Buscar

APOL1 NEGOCIAÇAO SILVANA 100 (1)

Prévia do material em texto

Questão 1/5
O imaginário popular, no passado, colocou em foco a figura do profissional persuasivo: aquele capaz de vender uma geladeira a um esquimó; aquele que tirava uma vantagem desproporcional de outro lado e sempre “se dava bem”; ou, ainda, aquele negociador “durão” que não deixava o outro lado levar vantagem. Expressões como “vendedor pit bull”, “vendedor pé na porta”, “chefe mão de ferro” e “negociador irredutível” ajudaram a construir o mito de que uma abordagem vendedora é aquela em que uma das partes sempre ganha enquanto a outra sempre perde. Isso se constitui em um grande engano. Costa (2013) indica três tipos de negociação que contrapõem a abordagem descrita acima, sendo elas: 
I. GANHA-GANHA
II. GANHA-PERDE
III. PERDE-PERDE 
Estes tipos de negociação são descritas aleatoriamente em sequência. 
A. Ocorre quando uma das partes ganha e a outra perde.
B. É aquela em que as duas partes perdem.
C. São negociações em que todas as partes ganham, realizando um bom negócio e usufruindo, dessa forma, de uma relação que pode se estender ao longo dos anos e ser vantajosa para todos. 
Assinale a alternativa que relaciona corretamente os tipos de negociação com suas respectivas descrições.
	
	A
	• I-A, II-B, III-C
	
	B
	• I-B, II-C, III-A
	
	C
	• I-C, II-A, III-B pag 32
	
	D
	• I-A, II-C, III-B
Questão 2/5
Se você consultar o Novo Dicionário Aurélio Eletrônico verá que a palavra administração significa “ação de administrar” ou “conjunto de princípios, normas e funções que têm por fim ordenar a estrutura e funcionamento de uma organização”. Já a palavra empresa significa “empreendimento, aquilo que se empreende”. Do ponto de vista econômico, segundo esse mesmo dicionário, “empresa é uma organização econômica destinada à produção ou venda de mercadorias ou serviços, tendo como objetivo o lucro”. 
A partir desta discussão assinale a alternativa que descreve, corretamente, a expressão “administração de empresas”.
	
	A
	É a ação de dar direção, de administrar através de um conjunto de princípios, normas e funções, os quais propiciam a ordem do funcionamento de organizações, em geral, com fins lucrativos, destinadas à produção e comercialização de mercadorias, bens ou serviços.
	
	B
	É a ação de dar direção, de administrar através de um conjunto de princípios, normas e funções, os quais propiciam a ordem do funcionamento de organizações, em geral, sem fins lucrativos, destinadas à produção e comercialização de mercadorias, bens ou serviços.
	
	C
	É a ação de dar direção, de administrar através de um conjunto de princípios, normas e funções, os quais não propiciam a ordem do funcionamento de organizações, em geral, com fins lucrativos, destinadas à produção e comercialização de mercadorias, bens ou serviços.
	
	D
	É a ação de dar direção, de administrar através de um conjunto de princípios, normas e funções, os quais propiciam a ordem do funcionamento de organizações, raramente, com fins lucrativos, destinadas à produção e comercialização de mercadorias, bens ou serviços.
Questão 3/5
Visando à implantação de métodos científicos de trabalho na administração, Taylor estabeleceu os princípios da administração científica para atingir os objetivos de maximizar produção e minimizar custos. Assinale a alternativa que indica, corretamente, o princípio da administração científica descrito a seguir. 
“Pressupõe que um trabalhador deve ser escolhido para determinada tarefa de acordo com suas aptidões para o desempenho daquela função. Habilidades e vocação devem ser levadas em consideração no momento da seleção, uma vez que o treino – repetição persistente de um mesmo movimento –, aliado à aptidão, fará com que a tarefa seja sempre melhor cumprida, gerando aumento de produtividade para a empresa.”
	
	A
	Trabalho em conjunto.
	
	B
	Ênfase na eficiência.
	
	C
	Plano de incentivo salarial.
	
	D
	Seleção científica do trabalhador. Pag 29
Questão 4/5
A oportunidade é interessante para a empresa que representamos? A pergunta que acabamos de destacar nem sempre terá uma resposta fácil, visto que é difícil destacarmos uma oportunidade que surge à nossa frente.  Essa análise é facilitada se usarmos alguns parâmetros que auxiliem na decisão, tais como: 
I. LUCRATIVIDADE
II. RISCO
III. SATISFAÇÃO DO CLIENTE
IV. POLÍTICAS
V.  PREÇOS
VI. DIFERENCIAIS COMPETITIVOS
VII. EXIGÊNCIAS NÃO RAZOÁVEIS 
Abaixo são expostos comentários e/ou questionamentos aleatórios sobre estes parâmetros: 
A. O atendimento à oportunidade fere alguma política da empresa, como, por exemplo, a existência de um valor mínimo estabelecido por ela ou uma regra que não permite a venda de equipamentos de alta tecnologia a determinados países?
B.O cliente não está valorizando algumas características exclusivas de sua oferta, que implicam custos mais altos, ou está baseando a sua decisão somente no preço, tendo pedido uma proposta para competidores com uma oferta muito inferior, porém muito mais barata.
 
C.   Há risco de a empresa não cumprir os prazos dos contratos? Há formas de contingenciar esse risco? Ele é aceitável em face dos ganhos previstos?
D.   O cliente está solicitando uma característica que inviabiliza a proposta. Como, por exemplo, um suporte técnico em dez capitais diferentes sem custo adicional, sendo que a sua empresa não tem condições de prestar esse serviço.
E.    Essa é uma variável importante. Ela prevê se a empresa terá lucro na transação. Algumas oportunidades demandam margens de lucro tão baixas que podem levar a um risco muito grande de resultarem em prejuízo, se houver uma variação inflacionária do contrato.
F.    A oportunidade tem um custo tão alto que a empresa não será capaz de propor uma oferta competitiva.
G.   A recusa da oportunidade pode afetar negativamente o relacionamento com o cliente? A aceitação, ocorrendo em condições precárias de atendimento, afeta esse relacionamento? 
Assinale a alternativa que relaciona corretamente os parâmetros com seus respectivos comentários e/ou questionamentos.
	
	A
	• I-C, II-B, III-F, IV-A, V-G, VI-D, VII-E
	
	B
	• I-E, II-C, III-G, IV-A, V-F, VI-B, VII-D pag 98
	
	C
	• I-A, II-B, III-C, IV-D, V-E, VI-F, VII-G
	
	D
	• I-G, II-F, III-E, IV-D, V-C, VI-B, VII-A
	
	
	
	
	
Questão 5/5
Respondendo a questão a seguir, assinale a alternativa que contém as palavras que preenchem corretamente as lacunas do texto.  
Qual é a diferença entre gestão empresarial e administração empresarial? 
A partir da década de 1990, os estudiosos do campo da administração introduziram uma nova terminologia a ela, buscando tornar ainda mais abrangente a denominação dessa atividade humana. Assim como a palavra administração, a palavra gestão significa “gerir”, “administrar”, entretanto, é entendida pelos meios acadêmico e empresarial como mais ________ que o primeiro termo. Segundo Aktouf, citado por Scatena (2011), gerir é ________ e ________ administrar. Administrar é, dessa forma, uma ________ da ação de gerir.
	
	A
	específica – menor – não abrange – aplicação.
	
	B
	ampla – maior – abrange – aplicação. Pag 20
	
	C
	ampla – maior – abrange – menção.
	
	D
	específica – menor – não abrange – menção.
Avaliação finalizada com sucesso. Anote o número do seu protocolo.
Sua nota nesta tentativa foi: 100

Continue navegando