Buscar

Sociedades Limitadas e Anônimas

Prévia do material em texto

AULA 6
A Sociedade Limitada é considerada uma das sociedades mais usuais no Direito Brasileiro, já que a responsabilidade dos sócios está restrita ao valor de suas quotas, estabelecendo nítida separação entre o patrimônio pessoal dos sócios, que não podem ser atingidos pelas obrigações.
Seu capital social é a contribuição inicial dos sócios para a formação da sociedade. 
O ato inicial para a contribuição do capital social representa uma manifestação de vontade em tornar-se sócio da sociedade, podendo a subscrição ocorrer de imediato ou em até 180 dias.
São as normas relacionadas às responsabilidades dos sócios:
Limitada: Cada sócio responde pelo valor de sua quota-parte, mas todos são solidários pela integralização total do capital social.
Ilimitada: O patrimônio dos sócios não pode se alcançado por dívidas contraídas pela sociedade. Salvo quando da: 
existência de créditos tributários (art. 135, III, CTN);
existência de créditos da Seguridade Social (art. 13, Lei 8.620/93); 
aplicação da Teoria da Desconsideração.
Subsidiária: Enquanto não esgotado o patrimônio social, não pode a execução recair sobre bens particulares dos sócios.
Vamos conhecer os direitos e deveres dos sócios nas Sociedades Limitadas?
Direitos
Participar no resultado social
Contribuir para as deliberações sociais
Fiscalizar a administração
Retirar-se da sociedade
Deveres
Integralização do capital social
Lealdade
Sigilo
Informação
A Administração da Sociedade Limitada compete aos sócios determinados pelo contrato social ou a terceiros estranhos à sociedade. Assim, o administrador da sociedade limitada poderá ser sócio ou não, nomeado em contrato ou ato separado.
As deliberações dos sócios serão computadas conforme a participação destes na sociedade, podendo ser realizadas em assembléia ou reunião de sócios.
Sociedade Anônima
É regida pela Lei 6.404/76, usualmente utilizada para constituição de sociedade que necessita de grandes investimentos. Por disposição legal, será sempre mercantil, independentemente de seu objeto social.
Seu Capital Social divide-se em ações, as quais representam valores mobiliários, que limitam a responsabilidade do acionista. 
O limite desta é o preço de emissão (subscrição).
Sociedade Anônima é classificada:
Sociedade anônima aberta
Sociedade anônima fechada
Na Sociedade anônima aberta, os valores (A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é responsável por supervisionar e controlar o mercado de capitais no Brasil. É uma autarquia federal, regulada pela Lei 6.385/76) mobiliários estão em negociação no mercado de valores mobiliários, a cargo do mercado de balcão ou das bolsas de valores. Já na fechada, seus valores mobiliários não estão em negociação nesses mercados.
Veja como é classificado o mercado de capitais da Sociedade Anônima.
Mercado Primário: Opera a subscrição de valores mobiliários emitidos pela companhia.
Mercado Secundário: Opera a compra e venda de ações por intermédio das bolsas de valores.
Mercado de Balcão: Opera emissão de valores mobiliários de companhia aberta, perante terceiros, por meio de um banco. Integra tanto o mercado primário como o secundário.
Bolsa de Valores: Pessoa jurídica de direito privado cuja função é ampliar o volume de negócios nos mercados de capitais, operando a compra e venda de ações ou de outros valores mobiliários.
A Sociedade Anônima poderá ser constituída por escritura pública ou particular, devendo em ambos os casos atender a certos requisitos. Veja quais são:
Subscrição, de pelo menos, duas pessoas de todas as ações em que se divide o capital social.
Realização inicial de 10%, do preço de emissão das ações subscritas em dinheiro.
Efetivação do depósito (O valor da efetivação em dinheiro poderá variar conforme objeto da companhia) da parte do capital em dinheiro no Banco do Brasil ou em outro estabelecimento bancário autorizado pela CVM.
As ações representam uma parcela do capital social da companhia (Sociedade Anônima). Aquele que adquirir uma ação será considerado acionista. As ações possuem valores mobiliários, emitidos pela própria companhia com a finalidade de captar investidores.

Continue navegando