Buscar

av1 e av2 inclusao no ensino regular unopar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO 1 – INCLUSÃO NO ENSINO REGULAR
1)Leia com atenção as afirmativas abaixo:
I - Segundo a Unesco, a UNICEF e o Banco Mundial, algumas crianças têm o direito de serem educadas de forma separada de outras;
II - A inclusão escolar é irrelevante do ponto de vista educativo;
III - Os instrumento e documentos internacionais impedem a construção de uma escola inclusiva, preferindo a criação de escolas especializadas;
IV - A Declaração Universal dos direitos humanos de 1948 afirmam que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos;
V - As pessoas com necessidades especiais não são dotadas de consciência e racionalidade e não devem agir como os outros.
Assinale a alternativa correta em relação às afirmativas acima: Alternativas:
a)Todas estão corretas.
b)somente a afirmativa IV está correta.
c)II e V estão corretas.
d)I, III e IV estão incorretas.
e)somente V está correta.
2)O humanismo filosófico, que defende a inclusão escolar de pessoas com deficiências, nos mostra que todos nascemos iguais e com os mesmos direitos, entre eles o direito de convivermos com os nossos semelhantes.Partindo dessa afirmação, entendemos que a inclusão é um processo dinâmico que acompanha mudanças sociais e culturais de um grupo social. Diante disso podemos afirmar corretamente que: Alternativas:
a)A inclusão escolar é um movimento que ocorre na escola sem a presença de outras redes sociais de apoio.
b)A inclusão escolar é um movimento que precisa da atuação e atendimento das redes sociais de apoio, da família, da instituição escolar e da sociedade, ou seja, pressupõe a construção de uma sociedade mais inclusiva.
c)A inclusão escolar é um fenômeno muito recente que só se efetiva enquanto legislação educacional e não como um projeto de construção de uma sociedade inclusiva.
d)A inclusão escolar prevê apenas que são necessárias adaptações curriculares pontuais.
e)A inclusão parte do pressuposto que devemos educar crianças e jovens diferenciando-os socialmente e culturalmente.
3)Sobre a APAE assinale a alternativa correta:Alternativas:
a)Associação dos Pais e Amigos dos Especiais, criada em 1910 em São Paulo, junto ao hospital do Juquiri.
b)Atendimento aos Pais e Alunos Especiais, criada em 1942 no Rio de Janeiro, anexa ao hospital psiquiátrico.
c)Amigos e Pais de Alunos Excepcionais, criada em 1898 em Franco da Rocha.
d)Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, criada em 1954 no Rio de Janeiro, devido à presença de um casal de americanos do Narc (Association National Children Retard).
e)Associação dos Pais e Alunos Excepcionais, criada em 1942 em São Paulo pelo médico Dr. Franco da Rocha.
4)Na Idade Média havia muita ignorância, crendices e crenças populares em relação à questão da deficiência.Assinale a alternativa correta que explica como eram vistos os deficientes tanto pelo povo quanto pelas classes abastadas:Alternativas:
a)Os deficientes eram vistos como desumanos e seres lendários.
b)Os deficientes eram vistos como nobres criaturas, possuídos por espíritos desumanos.
c)Os deficientes eram vistos como castigos de Deus, resultado da ira celeste, possuídos por maus espíritos ou pelo demônio.
d)Os deficientes eram vistos como ineducáveis, pois eram possuídos por maus espíritos.
e)Os deficientes eram vistos como castigos de Deus para suas famílias e deveriam passar a vida mendigando por comida e bebida.
5)"O homem de qualquer das famílias de tua linhagem que tiver deformidade corporal não oferecerá pães ao seu Deus, e nem se aproximará de seu Ministério; se for cego, se coxo, se tiver nariz pequeno ou grande, ou torcido; se tiver um pé quebrado ou a mão; se for corcunda [...]". Moisés (apud SILVA, 1987, p. 74)SILVA, Otto Marques da. A epopéia ignorada – a pessoa deficiente na história do mundo de ontem e de hoje. São Paulo: CEDAS, 1987.
De acordo com o trecho acima, podemos dizer que, para os hebreus, as doenças crônica, física e mental e as deformidades indicavam:Alternativas:
a)uma característica desagradável.
b)um castigo celestial.
c)um grau de impureza ou pecado.
d)uma discriminação da igreja.
e)uma questão médica.
AVALIAÇÃO 2 – INCLUSÃO NO ENSINO REGULAR
1)Segundo Carvalho (1999) o conceito de inclusão é "um processo de educar conjuntamente e de maneira incondicional, nas classes do ensino comum, alunos ditos normais com alunos – portadores ou não de deficiências – que apresentem necessidades educacionais especiais".
A ideia da autora sobre inclusão é a de que: Alternativas:
a)o processo educacional dos portadores de deficiência é difícil e complicado, pois demanda muito apoio especializado.
b)assim serão cultivados valores como: respeito à diferença, cooperação e solidariedade em prol de uma sociedade igualitária e justa com direito e acesso a recursos e serviços para todos.
c)o conceito de inclusão é subjetivo e cada governo aplica as leis de acordo com as necessidades, atingindo a todos.
d)incluir alunos especiais é tarefa fácil atualmente, pois não há mais preconceito por parte das famílias dos alunos ditos normais.
e)educar conjuntamente significa que a família do deficiente deverá acompanhar todo o processo de ensino aprendizagem desse aluno.
2)Sabemos que a educação especial se organizou tradicionalmente como atendimento educacional especializado substitutivo ao ensino comum, evidenciando diferentes compreensões, terminologias e modalidades que levaram à criação de instituições especializadas, escolas especiais e classes especiais.Diante dessa consideração, qual é a alternativa correta?Alternativas:
a)A educação especial atende somente por meio de recursos destinados ao atendimento de pessoas com transtornos globais do desenvolvimento.
b)A Educação especial já foi fundamentada no conceito de normalidade/anormalidade, determinando formas de atendimento clínico-terapêuticos fortemente ancorados nos testes psicométricos que, por meio de diagnósticos, definiam as práticas escolares para os alunos com deficiência.
c)A educação especial atende somente por meio de recursos destinados ao atendimento de pessoas com deficiência.
d)A educação especial atende somente por meio de recursos destinados ao atendimento de pessoas com altas habilidades.
e)A educação especial atualmente se fundamenta na ideia de que todos são diferentes.
3)Integração e Inclusão muitas vezes se confundem. É preciso verificar qual modelo educacional é adotado para poder entender e diferenciar.
De acordo com as ideias de Mantoan, podemos afirmar que:Alternativas:
a)Integração é mais abrangente e depende do perfil da turma, o nível de capacidade de adaptação às opções da escola não é verificado, ou seja, tudo é mantido como antes, o esquema não é questionado. Inclusão é a inserção mais restrita do aluno especial, o objetivo é incluir quem foi anteriormente excluído, não deixar ninguém de fora do sistema escolar que deverá se adaptar às necessidades da sala regular ou classe especial.
b)Integração é mais restrita e depende do perfil do aluno, seu nível de capacidade de adaptação às opções da escola (sala regular, classe especial ou instituição especializada), ou seja, tudo é mantido como antes, o esquema não é questionado. Inclusão é a inserção mais radical, completa e sistemática do aluno especial cujo objetivo é incluir quem não foi anteriormente excluído, não deixar ninguém de fora do sistema escolar que deverá se adaptar às particularidades de todos os alunos.
c)Integração é mais complexa, mas não depende do perfil do aluno, seu nível de capacidade de adaptação às opções da escola é testado e ele decide se frequentará a sala regular, a classe especial ou instituição especializada. Inclusão é a inserção mais radical, completa e sistemática do aluno especial cujo objetivo é atender na instituição e na escola o aluno que foi anteriormente excluído, as atividades deverão se adaptar às particularidades de todos os alunos.
d)Integração é mais restrita e depende do perfildo aluno, seu nível de capacidade de adaptação às opções da escola (sala regular, classe especial ou instituição especializada), ou seja, tudo é adaptado em função desse aluno. Inclusão é a inserção mais complexa, difícil e necessária do aluno especial cujo objetivo é incluir quem não foi anteriormente excluído, deixar ninguém de fora do sistema escolar somente aqueles que as famílias não concordarem com as adaptações para atender a todos os alunos.
e)Integração é mais ampla e não depende do perfil do aluno, seu nível de capacidade de adaptação às opções da escola não precisa ser levado em conta, o aluno será encaminhado primeiro à sala regular e depois à classe especial. Inclusão é a inserção mais fácil do ponto de vista escolar, o objetivo é incluir quem não foi anteriormente excluído, não deixar ninguém de fora do sistema escolar que deverá ser questionado a todo momento a fim de se adaptar às particularidades dos alunos especiais.
4)Leia com atenção:
I – Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da Educação Especial;
II – Elaborar e executar plano de Atendimento Educacional Especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade;
III – Organizar o tipo e o número de atendimentos aos alunos na sala de recursos multifuncionais;
IV – Acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola;
V – Estabelecer parcerias com as áreas intersetoriais na elaboração de estratégias e na disponibilização de recursos de acessibilidade;
VI – Orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno;
VII – Ensinar e usar a tecnologia assistiva de forma a ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo autonomia e participação;
VIII – Estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum, visando a disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovem a participação dos alunos nas atividades escolares.
Assinale a alternativa correta em relação ao que foi descrito acima:Alternativas:
a)São atribuições do professor que atua em sala de comum e presta o atendimento educacional especializado, indicadas na Lei 5.692/71.
b)São atribuições do professor que atua em sala de recursos das APAEs, indicadas na Lei 7.853 de 24/10/1989.
c)São atribuições do professor que atua na educação básica e presta o atendimento educacional adaptado, indicadas no Art. 13 da Resolução n. 4 de 02/10/2009.
d)São atribuições do professor que atua em sala de recursos especiais e presta o atendimento educacional especializado, indicadas na resolução CNE/CEB N.2 DE 2001.
e)São atribuições do professor que atua em sala de recursos multifuncionais e presta o atendimento educacional especializado, indicadas no Art. 13 da Resolução n. 4 de 02/10/2009.
5)[...] é uma tarefa a ser dividida entre pais e profissionais. Uma atitude positiva da parte dos pais favorece a integração escolar e social. Pais necessitam de apoio para que possam assumir seus papéis de pais de uma criança com necessidades especiais. O papel das famílias e dos pais deveria ser aprimorado através da provisão de informação necessária em linguagem clara e simples; ou enfoque na urgência de informação e de treinamento em habilidades paternas constitui uma tarefa importante em culturas aonde a tradição de escolarização seja pouca (BRASIL, 1994, p.14).
De acordo com o exposto acima, podemos entender que o êxito no processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular vai depender do seu desenvolvimento. Por isso, podemos afirmar que:Alternativas:
a)a educação inclusiva depende do trabalho e esforço dos professores.
b)a integração da família é importante, mas não imprescindível.
c)a educação de crianças com necessidades educacionais especiais não se limita ao ambiente escolar.
d)os alunos devem ser analisados pela escola e seus pais devem ser orientados a ajudar nas tarefas.
e)o ensino regular não consegue suprir todas as necessidades dos alunos com NEE.

Continue navegando