Buscar

AV1 LEGISLÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CCE0216_AV1_200802205049 » GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 200802205049 - ROBERTA ELLEM MONTEIRO MAIA
	Professor:
	SIMARA FERREIRA BRUNO
	Turma: 9004/D
	Nota da Prova: 7,5 de 8,0        Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 07/10/2013 16:01:35
	
	 1a Questão (Ref.: 200802278590)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a alternativa que não corresponde a poluição:
		
	
	Calor
	 
	Folhas de árvores
	
	Som
	
	Esgoto
	
	Luz
	
	
	 2a Questão (Ref.: 200802313387)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Alguns eventos são considerados fundamentais para o avanço da compreensão das questões ambientais e da evolução do conceito de desenvolvimento sustentável. Sobre esses eventos, considere as afirmativas a seguir:
1. Em 1972, foi realizada em Estocolmo a Conferência das Nações Unidas sobre O Meio Ambiente Humano. Alguns dos resultados importantes dessa conferência são: a criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), com sede em Nairóbi, Quênia; a recomendação de que se criasse o Programa Internacional de Educação Ambiental (PIEA); e a Declaração da ONU sobre o Ambiente Humano.
 2. Em 1988, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou uma resolução determinando a realização, até 1992, de uma conferência sobre meio ambiente e desenvolvimento.
3. Em 1992, foi realizada no Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD). O seu objetivo principal era buscar meios de conciliar o desenvolvimento socioeconômico com a conservação e proteção dos ecossistemas da Terra. Um dos principais resultados dessa conferência foi a elaboração do Protocolo de Quioto, aprovado em 1997, no Japão.
 4. Em 2002, foi realizado em Johanesburgo, um encontro denominado Rio+10, concebido como um fórum de discussão das Nações Unidas que teve como objetivo principal discutir soluções já propostas na Agenda 21.
Assinale a alternativa correta
		
	
	As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras
	 
	Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
	
	Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras
	
	Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras
	
	Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras
	
	
	 3a Questão (Ref.: 200802314122)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Código Florestal - Lei nº 4.771/65, estabelece dois tipos de áreas de proteção importantes. O poder público NÃO pode declarar uma área como APP, caso sua vegetação possa
		
	
	Servir de habitat para animais ameaçados de extinção;
	
	Proteger locais naturais de excepcional valor científico ou beleza cênica;
	 
	Formar faixas de proteção ao longo de rios;
	
	Fixar dunas;
	
	Atenuar erosão;
	
	
	 4a Questão (Ref.: 200802311756)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com a Resolução CONAMA 001/86, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) desenvolverá minimamente algumas atividades técnicas, a saber: diagnóstico ambiental da área de influência do projeto em análise pelo EIA (considerando o meio físico, o meio biótico e o meio sócioeconômico), análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas, definição das medidas mitigadoras dos impactos negativos e elaboração do programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos positivos e negativos. Quanto ao supracitado diagnóstico ambiental, deve representar
		
	
	exclusivamente a completa descrição e análise dos recursos culturais, tal como existem, de modo a caracterizar a situação cultural da área antes da implantação do projeto.
	
	completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, em cenário futuro, de modo a caracterizar a situação ambiental da área após a implantação do projeto.
	
	descrição resumida, sem qualquer análise, dos recursos ambientais e suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área antes da implantação do projeto.
	
	completa descrição e análise dos recursos ambientais, sem citar suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área antes da implantação do projeto.
	 
	completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área antes da implantação do projeto
	
	
	 5a Questão (Ref.: 200802411438)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Verificação e Ação Corretiva são etapas orientadas por quatro características básicas do processo de gestão ambiental. Qual alternativa abaixo não é uma delas:
		
	 
	Auditoria
	 
	Objetivos e metas
	
	Monitoramento e Medição
	
	Registros
	
	Não-conformidades e Ações Corretivas e Preventivas
	
	
	 6a Questão (Ref.: 200802278603)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Aponte a alternativa que não corresponde a um impacto ambiental:
		
	
	Chuva ácida
	 
	Coleta seletiva
	
	Introdução da pecuária em áreas de mata atlântica primária
	
	Diminuição da biodiversidade por contaminação industrial
	
	Efeito estufa
	
	
	 7a Questão (Ref.: 200802314125)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Surge a necessidade de averbar a Reserva Legal no Registro Imobiliário, quando existe a pretensão do proprietário em explorar a propriedade suprimindo vegetação nativa ou florestas já existentes. No que tange a finalidade da averbação da reserva legal, assinale a altermativa Falsa.
		
	
	A finalidade da averbação da Reserva Legal na matrícula do imóvel é registar a reserva legal, para que futuros proprietários saibam onde está localizada e seus limites, já que essas áreas podem ser demarcadas em qualquer lugar da propriedade. Uma vez demarcada, fica proibida a sua alteração por qualquer motivo.
	
	A averbação da Reserva Florestal não é pré-requisito para o ingresso de qualquer título no Registro Imobiliário, nem para o lançamento em forma de registro ou averbação nas matrículas dos imóveis;
	
	A Reserva Legal é pré-requisito para a exploração da Floresta ou outra forma de vegetação nativa existentes no imóvel rural, sendo que o proprietário deve averbála com antecedência, no Registro de Imóveis, antes da supressão da mata.
	 
	Surge a necessidade de averbar a Reserva Legal no Registro Imobiliário, quando existe a pretensão do proprietário em explorar a propriedade sem suprimir a vegetação nativa ou florestas já existentes.
	
	Surge a necessidade de averbar a Reserva Legal no Registro Imobiliário, quando existe a pretensão do proprietário em explorar a propriedade suprimindo vegetação nativa ou florestas já existentes.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 200802311797)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma discussão recorrente a respeito do termo meio ambiente é a suposta redundância que existe entre ambos os termos: a palavra meio significa o mesmo que ambiente. Com isso, assinale a alternativa abaixo, que não corresponde a uma definição de meio ambiente:
		
	 
	O conjunto de fatores sócio-culturais do homem, para a exploração de recursos naturais do meio.
	
	O conjunto do sistema externo físico e biológico, no qual vivem o homem e os outros organismos
	
	A soma das condições externas e das influências que afetam a vida, o desenvolvimento e, em última análise, a sobrevivência de um organismo
	
	O conjunto, em um dado momento, dos agentes físicos, químicos e biológicos e dos fatores sociais suscetíveis de terem um efeito direto ou indireto, imediato ou a termo, sobre os seres vivos e as atividades humanas
	
	O conjunto de sistemas naturais e sociais em que vivem o homem e os demais organismos e de onde obtêm sua subsistência
	
	
	 9a Questão (Ref.: 200802278702)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa que não diz respeito a um exemplo de passivo ambiental assumido por empresas:
		
	
	O caso da British Petroleum no derramamento de óleo no Golfo fo México em maiode 2010, onde o diretor da empresa diz: "É uma catástrofe ambiental para BP e para as pessoas que estão trabalhando para tentar conter o derramamento"
	
	em janeiro de 2000, o vazamento nas instalações da mesma empresa que provocou o derramamento de milhares de litros do óleo no mar na Baía da Guanabara, causando a morte de várias espécies de aves e peixes, além de afetar seriamente a vida das populações locais que viviam da atividade pesqueira
	
	caso da Petrobrás, na década de 80, no qual a região de Cubatão, no interior do Estado de São Paulo, foi seriamente afetada pelo vazamento de óleo, que culminou com a explosão de várias moradias
	 
	O programa petrobrás ambiental na seleção de projetos de organizações não-governamentais para fomento da integração sócio-ambiental
	
	os gastos assumidos pela Exxon, no caso do acidente com o petroleiro Valdez, no Alaska;
	
	
	 10a Questão (Ref.: 200802313461)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O procedimento de licenciamento ambiental obedece a um conjunto de etapas. Sobre essas etapas, considere as afirmativas a seguir:
1. Definição pelo órgão ambiental competente, sempre sem a participação do empreendedor, para garantir independência, dos documentos, projetos e estudos ambientais necessários ao início do processo de licenciamento correspondente à licença a ser requerida.
2. Requerimento da licença ambiental pelo empreendedor, acompanhado dos documentos, projetos e estudos ambientais pertinentes, dando-se a devida publicidade.
3. Audiência pública, de acordo com a regulamentação pertinente.
4. Emissão de parecer técnico conclusivo e, quando couber, parecer jurídico.
 Assinale a alternativa correta.
		
	
	Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras
	 
	Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras
	
	Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras
	
	Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras
	
	As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras

Outros materiais