Buscar

trabalho psi e educa

Prévia do material em texto

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
 Disciplina:IE281/ Psicologia e Educação: 
 Conexões e Diálogos 
 
 Professora: Rosane Braga de Melo
 
 
 Estudo Dirigido 2
 Aluna: Tamires Suriel Nunes Araújo 
 Matrícula: 201431536-1 
 Curso: História Vespertino
 
 
1-  Qual a relação entre desenvolvimento e aprendizagem escolar defendida por Vygotsky?
Vygotsky defende que o desenvolvimento cognitivo do indivíduo se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio. A interação entre os indivíduos possibilita a geração de novas experiências que geram novos conhecimentos. A aprendizagem para Vygotsky vem por meio das experiências sociais, com a ajuda do uso de instrumentos e signos e é auxiliada pela interação entre a linguagem e a ação.
O profissional da educação deve então ajudar na aprendizagem do aluno utilizando estratégias aplicadas que o levem ao conhecimento potencial. Ele pode fazer isso através da linguagem ou com métodos dinâmicos, estimulando o trabalho com grupos e utilizando técnicas para motivar e facilitar a aprendizagem. Uma vez que para ocorrer a aprendizagem, a interação social deve acontecer dentro da zona de desenvolvimento proximal (ZDP), que é a distância existente entre aquilo que o aluno já sabe, seu conhecimento real, e aquilo que o aluno possui potencialidade para aprender, seu conhecimento potencial. Dessa forma, a aprendizagem ocorre no intervalo da ZDP, onde o conhecimento real é aquele que o sujeito é capaz de aplicar sozinho, e o potencial é aquele que ele necessita do auxílio de outros para aplicar. O professor, então, deve proceder de modo a criar uma nova ZDP a todo momento, melhorando assim a capacidade de compreensão e aprendizagem do aluno.
2-  Qual a lei do desenvolvimento das Funções psicológicas superiores formulada por Vygotsky?
A Lei do desenvolvimento das Funções psicológicas superiores é a Lei genética fundamental do desenvolvimento cultural formulada por Vygotsky, Nela Vygotsky afirma que as funções psíquicas superiores formam-se sobre a base das funções psíquicas naturais, e no contexto das relações interpessoais que contribuem para conformar o conteúdo interno e psicológico do sujeito.
3- Qual o lugar da linguagem na teoria piagetiana e vigotskiana?
Segundo Piaget, a linguagem surge após o pensamento, e ela é apenas uma das formas de expressão do mesmo. A formação do pensamento depende, basicamente, da progressão dos esquemas sensório-motores e não da linguagem em si. Esta só pode ocorrer depois que a criança já alcançou um determinado nível de habilidades mentais, sendo assim, determinantes os processos de pensamento. O foco de Piaget era o desenvolvimento cognitivo através de ações externas mais didáticas (como jogos por exemplo) Ele estabeleceu uma clara separação entre as informações que podem ser passadas por meio da linguagem e os processos que não parecem sofrer qualquer influência dela. Este é o caso das operações cognitivas que não podem ser trabalhadas por meio de treinamento específico feito com o auxílio da linguagem, ou seja, um ensino baseado não apenas usando palavras .
Já para Vygotsky, pensamento e linguagem são processos interdependentes, desde o início da vida. A aquisição da linguagem pela criança modifica suas funções mentais superiores: ela dá uma forma definida ao pensamento, possibilita o aparecimento da imaginação, o uso da memória e o planejamento da ação. Neste sentido, a linguagem, diferentemente daquilo que Piaget coloca, sistematiza a experiência direta das crianças e por isso adquire uma função central no desenvolvimento cognitivo, reorganizando os processos que nele estão em andamento. 
4- A partir dos textos de Freud “O interesse educacional da psicanálise” e “Algumas reflexões sobre a psicologia dos escolares”, responda:
a)     Quais as contribuições da psicanálise para o campo da educação no que diz respeito à discussão sobre a infância?
 
Os diálogos entre a psicanálise e a educação vem possibilitando, principalmente a partir das pesquisas de Freud, uma melhor compreensão dos educadores no que diz respeito ao desenvolvimento da criança e do adolescente. A ideia fundamental da psicanálise é a diferenciação do psíquico em consciente e inconsciente. Este trabalho objetiva apresentar possibilidades de atuações clínicas na formação do professor a partir da análise das práticas pedagógicas, visando oferecer condições aos professores para o enfrentamento de problemas do cotidiano escolar.
Melhorando assim a forma como o profissional se relaciona e auxilia seus alunos. Os grupos clínicos de análise das práticas docentes abordam a questão do cuidado e do terapêutico estabelecendo o grupo e a prática profissional como objetos de trabalho psicanalítico. Eles ocorrem no estabelecimento de ensino ou no contexto de formação pessoal.
b)     Como, para Freud, a educação pode contribuir para a emergência de doenças nervosas na vida de um sujeito?
Caso haja uma má relação entre o educador e o aluno, havendo conflitos, nos quais sendo tomadas atitudes negativas de repressão ou de forçar a normalidade no individuo, com uso de severidade desnecessária, inoportuna e sem discernimento por parte do educador (como o ato de repreender asperamente por exemplo), pode causar a perda de eficiência e da capacidade de sentir prazer em aprender e isso contribuirá para a emergência de doenças nervosas.
c)      Qual a posição de Freud sobre a proposta de a psicanálise contribuir para uma profilaxia das neuroses?
A psicanálise surge com Freud como possibilidade de compreender o fenômeno educativo através da noção de inconsciente, oferecendo as bases para pensar em uma educação que possa diminuir os efeitos ruins da repressão e oferecer um modo de profilaxia às neuroses, ou seja, uma prevenção contra futuras doenças psíquicas no futuro. Freud acreditava inicialmente que um dos meios para evitar o aparecimento de sintomas neuróticos seria oferecer uma educação não-repressiva que respondesse aos questionamentos da criança à medida que eles fossem surgindo. 
d)     Qual o lugar que um professor pode ocupar na vida de um aluno?
 
O papel do professor pode ser decisivo na vida de um indivíduo. O professor deve ocupar o lugar de um bom educador que busque da melhor forma transmitir o ensino através de uma boa didática, procurando auxiliar o aluno em seu desenvolvimento cognitivo e sendo um motivador de sua aprendizagem; Ele deve ser paciente e fazer todo o esforço para esclarecer o conteúdo, levando em consideração o ponto de vista do aluno e sua forma de ver o mundo, com o intuito de melhor lhe esclarecer as dúvidas e transmitir o conhecimento, gerando nele o interesse pelo estudo.

Continue navegando

Outros materiais