Buscar

Geração e condução de potenciais de ação


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Fisiologia I – Farmácia
Prof. Dr. Mauro Cesar Isoldi
Geração e condução de potenciais de ação
Envenenamento com saxitoxina
Uma mulher de 30 anos foi levada rapidamente para a sala de emergência. A paciente havia a pouco jantado em um restaurante local. Após terminar a sobremesa, ela notou os seguintes sintomas: inicialmente sentiu uma sensação de formigamento que atingiu toda sua boca e lábios, que acabou se espalhando para sua face e pescoço. Esse formigamento acabou logo se espalhando para seus braços, pernas e dedos.
No hospital, ela reportou inúmeras outras áreas com formigamento. Ela também apresentava dificuldade para caminhar de um modo coordenado. A paciente foi questionada sobre o teor de seu jantar: inicialmente ela comeu um cocktail de camarão, seguido por salada, bife com purê de batatas e ervilhas, sobremesa de torta de maça acompanhado por uma xícara de café. O paciente disse não ter histórico de alergia a frutos do mar. Seus reflexos superficiais estavam quase ausentes e seus reflexos profundos estavam marcadamente hipoativos. Um eletrodo extracelular foi colocado em seu nervo ulnar. A superfície palmar do dedo menor foi raspado com a unha do medico de uma maneira capaz de gerar dor. O paciente não foi capaz de sentir o estimulo e potenciais de ação não foram detectados no nervo ulnar. Quando um microeletrodo intracelular foi introduzido no mesmo lugar onde estava o anterior, o potencial de membrana medido estava próximo de -70mV (normal). Quando um potencial de ação foi evocado por repetidas e vigorosas raspagens no dedo inferior da paciente, ele apresentava um perfil mais lento para se elevar e com uma altura menor do que a esperada para o mesmo estimulo em indivíduos normais (ver Fig). A duração do potencial de ação era normal.
Fig. 1 = Potencial de ação normal. 2 = após 3min e 3 = após 30min da ingestão da referida refeição.
Questões:
1- O que se pode concluir sobre a falha apresentada pela vigorosa raspagem da pele do dedo menor da paciente, em aliciar potencial de ação no nervo ulnar?
2- O que pode ser concluído grosseiramente dos sintomas neurológicos quando postos e analisados em conjunto?
3- O que se pode concluir por se saber que o potencial de repouso da membrana da fibra sensorial estar próximo do normal?
 4- O que poderia explicar o encontrado: potencial de ação na fibra sensorial do nervo ulnar lento para se levantar e altura menor que o normal?
5- Por que o potencial de ação na fibra sensorial apresentou duração normal?
6- O que pode ser a causa da dificuldade do paciente?
7- Como esse paciente deve ser tratado e qual é o seu prognostico?