Buscar

A Era de Ouro do Capitalismo

Prévia do material em texto

Quais foram os fatores que provocaram o crescimento duradouro e vertiginoso durante a chamada Era de Ouro tanto dos países capitalistas avançados quanto dos países em desenvolvimento?
 O Capitalismo desenvolveu-se por conta das numerosas inovações tecnológicas, inovações essas que além de resultaram na ascensão da indústria pesada e química, também podia ser replicada e aperfeiçoada, justamente por terem base cientifica. Outro fator importante foi a mudança na organização no processo de produção com a invenção do sistema de produção em massa. 
Por que o período de 1870 a 1913 foi considerado tão crucial para o desenvolvimento capitalista, embora tenha dado origem a um período tão traumático para o capitalismo?
Esse período de 1870 a 1913 foi onde pela primeira vez a economia do mundo ficou integrada em um só sistema de produção, também é nesse período que para muitos estudiosos ocorreu a liberação e políticas liberais e de livre comércio. Entretanto, podemos afirmar que na Europa Ocidental e nos Estados Unidos a Política de protecionismo aumentou e não diminuiu. Esse protecionismo ocorreu em parte para proteger a agricultura das novas importações baratas da américa, mas também para proteger as indústrias pesadas e químicas.
O fato e que quando expiraram os tratados desiguais, uma parte dos países em desenvolvimento aplicou tarifas protecionistas bem altas, entretanto, em outras partes da periferia, o livre comércio forçado se expandiu ainda mais. Também houve aumento acentuado da intervenção governamental, apesar da doutrina econômica de livre comércio, o governo regulava o trabalho, o bem-estar social, investimentos públicos e etc.
Ou seja, a era de ouro era liberal para os países fracos que eram obrigados a adotar esta política, para os países capitalistas centrais ainda havia bastante protecionisto sobre a agricultura e sobre a industria.

Continue navegando