Buscar

Simulado História da arte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/2
Observe a imagem a seguir: 
Os Hieróglifos eram os símbolos utilizados na escrita do Antigo Egito, sendo que muitos eram em forma de desenhos. Considerando a relação entre a imagem e a escrita e com base no artigo O desafio de fazer História com imagens: arte e cultura visual leia as alternativas a seguir:
I. As formas de escrita constituídas por símbolos que incluem elementos de imagens podem ser consideradas tanto como registro escrito como registro visual.
II. Um código de linguagem, mesmo que contenha referências visuais, deve ser considerado como um registro escrito, pois escrita e imagem são duas esferas distintas entre si.
III. A aproximação entre a História da Escrita e a História da Imagem favorece a compreensão de que a escrita e a imagem sempre coexistiram no decorrer da História.
IV. A existência de fontes, como os hieróglifos, demonstra que a escrita pode ser interpretada como um conjunto de símbolos que utiliza imagens para a comunicação social. 
Estão corretas apenas as alternativas:
	
	A
	I e II.
	
	B
	I e III.
	
	C
	II, III e IV.
	
	D
	I, III e IV.
	
	E
	III e IV.
	
	
	
	
Questão 2/2
Leia o seguinte extrato de texto:
“E a tarefa principal que se espera de um historiador da arte é que possa orientar um colecionador ou o conservador de um museu sobre o que se deve escrever no título ou rótulo com o qual se identifica um determinado objeto artístico. Como é óbvio, nenhum historiador pode ser um especialista em todas as questões. Há especialistas em porcelana chinesa, em esculturas do século XVII ou em desenhos florentinos, como Bernard Berenson”. 
Sobre a formação da História da Arte, enquanto um campo definido do conhecimento, e a partir da leitura do texto-base O desafio de fazer História com imagens, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Foi criada durante a Idade Média, tendo como princípio fundador a salvaguarda das obras sacralizadas pela Igreja Católica.
	
	B
	A História da Arte, enquanto categoria específica, se constitui somente na metade do século XX, com o advento da Nova História Cultural.
	
	C
	A disciplina surgiu no fim do século XVIII e significava a mesma coisa que História das Belas Artes, distinguindo a arte da cultura em geral.
	
	D
	Consolidou-se como um campo do saber por meio do mecenato, prática de financiamento dos artistas durante o período do Renascimento.
	
	E
	Durante a 1ª Guerra Mundial no início do século XX, surgem os primórdios da História da Arte, responsável por preservar as obras da destruição causada pelo conflito.

Outros materiais