Buscar

Relatório 05 Reações químicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
FÍSICA
REAÇÕES QUÍMICAS
Milena Camila Fernandes RA: 94821	
Gabriel Hideyoshi Aki Kanda RA: 94478
André Farinha Bósio RA: 93625
Prof. Débora Piai
07\2016
1.Introdução
 Como definição, as reações químicas são transformações que envolvem alterações, quebra e/ou formação, nas ligações entre partículas (átomos, moléculas ou íons) da matéria, resultando na formação de nova substância com propriedades diferentes da anterior. A ocorrência de uma reação química é indicada pelo aparecimento de novas substâncias (produtos), diferentes das originais (reagentes). Quando as substâncias reagem, às vezes ocorrem fatos visíveis que confirmam a ocorrência da reação. Dentre eles, podemos destacar: desprendimento de gás e luz, mudança de coloração e cheiro, formação de precipitados, etc.Em certas situações, os reagentes se encontram com impurezas e as reações químicas não acontecem com aproveitamento total porque não ocorrem somente nos laboratórios, mas em toda a parte e a todo o momento. Oxidação e redução são exemplos desses tipos de reações que ocorrem em nosso dia a dia.
 Quando dois reagentes são misturados e eles não se encontram em proporções iguais, um deles será consumido totalmente enquanto o outro poderá deixar certa quantidade sem reagir. O reagente que teve seu aproveitamento total é chamado de reagente limitante e o outro será o reagente em excesso.Um exemplo de reação química muito comum em nosso cotidiano é a reação de combustão, para que ela ocorra é necessária a presença de três fatores: um combustível, um comburente e energia de ativação. Essa reação consiste na queima de um combustível que pode ser a gasolina, o álcool, etc., através da energia de ativação (calor de uma chama, faísca elétrica), na presença de um comburente que, em geral, é o oxigênio do ar (O2). [1]
 Reações químicas que ocorrem em solução aquosa são comuns tanto em laboratório como no mundo ao nosso redor. Quando soluções aquosas de dois eletrólitos diferentes são misturadas, é frequente a precipitação de um sólido insolúvel. Para identificar o sólido deve-se saber quais são os compostos iônicos solúveis em água e quais são os insolúveis. Quando um sólido iônico se dissolve em água há uma forte interação entre as moléculas polares da água e os íons carregados que formam o sólido. O grau de solubilização depende de um balanço entre duas forças, ambas elétricas em natureza, são elas a de atração entre as moléculas da água e os íons do sólido, a qual tende a trazer o sólido para a solução. Se este fator predomina, espera-se que este composto seja muito solúvel em água. A outra força diz respeito a força de atração entre íons de cargas opostas que tende a mantê-los no estado sólido. Se este é o fator principal, espera-se que a solubilidade em água seja baixa. Além dos compostos normais iônicos, outra função química relevante é a dos compostos em coordenação metálicos, ramo inserido na química de complexos inorgânicos. Estes se caracterizam por um íon metálico central ligado covalente-mente a vários ligantes. O número de coordenação define o número de ligantes ao redor do íon metálico central. 
 Neste experimento, obteve-se como objetivo prever, com auxílio da tabela de solubilidade, as reações que ocorrem com a formação de precipitado.[2]
2. Procedimento
2.1. Materiais utilizados
11 Tubos de ensaio, Soluções de: Ácido Clorídrico, Ácido Sulfúrico e Hidróxido de Sódio, Fenolftaleína, 3 Conta-gotas, Água destilada.
2.2. Método
Dos 11 tubos, haviam 5 delas com substâncias desconhecidas a serem descobertas enumeradas de 1 a 5, enquanto os outros 6 foram utilizados para as reações químicas.
Substância tubo 1: Depois de descobrir a substância 5,cuja era o Pb(NO3)2, utilizamo-nos dessa para descobrir substância 1, que era Iodeto de Potássio [KI]
Substância tubo 2:Foi adicionado Ácido Sulfúrico (H2SO4), achou-se o Cloreto de Bário [BaCl].
Substância tubo 3:Usou-se Hidróxido de Sódio[NaOH], descobrindo-se que era Nitrato de Ferro [Fe(NO3)3].
	Substância tubo 4:Usou-se fenolftaleína e então constatou-se que era Hidróxido de Amônio [NH4OH].
	Substância tubo 5:Foi adicionado Ácido Clorídrico [HCl], encontrando assim, o Nitrato de Chumbo [Pb(NO3)2].
3. Resultados e discussão
Discutiremos agora, os pontos mais importantes da investigação das substancias.
A primeira substancia a ser procurada foi o hidróxido de amônio, onde devido a seu caráter básico deveria ser o único a apresentar uma mudança para rosa ao pingar algumas gotas de fenoftaleína, no tubo 1 houve a formação de um precipitado inconclusivo, nos tubos 2,3 não houve viragem, entretanto no tubo 4 ocorreu a mudança de cor, indicando que aquela substancia contem NH4OH, a única substancia básica dos 5 tubos.
A segunda solução à ser procurado foi a de Nitrato de chumbo, onde à adição de HCl concentrado na substancia do tubo 5 formou de maneira rápida um precipitado branco, que decantou rapidamente, como constava em nossa teoria, devido a total insolubilidade do Cloreto de Chumbo.
A terceira solução à ser buscada foi a de Cloreto de bário, onde realizando o mesmo procedimento para os outros tubos foi adicionado H2SO4 concentrado, formando assim um precipitado, branco, parcialmente insolúvel, onde segundo nossas amostras e teoria só poderia ser Sulfato de bário.
Tendo a Suspeita do tubo 3 Conter Ferro, devido a sua cor alaranjada foi adicionado uma solução de NaOH concentrado, formando um precipitado marrom escuro, Hidróxido de Ferro, concluindo desta forma que o tubo 3 continha nitrato de ferro.
Por fim, usando uma amostra da solução 5 na solução 1 formou-se um precipitado de Iodeto de Chumbo, portando esta é a solução de KI.
As reações relacionadas para os tubos consta abaixo:
KI + Pb(NO3)2 ➡ 2K(NO3) + PbI2
BaCl2 + H2SO4 ➡ BaSO4 + 2HCl
Fe(NO3)3 + 3NaOH ➡ Fe(OH)3 + 3NaNO3
Viragem da fenoftaleina para meio básico
Pb(NO3)2 + 2HCl ➡ PbCl2 + 2HNO3
4. Conclusões
 Como conclusão, com o auxílio da tabela de solubilidade (pg. 34 - Tabela 6.1 Solubilidade de algumas substâncias químicas [1]), pode-se concluir que as reações que ocorrem com a formação de precipitado são iodeto de potássio mais nitrato de chumbo (||) resultando em nitrato de potássio mais iodeto de chumbo. A segunda reação consiste em cloreto de bário mais ácido sulfúrico resultando em sulfato de bário mais ácido clorídrico, a terceira e reação envolve, nos produtos, nitrato de ferro mais hidróxido de sódio formando nos reagentes hidróxido de ferro mais nitrato de sódio. Por último, temos a reação nitrato de chumbo (||) mais ácido clorídrico, resultado em cloreto de chumbo mais ácido nítrico. [3] 
5. Referências Bibliográficas
[2] LENZI, E.; FAVERO, L.O.B.; TANAKA, A.S.; VIANA FILHO, E. A., SILVA, M. B.
Química Geral Experimental. Rio de Janeiro: Freitas Bastos Editora, 2004. 390 p.
[1] T.L. Brown, H.E. LeMay Jr., B.E. Bursten e J.R. Burdge, Química – a ciência central, PearsonPrentice Hall, São Paulo, 9ª. ed., 2005.
[3] https://pt.scribd.com/doc/52920421/TABELA-DE-CATIONS-E-ANIONS

Outros materiais