Buscar

PROVA METOLOGIA CIENTÍFICA _ NOTA 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

METODOLOGIA CIENTÍFICA
NOTA 10
1. A bibliografia selecionada para o trabalho, cujas informações completas devem ser cuidadosamente anotadas nas fichas de leitura, vai ser apresentada ao leitor como forma de demonstrar quais os principais autores e fontes que serviram de suporte teórico-empirico para a elaboração de toda a pesquisa. As referências também apresentam oportunidades de continuidade e aprofundamento dos estudos. TOZONI-REIS. Tomando como ponto de partida que todas as referências precisam seguir as normas da ABNT, conforme conteúdo apresentado nas aulas e o livro-base da disciplina, responda: Qual, entre as alternativas a seguir, refere-se à uma referência de um [..]
R: ALVIM, Davis Moreira. O rio e a rocha: resistência em Gilles Deleuze e Michel Foucault. Revista Intuitio, Porto Alegre, v. 2, n. 3, p. 78-90nov. 2009.
Ex: SOBRENOME DO AUTOR, prenome ou iniciais. Título do artigo ou da matéria. Título do periódico, Local, volume e/ou ano, número, paginação inicial e final do artigo ou matéria, data.
2. “Os elementos pré-textuais contém os dados de identificação e dados que auxiliam a utilização do artigo”. CALDAS. Além dos elementos pré-textuais citados, existem outros. De acordo com o conteúdo das aulas e livro-base da disciplina, pode-se dizer que são, também, elementos pré-textuais:
R: epígrafe, resumo e lista de tabelas.
3. “Etimologicamente. O termo ciência provém do verbo em latim Scire, que significa aprender, conhecer. Essa definição etimológica, entretanto, não é suficiente para diferenciar ciência de outras atividades também envolvidas com o aprendizado e o conhecimento. Segundo Trujillo Ferrari (1974). Ciência é todo um conjunto de atitudes e de atividades racionais, dirigida ao sistemático conhecimento com objetivo limitado, capaz de ser submetido à verificação”. A ciência, enquanto forma de conhecer o mundo, é recente na história da humanidade. A respeito das diferentes formas de conhecimento que se colocaram ao longo da história, analise as sentenças a seguir:
I – O conhecimento, como forma de conhecer a realidade, transforma-se de acordo com o contexto social e histórico.
II – O ser humano passou a preocupar-se em encontrar explicações para o que acontecia à sua volta no século XVIII.
III – Durante a Idade Média a ciência era dispensável, uma vez que a verdade estava pronta e revelada.
IV – Santo Agostinho, por suas teorias e ideias consideradas revolucionárias foi perseguido na Idade Média.
4. Como já foi visto, toda pesquisa implica o levantamento de dados de variadas fontes. Na unidade precedente foram apresentadas diretrizes para coletar dados bibliográficos, quer dizer, para procurar o levantamento que outros já fizeram e publicaram: trata-se, assim, de uma documentação indireta.
Na etapa intitulada “metodologia”, na elaboração de um trabalho acadêmico, o estudante deve descrever os métodos e técnicas que serão utilizados para realização da pesquisa. A respeito, portanto, da elaboração do item “metodologia”.
I - A observação é também considerada um instrumento de coleta de dados válida para desenvolver pesquisas acadêmicas.
II - As observações, como instrumento de pesquisa, podem ser diretas, indiretas, relatos verbais e documento.
III - As pesquisas caracterizadas como pesquisa de campo dispensam a fundamentação teórica, uma vez que são práticas.
IV - Questionários e formulários são instrumentos de coleta de dados muito parecidos, sendo a forma de aplicação que os diferencia.
Assinale a sequência correta:
5. É improvável que uma paráfrase não apresente alguma marca estilística ou ideológica de seu autor, que escolhe novos verbos, adjetivos, procura sinônimos, inverte sintagmas, muda os focos dos enunciados. Tudo isso tem alguma consequência pragmática, discursiva, sendo possível inclusive que o texto parafraseado fique melhor do que o original. HENRIQUES. A paráfrase é uma das formas pelas quais se apresenta uma citação indireta. Nesse sentido, pode-se dizer que a citação indireta caracteriza-se por …
R: apresentar exatamente a mesma a ideia contida no texto consultado, podendo, porém, condensar os parágrafos.
6. A resenha é um trabalho acadêmico que objetiva apresentar os aspectos qualitativos e quantitativos de uma obra ou parte dela, acompanhado, muitas vezes, de uma apreciação crítica ou julgamento do seu valor. Sendo assim, observe as proposições abaixo, assinalando V para verdadeiro e F para falso.
I - Possui a finalidade de facilitar o conhecimento prévio do conteúdo e do valor de uma obra ou parte dela, permitindo uma seleção ou triagem por parte do público em geral.
II - Pode ser puramente informativa, quando apresenta apenas o conteúdo de uma obra ou parte dela, denominando-se de descritiva; e crítica, quando se manifesta sobre o seu valor e o seu alcance, demonstrando os seus pontos positivos e negativos.
III - Deve ser escrita com linguagem impessoal, verbo no tempo ativo, na terceira pessoa do singular, com a partícula apassivadora "se", sua numeração é determinada pelo veículo de publicação.
IV - Desenvolve habilidades de leitura e o senso crítico para julgar e apreciar determinadas obras, com base na imparcialidade e fidedignidade, discutindo a relevância do assunto e suas contribuições, visando incentivar a leitura do livro comentado.
7. O pré-texto engloba as “informações que ajudam na identificação e utilização do trabalho”. Os elementos pré-textuais são capa, errata, página de rosto, dedicatória, agradecimentos, resumo e sumário.
No entanto, nem todos os trabalhos contêm todas essas partes. Em uma tese, por exemplo, todas elas são incluídas, enquanto em um trabalho acadêmico destinado a universitários é optativa a inclusão de certos itens [...] FACHIN. De acordo com o livro-base da disciplina, o sumário é um elemento pré-textual obrigatório na maior parte dos trabalhos acadêmicos.
A respeito do sumário, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I - O sumário tem como característica essencial fornecer uma visão geral do trabalho acadêmico, facilitando a localização de partes específicas dentro do texto.
II - Comumente os trabalhos acadêmicos trazem a palavra sumário para identificar das divisões e seções do texto, porém, esse título pode ser substituído por índice.
III - No que diz respeito à formatação do trabalho acadêmico, o título “sumário” deve vir sempre em letras maiúsculas, alinhado de forma centralizada e em negrito.
 
8. “Os elementos textuais, correspondem à parte mais importante do corpo do trabalho: Introdução, desenvolvimento e conclusão (NBR 14.724, 2001). Também cada capítulo deve, como uma unidade que é, ter essas três partes, e embora elas não necessitem aparecer com subtítulos, ao leitor atento deve ser dada a possibilidade de percebê-las”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: INÁCIO FILHO.
 A respeito dos elementos textuais de um trabalho acadêmico (introdução, desenvolvimento e conclusão), analise as afirmativas:
I – A indicação do tema pesquisado e os motivos pelos quais o pesquisador optou pelo estudo da temática são elementos apresentados na introdução.
II – Ao iniciar a escrita do desenvolvimento, o acadêmico pesquisador deve descrever os objetivos do trabalho e as partes que comporão o texto.
III – A conclusão de um texto acadêmico pode ser divida em seções e subseções, dependendo dos métodos e abordagens utilizados na pesquisa.
IV – Na conclusão são apresentadas as ideias essenciais do referencial teórico, a metodologia, bem como a análise dos resultados da pesquisa realizada. .
9. “As páginas pré-textuais são muito importantes no trabalho, eis que consistem basicamente na apresentação visual desse. Algumas são de cunho optativo, não-obrigatório, porém as demais são obrigatórias”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: THUMS.
Entre os elementos pré-textuais, é possívelcitar a folha de aprovação, epígrafe, resumo e sumário. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos, relacione corretamente estes elementos pré-textuais às suas características:
1 – Folha de aprovação
2 – Epígrafe
3 – Resumo
4 – Sumário
(1) Trecho no qual são apresentados o autor, a natureza e objetivos do trabalho e a banca examinadora.
(3) Apresentação sintética de todos os pontos essenciais e relevantes do trabalho acadêmico.
(4) Local em que são apresentadas as seções do texto, fornecendo ao leitor uma visão geral do trabalho.
(2) Proporciona ao leitor uma reflexão inicial, antes que a leitura do texto seja efetivamente iniciada.
10. Parte inicial do texto, da qual devem constar delimitação do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho. Expõe a finalidade do trabalho e metodologia utilizada para alcançá-la. Todo autor que se propõe redigir um trabalho monográfico deve saber como tratar o conteúdo do trabalho. SERRA NEGRA. De acordo com os conteúdos das aulas e o livro base da disciplina, a respeito da introdução de um trabalho acadêmico, analise as sentenças a seguir:
I – Trata-se da parte do trabalho em que se deve apresentar a fundamentação, as teorias dos autores estudados.
II – Esta parte do texto tem um caráter de apresentação, e justamente por isso deve ser escrita de forma clara e objetiva.
III – Na introdução do trabalho acadêmico constam itens como o tema, os objetivos, a justificativa, entre outros.
IV – A palavra introdução deve ser substituída por um título significativo, de acordo com o estudo realizado.

Outros materiais