Buscar

Sociedade Internacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sociedade Internacional
A Escola Inglesa é o meio termo entre a discussão da teoria realista e da teoria liberal, uma tentativa de mesclar os valores de ambas teorias que se confrontaram no primeiro debate, do qual a teoria realista saiu como vencedora. Uma tentativa de conseguir uma nova visão sobre relações internacionais tomando por base essas duas perspectivas, porém agregando um novo componente, e com a diferença metodológica, tendo uma visão histórica, que vai na contramão das construções teóricas dessa época, que tentam encorporar o segundo debate, que foi o debate metodológico, tentando impor status de científico aos estudos das RI. O ponto de partida da Escola Inglesa é que as relações internacionais derivam das relações humanas, em última medida relações internacionais, política internacional é feita por seres humanos, que possuem visão de mundo, estão carregados de valores e constroem uma subjetividade, fazendo com que se enxergue o mundo de uma maneira determinada. Por isso, a escola inglesa tenta possuir este meio termo entre as teorias, sendo a sociedade um termo importante para os Liberais, a Escola Inglesa entende que temos uma sociedade de Estados Soberanos. E o Estado sendo o ator Central dos Realistas. Está é a junção de 2 pontos das teorias.
A principal característica das ri na visão realista é a anarquia, e a Escola Inglesa entende e aceita este conceito que existe anarquia no Sistema Internacional, porém não concordam que necessariamente seja uma anarquia caótica, sendo assim entra o componente na visão dos liberais, que entendem que há,apesar da anarquia, um ordenamento jurídico, de normas e valores que regem as relações internacionais. A Escola Inglesa está no âmbito tradicionalista, portanto para estudar às relações internacionais, a política Internacional, é necessário a compreensão, e essa é a característica tradicionalista, dos agentes e sujeitos das Relações Internacionais. A principal diferença entre a corrente realista, é que a anarquia não é simplesmente um dado natural, e sim que ela foi construída em um determinado momento, baseado em algum valor, diferenciando as ações dos agentes naquele momento. 
Os principais conceitos da Escola Inglesa envolvem relações humanas, os Estados, Sociedade anárquica, sistema estatal e Socidade de Estados. Esses componentes em alguma estância retomaram valores liberais ou realistas, porém sem o radicalismo de antes.
Os valores básicos  desta perspectiva teórica, é a ordem e a justiça, conceitos centrais da Escola Inglesa. A Soberania Estatal, pois se o Estado é considerado ator central, obviamente a soberania é uma característica central, um princípio. 
Os dois principais autores desta corrente é o Wight e o Bull.
O Wight vai dizer que se ele parte do pressuposto de que as relações internacionais devem ser sempre analisadas a partir de um momento histórico, entendem portanto de quê não existe uma explicação certa ou errada sobre relações internacionais e política internacional, o que existem são pontos de vistas a partir de determinados valores. O ponto de partida é o sujeito, cada um tem uma subjetividade específica, por isso então que ele entende de que as RI vão se constituir a partir de 3 idéias fundantes: o realismo (Maquiavel), o racionalismo (Groth) e o revolucionismo (Kant). São os 3 R's, interpretações normativas das RI, nada mais que a síntese, a junção da Escola Inglesa. 
Bull afirma que existem 3 justiças na política mundial: a justiça Internacional ou inter estatal, que envolvem o valor de quê todos os Estados têm condição jurídica; a justiça humana ou individual, que têm relação com os direitos humanos; e por último a justiça mundial ou cosmopolita, de que existe algo que é certo para o mundo inteiro, que portanto os Estados irão partilhar isso como valores, por exemplo a paz.

Outros materiais