Buscar

7ª SEMANA 1ª ACQF MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Segue um trecho do artigo técnico TÉCNICA DE EXECUÇÃO EM ASSENTAMENTO DE PISOS CERÂMICOS INTERNOS. (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul).
No processo construtivo ou reforma de um apartamento ou casa, engenheiros, arquitetos e assentadores esquecem que o revestimento é um dos itens fundamentais e acabam escolhendo o piso apenas pela estética ou executando de forma incorreta os procedimentos de assentamento, sem conformidade com as normas técnicas: NBR 13753/1996: revestimento de piso interno ou externo com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante -  Procedimento; NBR 14081/1998: Argamassa colante industrializada para assentamento de placas de cerâmica - Especificação. Tais falhas, que podem ir desde a escolha do material a ser utilizado até a limpeza geral da obra, podem comprometer a durabilidade dos pisos cerâmicos, o que gera transtornos e insatisfação de proprietários. Conforme o texto, os engenheiros e demais profissionais da construção civil devem seguir cuidados na hora do assentamento dos revestimentos cerâmicos. Assim considere as afirmações.
I)          O contra piso deve estar totalmente curado, limpo, nivelado, desempenado e, se necessário impermeabilizado.
II)         O tardoz (lado inferior) da peça cerâmica deve estar com no mínimo 90 % (por cento) da sua área preenchido com argamassa.
III)        Peças cerâmicas, pisos, azulejos ou porcelanatos que tenham acima de 900 centímetros quadrados de área devem obrigatoriamente ser aplicadas com a técnica chamada de dupla colagem.
IV)       A falta de argamassa colando as peças ao contrapiso podem gerar transtornos aos clientes, pois é uma situação em que as peças podem trincar com o passar do tempo.
V)        Quando o rejunte é mal aplicado, mal especificado, usados incorretamente, vários problemas podem ocorrer: corrosão química; elevada porosidade superficial, provocando infiltrações lentas; baixa resistência mecânica, ficando muito friável quando raspado com ferramenta pontiaguda. Devido à infiltração de produtos potencialmente agressivos e água, pode ocorrer deterioração (corrosão) da argamassa de assentamento e manchas de umidade em alguns revestimentos. Ausência de rejunte, falhas e trincas também são causas de manchas de umidade, já que são pontos passíveis de infiltração de água.
 
Quanto às afirmações acima:
	
	
	Apenas a afirmação III está correta;
	
	
	Apenas a afirmação IV está correta;
	
	
	Todas as afirmações estão corretas.
	
	
	As afirmações I e V estão corretas;
	
	
	Apenas a afirmação II está correta;

Outros materiais