RESUMO Teoria dos Círculos de Miguel Reale
1 pág.

RESUMO Teoria dos Círculos de Miguel Reale

Disciplina:Introdução ao Direito I79.035 materiais492.448 seguidores
Pré-visualização1 página
>> A TEORIA DOS CÍRCULOS CONCÊNTRICOS, SECANTES, SEPARADOS <<

 CIRCULOS CONCÊNTRICOS

* Teoria dos círculos concêntricos (Jeremy Bentham), segundo a qual a ordem jurídica estaria incluída totalmente no campo da Moral. Os dois círculos (Moral e Direito) seriam concêntricos (que têm o mesmo centro), com o maior pertencendo à Moral. Assim, o campo moral é mais amplo do que o do Direito e este se subordina à Moral.
 OBSERVAÇÃO: A MORAL SERVE DE BASE PARA O DIREITO.
___________________________________________________________________________________
 MINIMO ÉTICO (DESENVOLVIDA A PARTIR DOS CIRCULOS CONCENTRICOS)

 Teoria do mínimo ético, desenvolvida por Georg Jellinek, segundo a qual o Direito representa apenas o mínimo de moral obrigatório para que a sociedade possa sobreviver.
 ( EXEMPLO: um filho industrial, muito abastado, cujos pais estavam passando por dificuldades para comprar remédios e alimentos. Após muitas tentativas de convencer o filho a ajudá-los, não havia alternativa senão partir para uma ação na Justiça e, só depois de transitado e julgado, o filho &quot;aceitou&quot; fornecer uma pensão alimentícia aos seus genitores. Nesse caso, houve a aplicação do direito, mas não houve a aplicação da moral. O filho só agirá de acordo com a moral, quando se convencer que a pensão alimentícia não deve ser obrigação, mas sim, uma ajuda aos pais.

OBSERVAÇÃO: Portanto, há sim uma parte do direito que não é comum à moral. Entrando em cena a Teoria dos Círculos Secantes, elaborada por Du Pasquier, segundo a qual Direito
e Moral possuiriam uma faixa de competência em comum e, ao mesmo tempo, uma área de particular independência, como segue a explicação abaixo.

CIRCULOS SECANTES

* Teoria dos círculos secantes de Claude Du Pasquier, segundo a qual Direito e Moral coexistem, não se separam, pois há um campo de competência comum onde há regras com qualidade jurídica e que têm caráter moral. Toda norma jurídica tem conteúdo moral, mas nem todo conteúdo moral tem conteúdo jurídico;

OBS: Além do que é moral, existem o imoral e o amoral.
Amoral = tudo aquilo que é indiferente à moral. (Ex: Regras de trânsito, regras processuais sobre competência, prazos, etc.) Existem normas jurídicas que estão fora da área abrangida pela moral.

 CIRCULOS SEPARADOS / INDEPENDENTES

Teoria de Hans Kelsen, diz que Direito é o que está normatizado e Moral são os atos que são praticados de acordo com princípios éticos, ainda que haja aspectos morais que sejam normatizados, Direito é Direito e Moral é Moral.

RESUMÃO:

(Teoria Dos Círculos Concêntricos(Jeremy Benthan):
 A ordem jurídica estaria incluída totalmente no campo da moral. Os dos círculos (Moral e Direito) seriam concêntricos, com o maior pertencendo à moral. Assim, o campo da moral é mais amplo do que o do direito e este se subordina a moral.
( OBSERVAÇÃO: (O direito esta contido na moral, essa teoria de assemelha a um ovo, sendo a clara a moral e a gema o direito).

( Teoria Do Mínimo Ético  (Georg Jellinek):
O Direito representa apenas o mínimo de moral obrigatória para que a sociedade possa viver em harmonia.
( Teoria Dos Círculos Secantes (Claude Du Pasquier):
 Direito e Moral coexistem(Existem ao mesmo tempo), não se separam, pois há um campo de competência comum onde existem regras com qualidade jurídica e que têm caráter moral. Toda norma jurídica tem conteúdo moral, mas nem todo conteúdo moral tem conteúdo jurídico.
( OBSERVAÇÃO: Existem casos que são Direitos e que não são parte da moral, e aspectos morais que não estão normatizados.

(Teoria Dos Circulos Separados (Hans Kelsen):
O Direito não estaria junto da moral nunca, está teoria equivale a teoria pura do direito.
( OBSERVAÇÃO: Direito é o que está normatizado e Moral são os atos que são praticados de acordo com princípios éticos, ainda que haja aspectos morais que sejam normatizados, Direito é Direito e Moral é Moral.

( EXERCICIOS COMPLEMENTARES (
1) A solidariedade sempre foi considerada uma das características marcantes das relações familiares, seu verdadeiro alicerce. Qual das teorias dos círculos se aplica ao caso em questão, fundamentalmente no que se refere à obrigação de prestação de alimentos pelos pais e pelos avós?

2) É correto dizer que Direito e Moral são independentes? Justifique sua resposta, comentando, sucintamente, o caso concreto em exame, à luz das teorias que envolvem essa questão.

MORAL

DIREITO

\ufffdMORAL

 DIREITO

DIREITO

moral

\ufffd MORAL

\ufffd DIREITO
Eric
Eric fez um comentário
Ao definir a teoria do circulo secante, é afirmado " Toda norma jurídica tem conteúdo moral". Porém não temos conteúdo moral em todo norma jurídica. Temos a moral entrelaçada ao direito, na área de interseção do circulo mas temos área apenas com o Direito positivado assim como área apenas com a moral.
11 aprovações
Eric
Eric fez um comentário
Boa tarde,
0 aprovações
Carregar mais