Buscar

Estudo dirigido Desv. humano I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Quais são as teorias de Helen Bee? Fale sobre as principais características de cada uma.
Teoria da Psicanálise – Freud e Erickson
Nosso comportamento é regido pelo nosso inconsciente. Para Freud essa força que rege nosso comportamento se chama libido que seria uma energia ou pulsão.
Para Erickson isso se dá através do Lifespam.
Teorias Biológicas – 
Nosso tendência do comportamento são programadas pelos nossos genes ou são influenciados por processos fisiológicos como os hormônios. O ambiente não é o mais importante.
Teoria do Comportamento - Albert Brandura
Enfatiza a experiência. O comportamento é moldado por processos de aprendizagem. Dois processos são o Condicionamento Clássico e o Operante. A aprendizagem pode se dar somente pela observação.
Teoria do Desenvolvimento cognitivo – Piaget e Vygotsky
A natureza do comportamento é de acordo com o ambiente. Piaget não acredita na moldagem do individuo pelo ambiente, e sim busca interagir aprendendo através da exploração, manipulação dos objetos. Levy Vygotsky destaca que o desenvolvimento da criança se dá num ambiente social e das interações que ele estabelece com os outros.
Fale sobre Resiliência.
É a capacidade de uma pessoa transpor as adversidades e dificuldades da vida superando os desafios de forma salutar e positiva e transformando em aprendizado de modo que a experiência reflita em conquistas e melhorias. A resiliência, contudo não está isenta de vulnerabilidade, dor, sofrimento e fatores de risco como problemas socioeconômicos, envolvimento com drogas, pobreza extrema entre outros. Estes fatores precisam existir para que haja resiliência. Pessoas resilientes tendem a ver o negativo como oportunidade e nesse processo a espiritualidade tem uma forte influencia para a superação do individuo. 
 Como o desenvolvimento e sistema familiar pode afetar o sujeito ?
O bem-estar emocional dos pais é significativo no desenvolvimento infantil. Isso leva em conta fatores como atenção dispensada aos filhos, cuidados e afetividade, equilíbrio emocional, educação, lazer, trabalho, rotina entre outros. Para isso o equilíbrio dos pais se dá mediante um núcleo familiar bem planejado, organizado e estruturado. Ter uma rede social de apoio de amigos ou instituições também colabora para esse bem-estar. Porém quando fatores como baixa escolaridade, dificuldade econômica, baixa renda, trabalho instável perda financeira entre outros estão envolvidos estudos mostram como isso influencia na vida familiar causando inclusive o estresse por sobrecarga de tempo e depressão. Pais alegam não ter tempo suficiente para se dedicarem aos filhos, amigos, família e ao lazer por excesso de atividades cotidianas que dão a sensação de realizarem mais tarefas do que o tempo disponibiliza e estão presos em rotinas que interferem diretamente na vida familiar e no sono. A depressão também tem sérias implicações no relacionamento familiar já que muitas vezes leva o individuo ao isolamento. 
O que podemos concluir a partir do estudo de gêmeos?
É uma discussão sobre a hereditariedade e o ambiente. Quais padrões do desenvolvimento seriam herdados e quais aprendidos com a experiência. Quais são inatos e com possibilidades de mudança pela influencia do ambiente. Para isso a área que estuda a genética do comportamento pesquisa comparando gêmeos idênticos e fraternos e crianças adotadas com filhos biológicos. No caso de gêmeos idênticos que tem a mesma carga genética, pode-se observar que características emocionais semelhantes como a esquizofrenia, QI, introversão, extroversão, são frequentemente identificadas em ambos mesmo tendo sido criados em separado revelando assim a influencia da genética. O que já não se revelou em estudos com gêmeos fraternos. Entre filhos biológicos e adotados observou-se que a carga genética é de extrema influencia uma vez que nos filhos adotados prevalecem as características dos pais biológicos. Porém os fatores ambientais, onde são criados tem uma forte influencia sobre as formações morais e de valores culturais e sociais independente da genética.
Certas pre-disposições genéticas no caso de doenças mentais para serem desenvolvidas também dependem que o ambiente seja propicio ao seu desenvolvimento. Um conjunto de experiências são necessárias para que uma doença seja desencadeada.
Explique o que é life-spam e quem criou essa teoria. 
Life-spam ou Ciclo vital: – Erick Erickson
Defende que a aprendizagem/desenvolvimento se dá durante todo a processo de vida, buscando a construção e o reconhecimento de sua identidade. Vai da infância até a velhice, mas o período crucial da formação da personalidade é na adolescência.
Erickson propõe 8 estágios onde em cada um deles acontece uma crise normativa. Na crise há duas possibilidades de saída, mas uma será a predominância de como o ser agirá diante delas.
0-17 meses: confiança x desconfiança:
Desenvolver a confiança em seus pais, para a obtenção de suas necessidades afetivas e orgânicas. Quando bem estabelecido cria uma segurança, estabilidade e tranquilidade em seu mundo. Ajuda a desenvolver a autonomia na segunda fase. A desconfiança gera sentimentos opostos.
18 meses – 3 anos: autonomia x Dúvida e vergonha:
Quando a confiança está bem estabelecida a criança é levada a desenvolver sua autonomia através do ousar, tentar, fazer e buscar suas capacidades, mesmo que estas gerem uma desaprovação ou repreensão. Caso contrário há dúvidas sobre sua capacidade e uma vergonha dela.
3 – 6anos: Iniciativa x culpa:
A criança aumenta ainda mais sua capacidade criativa e necessita do apoio dos pais, caso contrario ela pode se sentir culpada por querer criar, explorar, fazer algo que talvez não devesse.
6 – 12 anos: Produtividade x Inferioridade:
Marcado com o início da alfabetização, e sua relação com grupos sociais onde vem a desenvolver sua habilidade de interação e capacidade de corresponder com as demandas sentindo-se produtiva. Caso contrário há um sentimento de inferioridade de não corresponder com as expectativas.
12 – 18: Adolescência:
É o processo de formação de sua identidade. A mudança do concreto para o abstrato. Detectar seus valores, sua cultura, costumes, vida familiar, quem ele é e como ele está inserido nisso. Sua capacidade de fazer escolhas e seus diversos papéis dentro da sociedade.
25 – 39 anos: Intimidade x Isolamento: Adulto Jovem:
Se estiver bm estabelecido sua identidade, poderá sem problemas desenvolver um círculo de amizades ou amorosas. Caso contrário tenderá a ser mais isolado.
40 – 65 anos: Generatividade x Estagnação: Adulto intermediário:
O adulto maduro tende a querer ser um direcionador, orientador além de sentir necessidade de passar sua experiência adiante. Ter um sentimento de continuidade. A estagnação seria o oposto disso.
65 anos em diante: Integridade x Desesperança:
A velhice pode proporcionar um estado de dever cumprido De integridade. De que sua vida foi produtiva, deixou experiências através de sua existência. Porém há aqueles que sentem que sua vida passou e nada foi feito, nada foi produzido.
O que é e quem desenvolveu o modelo ecológico do desenvolvimento:
 Modelo Ecológico do desenvolvimento: - Urie Bronfenbrenner.
Propõe um modelo explicativo que leva em conta o contexto social no qual o individuo está envolvido não só da situação imediata mas também os diferentes sistemas que o envolvem. 
São eles: Microssistema, Mesossistema, Exossistema e Macrossistema. Através da descrição e análises sistemáticas dos contextos, das interconexões entre eles e dos processos mostra como eles podem afetar o seu desenvolvimento.
Microssistema: Núcleo Familiar
Relação onde a criança está diretamente envolvida. A família.
Mesossistema: Comunidade Imediata
Inter-relações entre dois ou mais ambientes nos quais a criança tem participação direta. Escola, Parentes, praça, vizinhos.
Exossistema: Comunidade Social e Institucional 
Ambientes onde a criança não está diretamente envolvida, porém tem influencia sobre ela. Trabalho dos pais, igreja,clube, bancos, amigos dos irmãos.
Macrossistema: Valores sociais e políticos, culturais.
Culturas diferentes ,religião, leis,

Outros materiais