Buscar

MINERAIS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
ÁGUA
&
COMPOSTOS MINERAIS
*
ÁGUA
CARACTERÍSTICAS GERAIS:
É a substância mais abundante nos seres vivos;
No homem, representa cerca de 70% de sua massa. A proporção varia de uma espécie para outra (mais de 95% da massa dos celenterados), 
*
ÁGUA
*
De acordo com a idade (diminui com o envelhecimento), com o sexo e de um tecido para outro. 
*
ÁGUA
*
No homem, perdas maiores que 15% da massa de água (desidratação) podem ter conseqüências graves, pela diminuição do volume de líquido circulante.
*
O SANGUE E SEUS COMPONENTES
PLASMA
PLAQUETAS
LEUCÓCITOS
ERITRÓCITOS
*
ÁGUA
Distribuição da água no corpo humano  
Cérebro 75%
Pulmões 86%
Fígado 86%
Músculos 75%
Coração 75%
Rins 83%
*
ÁGUA
a molécula tem um lado com predomínio de cargas positivas e outro com predomínio de cargas negativas. Moléculas assim são chamadas polares. 
*
ÁGUA
Quando os átomos de hidrogênio da molécula de água (com carga positiva) se colocam próximos ao átomo de oxigênio de outra molécula de água (com carga negativa), se estabelece uma ligação entre eles, denominada ligação de hidrogênio (ponte de hidrogênio). 
*
*
PROPRIEDADES DA ÁGUA
1) Tensão superficial: coesão entre as moléculas da superfície, formando uma "rede“, que a torna difícil de perfurar.
*
PROPRIEDADES DA ÁGUA
2) Capilaridade: capacidade de penetrar em espaços reduzidos, o que permite à água percorrer os microporos do solo, tornando-se acessível às raízes das plantas. 
*
PROPRIEDADES DA ÁGUA
3) Calor específico elevado: as moléculas de água podem absorver grande quantidade de calor sem que sua temperatura fique elevada, pois parte desta energia é utilizada no enfraquecimento das ligações de hidrogênio. Isso explica o papel termorregulador da água por meio da transpiração que mantém a temperatura em valores compatíveis com a manutenção da vida das diferentes espécies. 
*
PROPRIEDADES DA ÁGUA
4) Capacidade solvente: a polaridade da molécula de água explica a eficácia em separar partículas entre si, pois o caráter polar da água tende a diminuir as forças de atração dos íons encontrados em sais e em outros compostos iônicos, favorecendo a dissociação dos mesmos. 
*
*
ÁGUA
Alguns dos principais papéis da água nos seres vivos são: 
1) Solvente da maioria dos solutos, o que permite a ocorrência das reações químicas (chamada solvente universal). 
2) As reações catalisadas por enzimas só ocorrem na água. Em algumas reações, a água participa também como substrato (reações de hidrólise). 
3) As substâncias se distribuem pelo interior da célula graças ao contínuo fluxo de água no seu interior (ciclose). 
*
ÁGUA
4) Os sistemas de transporte dos animais (sistema circulatório) e dos vegetais (vasos condutores) usam a água como meio de distribuição de substâncias. 
5) Devido ao seu elevado calor específico, a abundante presença de água nos seres vivos impede grandes variações de temperatura. 
6) Age como lubrificante nas articulações, nos olhos e, misturada aos alimentos, como saliva, facilita a deglutição. 
*
*
COMPOSTOS MINERAIS
INTRODUÇÃO:
Compõem apenas 4% do peso corpóreo;
Equivale a 1% em número de moléculas do corpo;
Não são sintetizados pelo organismo;
Seu fornecimento depende da alimentação;
80% de seu total se depositam nos ossos, e o restante no fígado e no plasma.
*
COMPOSTOS MINERAIS
 CLASSIFICAÇÃO:
	É de acordo com a sua função no organismo.
1- Eletrolíticos:
	Na , K , Cl
2- Plásticos: 
	Ca , P , S , Si , Fe , Sr , F
3- Catalíticos: 
	Mg , Zn , Cu , Mn , I , Se , Mo , Co , V , Sn , Ni
*
COMPOSTOS MINERAIS
1- Sódio: (Na)
	O cátion extracelular mais abundante que influencia os níveis de retenção de água no organismo e atua no equilíbrio ácido-base.
·        Valor de Referência: 136 a 146 mEq/L.
*
COMPOSTOS MINERAIS
 * Hipernatremia- Provocada por desidratação, diabetes, síndrome de Cushing e terapia excessiva com salina. Resulta em retenção de líquidos e hipertensão.
*Hiponatremia- Provocada por reposição inadequada, síndromes nefróticas, uso abusivo de diuréticos e hipoproteinemia. Causa disfunção neuromuscular.
	< 120 mEq/L = fraqueza
	< 100 mEq/L = paralisia bulbar 
*
2- Potássio: (K)
	O cátion intracelular mais abundante que atua em todo o funcionamento da célula, como de despolarização e contração muscular, principalmente miocárdio.
· Valor de Referência: 3,5 a 6,3 mEq/L.
COMPOSTOS MINERAIS
*
COMPOSTOS MINERAIS
 * Hiperkalemia- É provocada por oligúria, choques, crises hemolíticas, transfusões, disfunção renal, distrofia muscular. Causa graves disfunções miocárdicas. e até parada cardíaca.
* Hipokalemia- Provocada por perdas enterais ou parenterais ou renais, reposição inadequada, como vômitos, diarréia e uso de diuréticos. Resultam em disfunções neuromusculares
 
*
COMPOSTOS MINERAIS
3- Cloro: (Cl)
	O principal ânion extracelular influencia como o sódio nos níveis de retenção de água e equilíbrio ácido-base no organismo e compõem o suco gástrico.
· Valor de Referência: 96 a 106 mEq/L.
*
COMPOSTOS MINERAIS
* Hipercloremia- É provocada por acidose metabólica, alcalose respiratória, hemoconcentração, diabetes insípidus, comprometimento renal.
* Hipocloremia- Provocada por perdas enterais , reposição inadequada, vômitos, diarréia, acidose respiratória, alcalose metabólica e uso de diuréticos. 
 
*
COMPOSTOS MINERAIS
4- Cálcio: (Ca)
	O principal mineral do organismo, atuante em diversas atividades do metabolismo.
·Valor de Referência: 8,6 a 10,6 mg/dL.
*
COMPOSTOS MINERAIS
* Hipercalcemia- É provocada por hiperparatireoidismo, Doença de Paget, comprometimento ósseo, mieloma múltiplo, osteopetrose. Resulta comumente em cálculos renais.
* Hipocalcemia- Provocada por avitaminose, esteatorréia, hipoparatireoidismo, nefropatias, osteoporose, raquitismo. Resulta desde uma tetania a uma osteomalacia e disfunções neuromusculares.
*
*
*
Bioquímica Clínica
*
*
COMPOSTOS MINERAIS
5- Fósforo: (P)
	Além de ser um componente importante dos ossos, forma a molécula de fosfato. Sua homeostasia depende do intestino delgado (absorção), rins (reciclagem) e ossos (estocagem).
· Valor de Referência: 2,5 a 4,5 mg/dL.
*
COMPOSTOS MINERAIS
* Hiperfostatemia- É provocada por hipoparatireoidismo, diabetes mellitus, comprometimento ósseo, mieloma múltiplo, exercícios, desidratação. 
* Hipofosfatemia- Provocada por avitaminose, esteatorréia, hipoparatireoidismo, nefropatias, hepatopatias, alcoolismo. Resulta em raquitismo e osteomalacia.
*
COMPOSTOS MINERAIS
 6- Ferro: (Fe)
	Além de ser um componente importante da hemoglobina, forma enzimas.É absorvido pelo intestino, transportado pela transferrina e depositado no fígado como ferritina e hemossiderina.
·Valor de Referência: 59 a 158 g/dL.
*
COMPOSTOS MINERAIS
* Hiperferriemia- Está associada à hiperhemólises, distúrbios na síntese de hemoglobina, nas anemias: hemolíticas, perniciosa, sideroblástica, e aplasia medular,hemocromatose, transfusões repetidas e tratamento com ferro. 
* Hipoferriemia- Está associada à anemia ferropriva, depleção nutricional, absorção defeituosa, infecção aguda, cirrose, policitemia, hemorragias crônicas.
*
COMPOSTOS MINERAIS
7- Magnésio: (Mg)
	É o quarto cátion mais abundante no corpo, atuante no processo glicolítico como co-fator enzimático, atua no transporte de Ca e Na na membrana celular e preserva a estrutura do DNA e RNAr.
·Valor de Referência: 1,5 a 2,1 mEq/L.
*
COMPOSTOS MINERAIS
* Hipermagnesemia- Está associada à distúrbios mentais, bradicardia, perda dos reflexos dos tendões, paralisia respiratória e parada cardíaca. Pode ser provocada pelo uso excessivo de laxantes e antiácidos.
* Hipomagnesemia- Está associada à distúrbios neuromusculares (debilidade, espasmotricidade e tetania),
psiquiátricos (trocas de personalidade) e cardíacos (taquicardias). Provocada por alcoolismo crônico, pancreatite aguda, desnutrição e nefropatias.
*
COMPOSTOS MINERAIS
OUTROS MINERAIS DE IMPORTÂNCIA CLÍNICA:
8- Cromo (Cr): aumenta o efeito da insulina.
9- Cobalto (Co): forma a molécula da vit B12.
10- Cobre (Cu): forma enzimas do entrecruzamento do colágeno.
11- Flúor (F): contribui para o enrigecimento ósseo e dentário.
12- Iodo (I): componente de hormônios tireoidianos.
13- Selênio (Se): componente da enzima deiodinase, que converte o T4 em T3.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando