Buscar

resumo SISTEMA GENITAL FEMININO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SISTEMA GENITAL FEMININO
1) GÔNADAS: OVÁRIOS 
- Revestido por um epitélio de revestimento (mesotélio) que varia de pavimentoso a simples a cubico, abaixo há uma camada de tecido conjuntivo denso, ou cápsula (Túnica albugínea- confere a cor esbranquiça a ao órgão).
- Função: gametogênese, esteroidogênese (estrógeno e progesterona), desenvolvimento de características sexuais secundárias e crescimento de órgãos reprodutivos.
- Dividida em: CORTEX-> estroma rico em células (células responsivas a hormônios) + tecido conjuntivo, no qual há os folículos ovarianos em vários estágios.
MEDULA-> ausência de folículos, há tecido conjuntivo e uma extensa área vascularizada e inervada.
- FOLICULOGÊNESE: células germinativas que compõe o saco vitelino, migram para as regiões que vão dá origem as gônadas e são denominadas ovogônios. Estas entram na MEIOSE 1 (3 a 4 meses) e dão origem aos ovócitos I que ficam estacionados em prófase I até a puberdade. Essas células são rodeadas por um conjunto de células do tecido conjuntivo que tomam características epiteliais, as células foliculares, originando os FOLICULOS PRIMORDIAS.
FOLICULO PRIMÁRIO: pode ter apenas uma camada de células foliculares-> unilaminar. Ou, a medida que o folículo vai crescendo e as células da granulosas vão se proliferando passam a ter várias camadas-> multilaminar. O ovócito e as células da granulosa começam a secretar um conjunto de glicoproteínas que formará a ZONA PELÚCIDA. As células do estroma começam a se organizar e formam as células da TECA.
O ovócito continua a crescer e as células da granulosa começam a secretar um líquido entre elas, daí surgem cavidades entre elas, dando origem a uma grande cavidade, o ANTRO, formando assim, o FOLICULO SECUDÁRIO ou ANTRAL. Este evolui para FOLICULO TERCIÁRIO, MADURO ou de Graaf. A única diferença entre eles é o tamanho, no qual o Folículo 3º é muito maior.
- Estrutura dos Folículos ovarianos:
PRIMORDIAIS: pequenos, células foliculares achatadas, localizados perto da capsula.
PRIMÁRIOS: unilaminar-> 1 camada de células da granulosa e multilaminar-> várias camadas de células da granulosa e contém a zona pelúcida, uma lâmina vermelha entre o citoplasma e a camada de células da granulosa.
SECUNDÁRIOS: começa a surgir cavidades, formando o antro. Esse líquido contem ácido hialurônico, hormônios, proteínas.
Células da granulosa vão originar o ACÚMULO OÓFORO-> células onde o ovócito está preso na parede do folículo, COROA RADIATA-> ao redor da z. pelúcida. E a PAREDE DO FOLICULO.
TECA EXTERNA e TECA INTERNA: derivadas do estroma conjuntivo, contém várias gotículas lipídicas. Liberam androstenediona que se dirigem até as células da camada granulosa. Estas células sob estimulação do FSH produzem a proteína AROMATAZE que converte androstenediona em estrógeno.
ATRESIA FOLICULAR: As células da granulosa morrem, o ovócito morre e é invadido por macrófagos que fagocitam os restos celulares, após isso, a região é ocupada por fibroblastos que secretam colágeno, formando pequenas cicatrizes-> FOLICULO ATRÉSICO.
- OVULAÇÃO:
Células da granulosa responsáveis por elevar os níveis de estrógeno, este por sua vez, promove o pico de LH, daí ocorre uma série de eventos que resultam no edema ovariano:
Liberação local de prostaglandinas, histamina, vasopressina e colagenase, células da granulosa se soltam, há degradação do colágeno da túnica albugínea, isquemia local e morte celular. Com isso, há enfraquecimento da parede folicular, a pressão do fluido folicular aumentada e contração de células musculares lisas, que levam a ruptura do folículo-> OVULAÇÃO.
Um pouco antes da ovulação, termina a meiose I e o ovócito II fica parado em METÁFASE II, até que ocorra a fecundação.
Com o enfraquecimento da parede do folículo, esta cai para dentro do folículo, e há a formação do CORPO LÚTEO, formado por:
+ Células da granulosa: aumentam de tamanho; 80% do parênquima-> Células granulosa-luteínicas. 
+ Células da teca interna: são menores -> Células teca-luteínicas.
Em aproximadamente 12 dias, as células do corpo lúteo entram em processo de morte, é invadido por fibroblastos e originam o CORPO BRANCO ou ALBICANS. A queda de progesterona e estrógeno causa descamação uterina e aumento de FSH para a formação de novos folículos.
Caso haja fecundação, as células trofoblásticas secretam HCG (ação semelhante ao LH) que mantem o corpo lúteo, este secreta progesterona que leva a manutenção do endométrio.
2) TUBAS UTERINAS	
- Formada por: Infundíbulo, Ampola, Istmo e Porção Intramural.
- Função: captação do ovócito, fecundação e transporte e manutenção do zigoto.
- Órgão oco constituído de: 
CAMADA MUCOSA-> epitélio de revestimento simples prismático, com células ciliadas e não ciliadas (secretoras) + lamina própria. Forma pregas, mais evidentes na ampola e infundíbulo. Os cílios batem no sentido infundíbulo-útero e movem uma película de muco que banha esses cílios. Esse muco tem função nutritiva e protetora para os ovócitos e promovem a capacitação dos espermatozoides.
MUSCULAR-> interna circular e externa longitudinal, função principal é o movimento, estimulando a curvatura da tuba uterina, aproximando a porção final da tuba para captar o ovócito: captação do ovócito e transporte do zigoto até a cavidade uterina.
SEROSA
3) ÚTERO
- corpo, fundo e cérvice ou colo.
- Função: implantação e desenvolvimento do embrião.
- Constituído de: 
ENDOMÉTRIO-> epitélio simples prismático com células ciliadas e secretoras. Contém as glândulas uterinas, onde predomina de céls secretoras e lamina própria, estroma endometrial, predomina colágeno III. Possui uma camada basal (porção inicial das glândulas- regenera após a menstruarão) e uma camada funcional (perdida na menstruação).
É irrigado por um conjunto de artérias: Aa arqueadas que chegam no miométrio e emitem ramos para o endométrio, deste sai a A. Reta e esta dá origem a A. Espiralada, que irriga a camada funcional do endométrio.
Sofre influência do ciclo menstrual:
Fase menstrual: queda de progesterona-> descamação. 
Fase Proliferativa: (aumento de estrógeno) reconstrução da parede endometrial, glândulas pequenas, aspecto retilíneo, luz estreita e sem secreção. 
Fase secretora: (aumento de progesterona) estimula o desenvolvimento das glândulas, que ficam mais tortuosas, dilatadas e com secreção em seu interior.
Endométrio gravídico: Células trofoblásticas secretam HCG-> estimula o corpo lúteo-> secreção de progesterona-> manutenção do endométrio em fase secretória.
MIOMÉTRIO-> intermediária. Sofre hipertrofia e hiperplasia durante gravidez. Aumentam a secreção de proteínas, ex: colágeno.
PERIMÉTRIO-> camada mais externa.
- CÉRVICE: 
Endocérvice-> Ep de revestimento simples prismático + glândulas mucosas cervicais. 
Muco cervical: -Fase estrogênica: mais fluido, favorece a passagem de spz. 
-Fase progesterônica/gravidez: mais viscoso, formando um tampão protetor que impede a passagem de novos spz.
Ectocérvice-> Ep de revestimento estratificado pavimentoso ou Epitélio Escamoso.
Junção escamo-colunar: transição entre endocérvice e ectocérvice. 
- Metaplasia-> epitélio simples prismático se transforma em ep. estratificado pavimentoso e obstrui os ductos da glândula, criando cistos de Naboth.
- Pode ocorrer também reepitelização, no qual o ep escamoso prolifera e estabelece uma 2ª junção e desloca a junção para cima.
4) VAGINA
- Formada por: CAMADA MUCOSA: Ep de revestimento estratificado pavimentoso + lâmina própria. Produção de glicogênio e descamação (hormônios sexuais) que funciona como um meio de cultura para "flora” bacteriana -> produz ácido láctico -> pH baixo -> proteção.
MUSCULAR: predomínio da camada longitudinal externa.
ADVENTÍCIA: externa, tec. Conj.

Outros materiais