Buscar

AV » GESTÃO DE PROCESSOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0570_AV_ » GESTÃO DE PROCESSOS
Tipo de Avaliação: AV
Aluno: -----
Professor: ADRIANO JOSE GARCIA Turma: 9005/AE
Nota da Prova: 7,0  Nota de Partic.: 1 Av. Parcial 2 Data: 11/06/2016 14:07:12
1a Questão (Ref.: 201504921498) Pontos: 1,0 / 1,0
Toda organização possui processos que são executados por pessoas que seguem padrões e utilizam equipamentos visando resultados específicos. Qual a importância de estabelecer padrões para a execução das atividades das pessoas? 
Resposta: Os padroes são importantes pois melhoram o resultado das operações principalmente as que são previsivelmentes repetitivas.
Gabarito: Os alunos devem argumentar que padrões são importantes pois melhoram a repetibilidade e confiabilidade dos resultados das operações. 
2a Questão (Ref.: 201504708937) Pontos: 1,0 / 1,0
Um processo pode ser dividido em uma família de causas: insumos, equipamentos, informações do processo ou medidas, condições ambientais, pessoas e métodos ou procedimentos.(6 M). Vamos considerar uma empresa: a lavanderia que tem um efeito(serviço prestado): roupa lavada, seca e passada. O processo "lavanderia" é divisivel em outros processos menores, que formam o fluxos do serviço, exemplos de processos da "lavanderia": processo de recebimento da roupa suja, processo de lavagem, processo de secagem,processo de passagem, e processo de entrega da roupa lavada, seca e passada. 
1. Agrupar os processos da lavanderia pela família de causas apresentada acima. Insumos: Água, Energia Elétrica, Cabides, Sabão em pó, Sabão líquido, Amaciante, plásticos. Pessoas: Produtividade, condições Físicas( desconforto, doenças) Condição Emocional (motivação), Treinamento. Condições Ambientais: Limpeza, Umidade, Iluminação, Temperatura. Equipamentos:Secadoras, Máquinas de lavar(filtros), Mesas de passar. Métodos(procedimentos) Limpeza dos equipamentos, controle de secagem, Controle da água(temperatura, nível) Adição de Sabão, Operação da Mesa de passar. Medidas(informações do processo): Temperatura(mesa de passarlavagem,secagem. Baseado nas informações tivemos como resultado indesejável de um trabalhpo(problema ) Elevado número de reclamações. Definir as prováveis causas da insatisfação do cliente. Insumos: qualidade do sabão em pó, Pessoas: Condição Emocional (motivação), Treinamento. Condições Ambientais: Limpeza, Umidade, Iluminação, Temperatura. Equipamentos: Secadoras, Máquinas de lavar(filtros), Métodos(procedimentos) Limpeza dos equipamentos, controle de secagem, Controle da água(temperatura, nível) Adição de Sabão, Operação da Mesa de passar. Medidas(informações do processo): Temperatura(mesa de passar, lavagem, secagem).
 Quais são as características de qualidade para o cliente que serão preciso mensurar? 
Resposta: Processo de recebimento da roupa suja, separação da roupa por cor e por tipo de tecido; processo de lavagem; processo de scagem; processo de passagem e proicesso de entrega da roupa lavada.
Gabarito: Os controles deverão ser a partir das características mensuráveis, que medem a qualidade íntrinseca do serviço prestados: Número de roupas danificadas, o custo da roupa lavada, o número de entregas atrasadas. 
Page 1 of 4BDQ Prova
23/06/2016file:///E:/Downloads%20Navegadores/Estácio4_files/entrada_frame.html
3a Questão (Ref.: 201505276617) Pontos: 1,0 / 1,0
É o conjunto integrado de insumos, infraestruturas, regras e transformações, que adiciona valor às pessoas que fazem uso dos produtos e/ou serviços gerados: 
diretriz organizacional.
missão.
processo.
estratégia.
política empresarial.
4a Questão (Ref.: 201505301168) Pontos: 1,0 / 1,0
A Gestão por Processos diferencia as organizações desde sua estrutura até os projetos que geram seus resultados. Observe as opções apresentadas e assinale a que NÃO representa a visão da organização por processos.
Objetivo - prevenção do custo 
Orientação - processo
Relacionamento - hierarquia
Foco - cliente
Estilo - participativo
5a Questão (Ref.: 201504737405) Pontos: 1,0 / 1,0
A evolução da gestão no mundo globalizado tem tornado a gestão de processos como um requisito relevante as grandes mudanças do mundo organizacional moderno, por: 
Ajudar a dificultar o controle, a eficiência, a liderança e o controle das normas e regras desenvolvidas na organização;
Ajudar a facilitar a burocracia, a padronização, a centralização das decisões e o desenvolvimento de regras e normas na organização;
Ajudar a facilitar controle das pessoas, a padronização, a qualidade e o desenvolvimento de regras de conduta pessoal.
Ajudar a facilitar o planejamento, a produção de regras e normas, a liderança e o controle de todas as pesssoas;
Ajudar e facilitar o planejamento, a organização, a liderança e o controle de tudo o que é feito na organização;
6a Questão (Ref.: 201504951782) Pontos: 0,0 / 1,0
Sobre a visão de modelagem dos processos podemos afirmar que: I - Precisamos analisar o processo pela ótica de quem o criou, a fim de evitar a criação de expectativas. II - Ao modelarmos um processo precisamos manter nossa preocupação em terminar as tarefas o mais rápido possível. III - Temos que buscar uma disciplina maior, uma visão mais objetiva de padronização, consistência e segurança, cuja base seja mais científica.
Somente a II está correta
Somente a I está correta
I e II estão corretas
I e III estão corretas
Somente a III está correta
Page 2 of 4BDQ Prova
23/06/2016file:///E:/Downloads%20Navegadores/Estácio4_files/entrada_frame.html
7a Questão (Ref.: 201504753432) Pontos: 0,5 / 0,5
Segundo autores que trabalham a modelagem de processos, o Modelo SIPOC consiste em descrever os elementos do processo da seguinte forma: Marque a opção adequada.
Fornecedores; entradas; saídas; indicadores de desempenho; clientes do processo
Fornecedores; insumos; indicadores de desempenho
Entrada; processamento e saída
Insumos de Entrada; processamento e saída
Entrada; processamento; saída e feedback
8a Questão (Ref.: 201505285902) Pontos: 0,5 / 0,5
Os docentes da universidade Alfa tem reclamado que a rotina de Solicitação de Material de Audiovisual não está funcionando a contento, pois são surpreendidos pela não colocação do equipamento (retroprojetor, data show e TV/vídeo) em sala de aula. A não colocação do equipamento prejudica todo o planejamento de aula feito pelo professor. Você, na função de Analista de Processos, foi designado para levantar a rotina: 
- O Professor emite o formulário "Solicitação de Material de Audiovisual" em duas vias e encaminha as mesmas à Coordenação de Professores;
 - A Coordenação de Professores confere o preenchimento do formulário, e se estiver correto o seu preenchimento, data e assina as duas vias. A primeira via é encaminhada ao setor audiovisual, e a segunda é devolvida ao professor; 
- O setor de audiovisual preenche o mapa de controle de material de audiovisual (que está arquivado temporariamente), e arquiva temporariamente o formulário de solicitação. Quando do envio do material de audiovisual, desarquiva o formulário de solicitação e preenche o número de série dos equipamentos, colocando em seguida o material na sala do professor. 
Na análise da rotina, você identificou que a mesma apresenta uma falha, e propôs como solução: 
O setor de Audiovisual deverá verificar a disponibilidade de equipamento, antes de efetuar o registro no mapa de controle;
Restringir o uso de equipamento de audiovisual, cada professor só poderá fazer reserva uma vez por semana. 
Emitir o formulário de "Solicitação de Material de Audiovisual" em 3 vias, ficando a 3ª via na coordenação de Professores;
Contratar mais um funcionário para o setor de Audiovisual;
Treinamento para todos os funcionários do setor de Audiovisual;
9a Questão (Ref.: 201504737777) Pontos: 0,5 / 0,5
A Análise e Modelagem de processos sugere algumas ações a serem tomadas antes de seu início dentre elas: 
Identificação dos processos-chave do negócio; Definir-se os objetivos e metas que devem ser alcançadoscom base na gestão por processos.
Mapeamento de todo os processo em todos os níveis; Fazer análises críticas esporádicas sem a necessidade de feedback a quem quer que seja. 
Identificar todo e qualquer processo do negócio; Definir todos os objetivos e as metas que podem ser superados. 
Mapeamento de um único pocesso em um único nível; Estabelecer o mapeamento de todos os processos em todos os níveis de processos.
Identificação de todos os processos sem nenhuma excessão; Desenvolver um plano de trabalho contendo os objetivos, as atividades e os resultados de uma única fase.
Page 3 of 4BDQ Prova
23/06/2016file:///E:/Downloads%20Navegadores/Estácio4_files/entrada_frame.html
10a Questão (Ref.: 201504708770) Pontos: 0,5 / 0,5
Motivo para a escolha de um processo passar por uma intervenção de melhoria? 
b) Escolhido pela diretoria sempre voltado aos resultados; 
d) Empregados desmotivados;
e)Processos com diversos comandos. 
a) Processo com baixo resultado ao cliente; 
c) Necessidade de estar à frente dos clientes; 
Período de não visualização da prova: desde 08/06/2016 até 21/06/2016.
Page 4 of 4BDQ Prova
23/06/2016file:///E:/Downloads%20Navegadores/Estácio4_files/entrada_frame.html

Outros materiais