Buscar

PILATES NA GESTAÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PILATES NA GESTAÇÃO
AQUINE LIMA; CATIANE SILVA; LUANA MENEZES; MARINA SOARES
7º PERÍODO - FISIOTERAPIA
1
INTRODUÇÃO
A gravidez é um período em que a forma e as necessidades do corpo da mulher mudam constantemente, à medida que a gestação avança. Como essas alterações geram novas e diferentes demandas sobre músculos e articulações, é fundamental que a gestante adapte sua rotina de exercícios para que possa se adequar a essas mudanças.
O método Pilates é a forma ideal de exercício para proporcionar mais conforto à gestante durante a gravidez e o parto, pois seu foco está voltado à estabilidade da musculatura postural e do assoalho pélvico e no fortalecimento e alongamento suaves dos músculos.
Essa técnica é capaz de melhorar não só a força postural, mas também o equilíbrio, coordenação e a qualidade de movimentos, sem sobrecarregar as articulações (MANOLE, 2007).
2
MÉTODO PILATES
O método Pilates é uma técnica de treinamento físico que foi desenvolvida pelo alemão Joseph Pilates (1880-1965). Baseado fundamentalmente no controle e na consciência do movimento, esse método preconiza, por meio da execução de exercícios de baixo impacto, realizados no solo ou com a utilização de equipamentos e acessórios, o trabalho da flexibilidade, da força muscular, da coordenação, do alinhamento postural e da propriocepção (MORENO, 2009). 
3
Desde a sua criação, o método Pilates foi experimentado diversas vezes como forma de terapia. Um estudo recente avaliou a eficiência de uma série de exercícios, baseada nesse método, para o tratamento da dor lombar crônica e de inabilidades funcionais. Outra abordagem inovadora é a aplicação do Pilates em gestantes, como forma de prevenção de disfunções no assoalho pélvico e na coluna, as quais podem se instalar em decorrência das alterações nessas estruturas ósseas e musculares ocasionadas pela gestação (MORENO, 2009). 
4
A PRÁTICA DO MÉTODO DURANTE A GESTAÇÃO
O método Pilates é um programa de exercícios extremamente seguros e eficazes que pode ser utilizado durante a gestação. A prática do método, durante o período gestacional, proporciona excelente força dos músculos abdominais, proporcionando maior apoio das vísceras abdominais e permitindo melhor mobilidade e estabilidade da coluna vertebral. A melhora resultante em sua postura gera mais espaço para o bebê. 
Os exercícios de alongamento e fortalecimento auxiliarão no alivio das dores que com frequência se associam às mudanças que estão acontecendo no corpo da gestante. O método também causará relaxamento e um efeito calmante para a grávida (MEJIA; NASCIMENTO, 2012).
5
BENEFÍCIOS DO PILATES PARA GESTANTES:
Alonga os músculos das costas e pernas, diminuindo a dor e o desconforto;
Proporciona maior controle sobre o peso;
Aumenta o condicionamento físico;
Melhora a respiração e a circulação sanguínea;
Promove um aumento de oxigenação para o bebê;
Auxilia no período pós parto, facilitando o retorno mais rápido do abdômen, e diminui a flacidez, característica do período;
Fortalece a musculatura do assoalho pélvico ajudando a sustentação do peso da barriga e o parto normal; 
Fortalece os músculos do abdômen, melhorando a postura.
 (BENDO, 2013)
6
CONTRA - INDICAÇÕES
Casos de deslocamento prematuro da placenta;
Sangramento vaginal persistente;
Pré-eclâmpsia;
Doença cardíaca grave;
Hipertensão pela gravidez;
Retardo do crescimento intra-uterino.
OBS: se a gestante não praticava Pilates antes de engravidar, deverá esperar o término do 1º trimestre de gestação para iniciar as suas aulas. 
Se a gestante apresentar algum tipo de dor como enxaqueca, dor nas costas, dor abdominal ou sintomas como dispnéia, edema, náuseas, contrações uterinas, fraquezas musculares, a atividade física deve ser cessada.
7
EXERCÍCIOS DE PILATES PARA GESTANTES
ELEVAÇÃO DA PERNA RETA
9
FORTALECIMENTO DE GLÚTEOS
10
PONTE
11
GATO ARREPIADO
12
SAUDAÇÃO AO SOL
13
14
15
16
ALONGAMENTO DE PERNAS
Especialmente durante a gravidez, os exercícios de Pilates devem ser realizados com concentração máxima, lentidão e precisão dos movimentos. Contrair os músculos do pavimento pélvico enquanto realiza os exercícios é indispensável porque eles melhoram a irrigação sanguínea e melhoram o tônus, combatendo a perda de urina.
17
REFERÊNCIAS
BENDO, Priscila. Os Benefícios do Pilates na Gestação. Disponível em: <http://revistapilates.com.br/2013/09/10/os-beneficios-do-pilates-na-gestacao/>. Acesso em: 01 Set. 2015.
MEJIA, Dayana Priscila Maia; NASCIMENTO, Tatiana Guiomar. O método pilates aplicado à ginecologia obstetrícia: benefícios durante o período gestacional e para o parto natural. Disponível em: <http://portalbiocursos.com.br/ohs/data/docs/35/17_-_O_mYtodo_pilates_aplicado_Y_ginecologia_obstetrYcia.pdf>. Acesso em: 01 Set. 2015.
MORENO, Adriana L. Fisioterapia em Uroginecologia. 2 ed – Barueri, SP: Manole, 2009. 
PINHEIRO, Marcelle. 6 Exercícios de Pilates para Gestantes. Disponível em: <http://www.tuasaude.com/6-exercicios-de-pilates-para-gestantes/>. Acesso em: 31 Ago. 2015.
PRADO, Thays. 10 Exercícios de Pilates para Grávidas. Disponível em: <http://mdemulher.abril.com.br/fitness/bebe/exercicios-de-pilates-para-gravidas>. Acesso em: 01 Set. 2015.
18

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais