Buscar

QUESTÕES PROTEÍNAS COM GABA II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU
CURSO: FARMÁCIA. DISCIPLINA: BIOQUÍMICA APLICADA
PROFESSOR: MÁRIO ABEL
QUESTÕES PROTEÍNAS TOTAIS E ALBUMINA
1- Quais são as principais causas de proteinúria? Qual é o limite para a eliminação normal de proteínas de um organismo?
R: A proteinúria reflete a presença de proteínas na urina. Os valores aceitáveis de proteínas na urina são de50 a140 mg ao dia. Acima desse valor, considera-se a eliminação como característica de alguma patologia. As principais causas são: alterações na permeabilidade da membrana glomerular, alterações na secreção de proteínas pelo túbulo renal proximal, superprodução de proteínas de baixo peso molecular, como proteínas Bence-Jones e alterações na secreção de proteínas por órgãos do trato urinário, como ureter e bexiga.
2- A determinação da concentração de proteínas totais pelo método de biureto pode ser usado para o diagnostico de patologias?
R: Não, a dosagem de proteínas pelo método de biureto não pode ser utilizada para o diagnóstico de patologias específicas, mas tal dosagem indica alteração nas concentrações gerais destas moléculas, o que já é um indício de uma possível alteração. A dosagem de proteínas totais é utilizada para normalizar as concentrações de proteínas a serem utilizadas em um gel de eletroforese, por exemplo.
3- Por que a desidratação é um processo que causa hiperproteinemia?
R: A desidratação é um processo que leva à perda de líquidos do organismo. Com isso, o volume de sangue presente no vaso diminui e, consequentemente, a quantidade de proteína presente no volume disponível aumenta, o que gera a hiperproteinemia.
4- Por que as infecções aumentam os níveis de proteínas plasmáticas? Qual tipo de proteína você imagina que possa estar aumentada nesse caso? Qual método poderia ser utilizado para apontar esse aumento?
R: As infecções levam a um aumento nos níveis de proteínas plasmáticas por aumentarem a quantidade de globulinas, especialmente gamaglobulinas. Um método que poderia ser utilizado para apontar esse aumento é o método de eletroforese de proteínas plasmáticas em gel de agarose.
5- O que significam os termos macroalbominúria e proteinorraquia?
R: O termo macroalbominúria refere-se à perda de albumina em grande quantidade pela urina, como ocorre em patologias renais graves, enquanto o termo proteinorraquia refere-se à quantidade de proteínas no líquor.
6- História de caso: Oito meses após um problema renal grave, uma dona-de-casa de 38 anos foi hospitalizada para investigar um edema da perna bilateral progressivo. Ao exame, ela estava normotensa e exibia edema nos dois tornozelos. Seu rosto estava pálido e inchado e ela relatou sofrer de infecções ligeiras freqüentes.
A- Qual é o seu diagnóstico preliminar?
R: O diagnóstico mais provável, baseado nas informações dadas, é a síndrome nefrótica, onde espera-se que a concentração de albumina sérica esteja baixa (por isso o edema) e a concentração de albumina na urina esteja alta. É provável que esta paciente esteja perdendo imunoglobulinas na urina e isso pode levar à uma relativa deficiência imune.

Continue navegando