Buscar

direito constitucional I aulas 8

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
NACIONALIDADE
*
*
CONCEITO:
“é o vínculo jurídico que se estabelece entre um indivíduo e o Estado, pelo qual aquele se torna parte integrante do povo deste.”
 
É o direito interno de cada Estado que define quem são os seus nacionais, sendo que o conceito de estrangeiro ocorre por exclusão, ou seja, quem não for considerado nacional de um país, será estrangeiro.
*
*
MODOS DE AQUISIÇÃO DA NACIONALIDADE:
1. Primário ou originário: é resultante de um ato natural (nascimento) e se subdivide em dois critérios jus soli ou critério da territorialidade, onde a nacionalidade se dá pelo local do nascimento, sendo um critério adotado pelos países do “novo mundo”.
 
O segundo critério é o jus sanguinis ou critério da consangüinidade, onde a nacionalidade é determinada pela origem dos ascendentes do indivíduo. São considerados nacionais todos os que possuem ascendentes da mesma nacionalidade, até um determinado grau. Ex. Itália, França, Japão.
*
*
2. Secundário ou adquirido: neste modo, a nacionalidade é conseguida através da naturalização (ato pelo qual a pessoa adquire a nacionalidade de outro país). Da mesma forma como ocorre com o modo primário, existem 2 critérios de aquisição secundária de nacionalidade:
 
Naturalização tácita, onde o silêncio é tido como manifestação de vontade em adquirir a nacionalidade brasileira (art. 12, II, “a”).
 
Naturalização expressa, a qual depende de manifestação da vontade da pessoa interessada, que deverá expressamente requerê-la (art. 12, II, “b”).
*
*
POLIPÁTRIDAS E APÁTRIDAS:
Tendo em vista que compete ao direito interno fixar os critérios de aquisição da nacionalidade, é possível a existência de polipátridas (pessoas com diversas nacionalidades) e apátridas (pessoas que não possuem pátria).
*
*
DISTINÇÃO ENTRE BRASILEIROS NATOS E NATURALIZADOS:
além das distinções previstas no art. 12, § 3º, temos:
 
* A não extradição do brasileiro nato em hipótese alguma, sendo que o naturalizado poderá ser extraditado por crime cometido antes da aquisição da nacionalidade ou por comprovado envolvimento com o tráfico de entorpecentes (art. 5º, LI).
 
* Apenas brasileiros natos podem participar do Conselho da República, como representantes dos cidadãos (art. 89, VII)
 
* A propriedade de empresa jornalística ou de radiodifusão é privativa de brasileiro natos ou naturalizados há mais de 10 anos (art. 222).
*
*
QUASE NACIONALIDADE OU TRATADO DE RECIPROCIDADE (art. 12, § 1º).
 
 PERDA DA NACIONALIDADE (art. 12, § 4º)
 
 REAQUISIÇÃO DA NACIONALIDADE: da mesma forma que a CF/88 prevê hipóteses de perda da nacionalidade, a legislação infraconstitucional (lei 818/49) admite duas formas de reaquisição:
 
* Ação rescisória para o caso do art. 12, § 4º, I;
 
* Por decreto presidencial para o caso do art. 12, § 4º, II.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando