica reforçar o paradigma dominante: deficiência – educação especial.
Questão 2/2
Leia o fragmento a seguir:
 
“O Brasil foi um dos primeiros países da América Latina a reproduzir, em sua legislação, os princípios da educação inclusiva e a produzir documentos para nortear a prática nacional da educação de pessoas com deficiência no sistema regular de ensino”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: ARANHA, M. S. F. Educação inclusiva: transformação social ou retórica? p.37-60. In: OMOTE, S. (Org.). Inclusão: intenção e realidade. Marília: Fundepe, 2004.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos abordados no livro-base Fundamentos para educação especial, analise as afirmativas a seguir que contemplem a evolução da educação especial na LDBEN:
 
I. Na lei 4.024 de 20 de dezembro de 1961, a educação de excepcionais deve enquadrar-se no sistema geral de educação a fim de integrá-los na comunidade.
II. Na Lei 5.692 de 11 de agosto de 1971, os alunos que apresentarem deficiências físicas ou mentais, os que se encontrarem em atraso considerável quanto à idade regular de matrícula e os superdotados deverão receber tratamento especial, de acordo com as normas fixadas pelos competentes Conselhos de Educação.
III. Na Lei 9394 de 20 de dezembro de 1996, entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.
IV. Na Lei 5.692 de 11 de agosto de 1971, a oferta da educação especial deve ser constitucional do Estado; tem início na faixa etária de zero a seis anos, durante a educação infantil.
São corretas as alternativas:
	
	A
	Afirmativas I, II, IV apenas.
	
	B
	Afirmativas I e II apenas.
	
	C
	Afirmativas I, II, III apenas.
	
	D
	Afirmativas I e IV apenas
	
	E
	Afirmativas II, III e IV apenas

Outros materiais