Buscar

Anotações de Aula Metodologia Científica

Prévia do material em texto

AULA 01 – METODOLOGIA CIENTÍFICA
Ciência – nem sempre teve a aceitação que tem hoje. É construída no dia a dia.
O que é conhecimento? – é um processo inacabado e em constante transformação. Não é engessado. É sempre possível continuar estudando para chegar a novas constatações. Cada pesquisa da pequenas contribuições a respeito a cada teoria. É um processo de que demora e tem ajuda de vários profissionais. Homem transforma o mundo e é transformado – é preciso sensibilidade do observador para sua área. A ciência é uma das formas de conhecimentos (há o conhecimento tradicional, como os dos índios sobre plantas por exemplo).
Ciência e exclusividade – houve um tempo, na idade média, que a ciencia era exclusiva de algumas poucas pessoas e controlada pela igreja. Havia outro olhar sobre a ciência. Os resultados científicos tbm não eram levados para muitas pessoas – o que acontece até hoje. Muita coisa permanece nos laboratórios. 
DICA DE FILME: O NOME DA ROSA
Ciência carrega dinâmica reveladora – se pesquisa para trazer revelações a uma área.
Confiabilidade da ciência e avaliação por pares – o que é uma ciência confiável? É conhecimento popular ou cientificamente comprovado? Confiabilidade se refere ao fato de que as pesquisas trazem confiabilidade para o tema. Avaliação por pares – quando se acaba um trabalho se é submetido à avaliação por pares – isso é, é avaliado por cientistas da sua área. Cientistas grandes qd publicam em revistas grandes tbm se submetem a isso. 
Estado da arte – termo importante – para que se inicie uma pesquisa é preciso conhecer o estado da arte daquela área – é preciso saber o que já foi publicado sobre aquele tema para dar um passo a frente. 
Na idade média os detentores do conhecimento foram até perseguidos pois tinham teorias diferentes da igreja. Teorias estavam prontas e ponto final. Não havia interesse em adquirir novos conhecimentos. – Ex. Galileu Galilei – condenado pela inquisição a negar suas teorias em publico, lendo um manuscrito não escrito por ele para tal. Contestava os dogmas da igreja por meio de pesquisa empírica. Considerava que a matemática era um meio de obter certeza de algo e defendia que tudo deveria ser medido. 
Defensores da ciência alegam não haver critérios objetivos para decidir a respeito do valor das teorias – alguns falam que teorias são insubstituíveis e outros q n.
Thomas Kuhn – teorias são deixadas de lado por não serem capazes de resolver os seus problemas, anomalias. Teorias podem contar com colaboração de outras pesquisas para poder seguir em frente.
Relativismo radical – fatos são estabelecidos por teorias e essas são de livre escolha dos cientistas, então não há critérios válidos para decidir acerca da validade das teorias e todas tem o mesmo valor. 
Escolha de cada teoria está relacionada tbm as crenças – condicionada ao meio em que o pesquisador vive. Algumas teorias são defendidas em uma época e não em outras, ou em alguns países são mais importantes do que em outros.
Teoria é composta por conjunto organizado de argumentos – os centrais sustentam a teoria.
Princípios organizadores dos raciocínios lógicos ou argumentos:
Principio da identidade – sujeito acusado de um ato deve ser identificado – objeto de pesquisa não deve gerar dúvidas
Principio da não contradição – aplica-se nas definições formalizadas que são diferentes nas argumentações – não pode haver ambiguidade
Princípio do terceiro excluído – apenas duas qualidades podem ser atribuídas ao sujeito da proposição, não deve haver terceira na disputa.
Situações sociais e técnicas para estabelecer o verossímil:
Situação dialética – debate entre duas pessoas, ou até por 1 pessoa só pensando nos pros e contras de um problema.
Situação retórica – contraparte da dialética, busca persuadir o público.
Situação de exposição – apresentar conhecimento confiável a quem precisa e quer aprende-lo.
Conhecimento científico x senso comum – diferencia-se pela sistematização. Toda pessoa tem o conhecimento popular embutido e isso tbm traz instrumentos para pesquisador buscar conhecimento científico. Todo conhecimento popular tbm pode entrar na pesquisa cientifica de modo sistematizado.
EXERCÍCIO AULA 001
A construção do conhecimento científico caracteriza-se quando:
Teoria formalizada pela pesquisa cientifica deve ser precisa, mas quando se acaba uma pesquisa ela não deve estar pronta. Pode ser teórica ou pratica e feito de maneira que se possa compreender e verificar. 
Resposta c.
AULA 002 – METODOLOGIA CIENTÍFICA
Fatores que distinguem conhecimento cientifico dos demais: caráter cumulativo, uso do método e sistematização de informações. Porém, o próprio termo ciência possui varias definições. 
Como ocorre a sistematização ocorre? Ex. “todo cisne é branco” – até que observador encontre outro cisne, de outra cor, vai acreditar que todo cisne é branco. Porém, facilmente se achará diferenças porque o mundo não é perfeitamente ordenado. Em diferentes ocasiões irão ocorrer conclusões diferentes. A partir das praticas ou observações é q são possível de se construir conhecimento cientifico. Há sempre duas dimensões para as praticas: efetividade e inferencial.
Efetividade – constituída por duas qualidades: eficácia e eficiência. Avaliada pela realização dos objetivos. Se foram alcançados, foram efetivos, eficazes. Um procedimento pode ser eficaz e muito dispendioso, logo, ineficiente. Ex. no meio de uma pesquisa obteve-se um resultado negativo, porem, mesmo esses resultados fazem parte da pesquisa e ajudam na compreensão do que se pesquisa. 
Inferencia – de outra natureza, refere-se aos argumentos usados para explicar porque são eficazes e eficientes. Exclui as alternativas ou as hipóteses. Hipóteses são as respostas possíveis as perguntas das pesquisas. Para toda pesquisa é preciso que se faça uma pergunta de pesquisa no inicio. Esquema da inferência é denominado silogismo – palavra grega que significa tanto inferência quanto dedução:
Todo homem é mortal – premissa maior;
Sócrates é um homem – premissa menor, que leva a conclusão;
Logo, Sócrates é mortal – conclusão.
É um método dedutivo. 
Decisão Salomônica – Salomão decide cortar a criança ao meio para que fique com as duas mães – uma mãe abre Mao da criança e então Salomão entende que ela é a mãe verdadeira – exemplo de dedução. Não é decisão lógica e racional. Os argumentos acerca deles mesmos não se resolvem pela escolha de uma das afirmações. 
Dilema do mentiroso – “todos os minoicos são mentirosos” (disse o minoico) – ou ele diz a verdade ou mente e então todos os monoicos são mentirosos. 
É preciso conhecer os argumentos e estudar sua validade. Há argumentos perfeitamente lógicos que não são válidos do ponto de vista experimental ou empírico. Ex. esfera mais pesada cai mais rápido que a menor – é lógico, mas Galileu provou que nem sempre é verdadeiro pois depende do atrito do ar. 
Após a publicação do método cientifico, rapidamente, o mundo foi evoluindo, principalmente no que diz respeito às ciências naturais. Um exemplo de mudança rápida que aconteceu, devido a pesquisa com métodos científicos é o do transporte. Todo tipo de pesquisador carrega a responsabilidade de fazer um bem a sociedade e a humanidade. 
Como ocorre a caracterização da ciência? 
Ciências construtivas – as matemáticas e a lógicas. Desenvolvem seus argumentos, um sobre o outro, a partir de axiomas ou hipóteses, construindo argumentos validos. 
Ciências reconstrutivas – são outras ciências, não matemáticas, querem reconstruir os fenômenos para explicá-los. Aspecto inferencial é uma reconstrução do fracasso para sabê-lo como realiza-lo de maneira eficaz e eficiente. Argumentos usados nas ciências reconstrutivas não são válidos por serem lógicos, mas por serem adequados ao que se está estudando. Os argumentos servem geralmente pra uma pesquisa e não para outra. 
SUGESTOES DE VIDEOS: Charles Darwin e a Arvore da Vida, o Paraíso perdido de Darwin, Charles Darwin. 
Cavaleiro de Lamarck foi o primeiro a observar que espécies procedemas anteriores e se modificam para se adaptar ao meio. 
Charles Darwin realiza sequencia de pesquisa que refina o que foi proposto por Lamarck. Propôs que a sucessão de espécies depende da seleção natural e seleção sexual. Natural ocorre por um acaso, ocorre por mudanças ambientais que forçaram desaparecimento e continuidade das espécies mais adaptadas. Não é preciso evocar explicação mais complicada porque natureza seleciona. 
Seleção sexual ocorre quando fêmea seleciona os machos para manter as características das espécies. Não se trata de escolha intencional, mas sensorial, uma percepção de apreensão de características da própria espécie. 
Darwin faz toda a sistematização partindo da teoria de Lamarck. Utiliza de critérios de argumentação cientifica conhecido como “navalha de Occam” (principio da parcimônia), atribuído a Guilherme de Occam (sec. XIV) que recomenda recorrer a premissas estritamente necessárias para fazer condução da observação cientifica. 
Conhecimentos científicos reconstrutivos referem-se a fenômenos delimitados no espaço e no tempo e tem validade estabelecida em cada ciência, não são conhecimento generalizados. 
Haveria um método geral para construir conhecimento confiáveis? Não há um método generalista que sirva para todas as coisas. Há somente regras de condutas e analises dos argumentos, que tem como objetivo estabelecer a verdade do que se diz acerca do sujeito ou de uma proposição. Porém o método depende muito da ciência reconstrutiva sendo estudada. Não há um método apenas. O método é um conjunto de procedimentos vinculados ao objeto, sujeito da proposição, de cada ciência. Em uma pesquisa é possível inclusive mesclar métodos. 
EXERCÍCIO 002
Um trabalho acadêmico é um trabalho sempre escrito e está sempre relacionado a formação do estudante.
Trabalho acadêmico deve mostrar conhecimento sobre o assunto escolhido e deve ser expressado no trabalho.
Podemos considerar como trabalhos acadêmicos as sinopses, criticas, paper, folhetos, artigos, dissertação, 
Um projeto de pesquisa também pode ser considerado um trabalho acadêmico, publicações periódicas, relatórios técnico-científicos.
AULA 03 – METODOLOGIA CIENTÍFICA
Pesquisa Científica no Brasil
Pesquisa é toda busca que visa a descoberta de novos conhecimentos. Esses conhecimentos são científicos. Esses conhecimentos não devem ficar guardados – sociedade precisa conhecer os resultados porque tem direito a isso. 
Conhecimento e Sociedade
Evolução na ciência demorou acontecer. Desde a revolução industrial até primeiras décadas do século 21 aconteceram avanços grandes em todas as áreas da ciência. A ciência vem ganhando corpo através das pesquisas feitas e divulgadas. Na década de 80 o Brasil era responsável Poe 0,4% da produção cientifica mundial. Hoje conta com 2,7% e está ranqueado em 13º lugar mundial. Isso está ocorrendo porque há investimento no ensino superior e dentro destes centros é onde são desenvolvidas muitas pesquisas cientificas. Há investimento também das universidades em pesquisas e investimentos em agencias de fomento. No passado a pesquisa era muito restrita a universidades publicas, mas hoje as universidades particulares também participam muito da pesquisa cientifica. Houve também muito investimento na pós-graduação, mestrados, doutorados e programas de iniciação científica. Tudo contribui para elevar nossos índices. Porem, algumas patentes, como a da saúde, estão um pouco tímidas. 
Qual o papel dos pesquisadores? – Auxiliar na pesquisa durante o curso, fazendo-a em diversos ambitos, identificando nosso papel e contribuindo. 
Como as pesquisas estão chegando a sociedade? – Pesquisador precisa saber dos canais frequentes para divulgação de seu trabalho. A pesquisa não deve ser direcionada apenas aos pares, mas também ao público em geral. A pesquisa deve beneficiar também a sociedade. Algumas vezes são pesquisas mais especificas, mas mesmo assim, seu publico precisa conhecê-la.
Interesse do Brasileiro por pesquisa – algumas áreas de interesse estão mais ligadas ao grande publico e essas são as que chegam com mais facilidade à sociedade. Mas, nem todas elas estão chegando ao grande publico. Uma pesquisa realizada pelo CNPQ em 2006 descobriu que 37% da população não sabe e não compreende o que é ciência, 24% não tem tempo para se informar sobre isso e 7% diz que não precisa saber sobre isso. Esse dado é muito importante para pesquisadores, pois permite saber como o público está recebendo a ciência. A mesma pesquisa revelou que as áreas de mais interesse da população com interesse em ciência são a da saúde, informática e agricultura. 
Há vários canais de divulgação para cientistas, ainda mais atualmente. É possível divulgar pesquisas em meios formais, mas também nas redes sociais, de maneira independente que nem sempre está ligada a um grupo de estudo ou universidade. 
Em 2010 a pesquisa descobriu que 36,7% da população não sabe e não compreende o que é ciência, 16,8% não tem tempo para se informar sobre isso e 3,6% diz que não precisa saber sobre isso. Houve um pouco de evolução nos resultados, que mostra um pouco mais de interesse da população. Porem o numero dos que não entendem ainda é grande – de alguma forma a linguagem não está sendo adequada para atingi-los. 
Onde estão esses pesquisadores? Não estão só em laboratórios. São os alunos de universidades. 
Quais os maiores profissionais com mais credibilidade para divulgar pesquisas? Segunda pesquisa do CNPQ, população elegeu médicos e jornalistas como mais credibilidade, e população busca informação por meio de entrevistas e reportagens. Já em 2010, a pesquisa revelou que o brasileiro pensa que cientista é uma pessoa inteligente que realizam coisas uteis a humanidade e cujo interesse maior é ajudar a humanidade. É por esse motivo que a saúde é de maior interesse do Brasileiro. 
Ciência no dia a dia – não há resposta imediata. Depende da observação de cada um de nós. Depende muito do nosso cotidiano. É preciso que o pesquisador monte algo baseado em seu cotidiano, em seus problemas e seus interesses. É importante para que o pesquisador elabore sua pergunta de pesquisa. A pesquisa não precisa ser de todo inovadora. Não é preciso que algo seja original para q seja válido. É útil também que só se dê continuação a algo que já existe. 
Como contribuímos para o conhecimento científico? Como alunos e professores podem ajudar? Primeiramente o TCC, como trabalho de pesquisa e sistematização de informações. É preciso observar a área e pesquisas sendo realizadas nela, através de sites, publicações, etc. Publicações devem ser confiáveis. Outro método é pela iniciação científica, desenvolvida antes da finalização do curso, envolve fundamentação teórica, observação, pesquisa, levantamento de dados, etc. Iniciação pode contribuir para o TCC. Além disso, há eventos científicos para todas as áreas. 
EXERCÍCIO 03
Quando se faz uma investigação cientifica não se deve ter uma resposta de antemão, ou pesquisar para atender determinada resposta. Se já estamos partindo de uma resposta, pode ser que a pesquisa esteja comprometida. 
É possível ter hipóteses, mas não certezas. 
AULA 004 – METODOLOGIA CIENTÍFICA
Por onde começar uma pesquisa? Qual é o primeiro passo a ser dado? - O maior desafio é aprender a formular perguntas ou a pergunta de pesquisa. Td trabalho científico vai partir de uma pergunta. É preciso identificar uma necessidade e então formular um problema, ou, pergunta. A partir daí outros caminhos vão aparecendo para que se possa construir o trabalho. Quando estabelecemos objetivos, devemos traçar caminhos para se chegar a ele com êxito. 
De perguntas em pergunta vamos respondendo a pergunta central: Ex de pergunta: Porque há mais mulheres em cursos de Pedagogia e mais homens em cursos de Engenharia? Para responder as perguntas, é preciso inicialmente reunir algumas hipóteses explicativas. Ex. o sexo da pessoa determina o gosto por crianças ou por matemática? – é uma pergunta ligada a primeira. Dessa maneira é possível verificare testar sua adequação ao fenômeno que se quer entender. Se, se deseja descobrir, é preciso investigar e para dar início à pesquisa, é preciso uma pergunta e a partir dela mais questões vão surgir. 
A formação de um cientista se faz por um conjunto de atitudes e posturas intelectuais em face do contexto e frente a si mesmo, além do processo acadêmico. É equivocado pensar que é necessário sempre fazer algo novo. A ciência também é feita de avanços em áreas já existentes. O trabalho intelectual não pode ser separado do cotidiano do cientista, pois é através dele que se identificam os problemas. É no dia a dia que nos motiva a fazer trabalhos. Nossa cultura e afinidade com o tema devem estar envolvidos.
O conhecimento cientifico se diferencia do popular porque é sistematizado. O conhecimento cientifico não nasce de uma mente iluminada, mas do diálogo por quem se interessa com o mesmo tema. 
Foi a partir da Segunda Guerra mundial que houve uma aceleração da ciência e também do conhecimento dela – houve mais tecnologia para produção e divulgação. 
Onde estão os pesquisadores? – Hoje as Uni detém da maior qtd de pesquisadores e se encarregam das maiores parte das pesquisas. Passam a ter importância maior para o desenvolvimento da nação. Muitas pesquisas são desenvolvidas para benefício da população e diferentes áreas.
Até idade média, os detentores de conhecimento eram os filósofos, e hoje esse conhecimento é atribuído aos cientistas. Filo desenvolviam pesquisas em mosteiros, em estudos de filo, teologia, literatura, e eventos naturais numa visão religiosa, balizada pela leitura da Bíblia. O controle eclesiástico sobre a ciência limitou a maior parte do esforço das pesquisas – tudo era explicado pela religião, e tudo que fugia dessa explicação não dizia respeito a ciência da época e pesquisadores que tentavam diferente, eram torturados, perseguidos. Todas as explicações fora da religião era heresia e mereciam punição. Evolução aconteceu a partir do momento em que a ciência passou a ser adotada pelas universidades que tinham certa autonomia em relação a igreja e estado. Foi formadas uma associações de profs e alunos de varias disciplinas que estudavam e que deu origem a universidade de Paris – primeira instituição similar a nossa Universidade hj. 
Universidade inicialmente eram centros de estudo clássicos – retórica, filo, latim. A partir da reforma protestante e efervescência do pensamente cético com o Renascimento, a investigação crítica ganhou mais impulso. Muito tempo se passou para que sociedade desse conta de que era necessário pesquisar e investigar. Até sec. 17 ciência empírica não era valorizada. Cientista formavam apenas sociedades para estudo. 
A crescente demanda de tecnologias para o comércio, assim como técnicas para mais eficiência, foi válvula propulsora para conhecimento científico e sua institucionalização (universidade tivesse mais pesquisas) a partir de XIX – fundação da Universidade de Berlim em 1810 foi um marco. 
No Brasil – só a partir de 1920 que pais começou a organizar Unis. Antes eram escola autônomas voltados para formação de profissionais específicos. Não eram amplas.
Iniciativa Nacionais
SBPC – Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência – Afirma importância da ciência e angaria apoio do gov e soc para garantir trabalho científico. Hoje há os programas e agencias de fomento que dão condições a cientistas que devem como retorno mostrar seus resultados a sociedade.
CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica – filiado ao Ministério da Ciência e Tecnologia), CAPES, FAPESP, FAPERGS - são outros centros de pesquisa nacionais. 
Hoje o Brasil tem alto número de cientistas que realizam pesquisas em níveis internacionais. Plano Nacional de Ciência e Tecnologia veio para corrigir gargalo que se formou por conta do grande numero de pesquisadores e pequeno número de recursos. Brasileiro é mundialmente conhecido por grande número de empreendedores também. CNPq visa impulsionar esses campos. 
Desafios para a ciência e Uni – 1. Investimento em educação de qualidade de forma articulada as políticas de pesquisa. Uni tem buscado essa articulação. 2. Formar e preparar futuros profissionais para identificar problemas, ser crítico, participativo, de permanente aprendizado a fim de melhorar o mundo e participar de um mundo cada vez mais volátil. Sociedade exige modificação. É possível fazer isso através dos trabalhos acadêmicos, grupos de estudos, com iniciação científica, etc. que atendam a sociedade. 
O curso de Universidade também serve para o trabalho de pesquisadores. 
AULA 005 – METODOLOGIA CIENTÍFICA
O Método – o método é uma ordem a ser seguida nos diferentes processos e precisa ser explicito e regular para alcançar os objetivos propostos. Precisa ser explicito para que a pessoa lendo saiba o que vai ser pesquisado e como a pesquisa vai se desenvolver.
Pq método precisa ser regular? – pesquisa cientifica é amparada por vários métodos. De acordo com sua pesquisa pode-se selecionar um ou mais métodos para resolução do problema (pergunta de pesquisa). Quando se inicia um trabalho, é necessária uma questão central e essa interrogativa serve para que se chegue ao final do trabalho.
Trabalhos acadêmicos: textos desenvolvidos de acordo com normas específicas – monografia, relatório de pesquisas, resumos, resenhas, artigo acadêmico. 
Redação Científica – como avaliar as informações? A melhor maneira é produzir as informações. A grande contribuição do pesquisador é a leitura de vários autores e na construção de um texto próprio, com o dialogo entre autores. O trabalho cientifico precisa ter muita escrita do pesquisador. 
TCC – aprender a fazer um trabalho científico vai destacá-lo entre outros candidatos a um emprego. Qd se faz um tcc, é necessário que ele esteja de acordo com sua realidade, algo com o qual se esteja familiarizado. O TCC não nasce de uma mente “iluminada”, pois na maioria das vezes não é uma ideia totalmente nova. A proposta é que aluno possa ler o que pesquisadores da área estão desenvolvendo para que possa desenvolver seu próprio caminho. É possível por exemplo, continuar uma pesquisa já iniciada. A revisão bibliográfica é interessante para que se saiba o que já foi desenvolvido naquela aera. O foco principal é que seja um trabalho mais rigoroso e com orientador. Orientador é a pessoa com quem se pode discutir seu trabalho e ajudar no direcionamento do trabalho. É um docente com afinidade com seu tema. Primeiro passo que vai recomendar é revisão de literatura. 
Para se falar em um assunto, é preciso antes conhecer os principais autores. Revisao teórica vai permitir q se tenha propriedade no que se fala. TCC não é um trabalho de recorte e cola. Importante é dar uma contribuição ao trabalho e não apenas citar os autores – bom é fazé faz jogo de dialogo entre autores. 
Fontes de buscas: sites especializados, periódicos científicos, etc. ---- DICAS DE SITES NO SLIDE DA AULA 5
Quando se busca as publicações, achamos muitas coisas e é difícil lembrar de tudo. Uma ideia para armazenar infos são Fichas de leitura, um resumo ou fichamento. 
Fichamento – quando se acha um trabalho útil para sua pesquisa se deseja utilizar trechos do autor e o fichamento pode ajudar. O que é bom colocar no fichamento:
	Sínteses da ideia do autor – o que se identificou de importante a seu trabalho – resumo bem breve
	Citações – copiar e colar realmente as citações que se deseja usar no trabalho. Importante identificar a autoria. 
	Boas perguntas – a partir do trecho, formar outras perguntas que possam servir para o trabalho ou dúvidas que o texto deixou
	Comentários pessoais – sua contribuição. Colocar dados concedidos por outras obras e fazer comentários próprios. 
	Identificação – completa, com tudo da obra – nome completo, ano, página, editora, td. 
Fichamento não precisa ser feito sobre uma obra inteira, mas sobre o que for interessante ao seu trabalho. Pesquisa científica depende de muito treino, de muita persistência. Autor precisa adotarum ritmo um pouco avançado de estudo para desenvolver o trabalho científico. 
Resenhas também são outra dica importante. Resenhas são sínteses feitas sobre as obras em revistas e publicações especializadas. 
O resumo do tcc – deve ter um parágrafo somente, espaçamento simples, com cerca de 10 linhas. Deve apresentar o objeto de estudo, objetivos, metodologia usada e conclusões. Sintetiza partes do texto para que leitor possa identificar o que consta no trabalho. Não consta referencias. 
Plágio – copiar texto sem citar a devida origem (indicar ano, autor, obra e se possível até página), indicação de fonte, mas de forma incorreta, cópia de trechos longos de outros autores mesmo que com indicação. Lei de plágio no país prevê detenção de três meses a um ano, ou pagamento de multa. 
EXERCÍCIO 005
Método vai ajudar a resolver um problema proposto, e não trazer mais problemas e dúvidas ao pesquisador. É pelo método que pesquisador mostra como aquela pesquisa aconteceu, os passos que pesquisa teve para chegar e essa conclusão. Se outro pesquisador tentar a mesma pesquisa, pode chegar a outra conclusão. 
AULA 006 – METODOLOGIA CIENTÍFICA
Há dois tipos principais de pesquisas – qualitativas e quantitativas. Podem ser complementares em alguns casos, mas sempre há um foco principal.
	Quantitativas – predominam métodos estatísticos e variáveis bem definidas
	Qualitativas – cálculos subs. Por classificações e analises dissertativas. É possível que use dados quantitativos, mas pode-se colocar dados numéricos que levem ao entendimento do tema. Fenômeno estudado determina o método de pesquisa.
Pesquisa bibliográfica – Investiga ideias, conceitos e compara ideia de vários autores sobre um tema especifico. Faz-se antes de estabelecer as regras de um pesquisa. Para embasar um estudo é preciso procurar os autores que já falaram sobre o tema que será tratado. Depois dela pode-se estabelecer o método para se tratar das hipóteses. Faz uma reflexai critica acerca das ideias e conceitos escolhidos, defendendo ideias q podemos usar como argumento.
Passos
	Delimitação do que será analisado na pesquisa bibliográfica – Ex. se o tema é educação, é preciso definir o que é mais importante ler dentro desse assunto. Não há tempo suficiente para ler muuuita coisa. É preciso saber quais são os autores indispensáveis e definir o tema, período e tipo de produções cientificas q serão analisadas.
Delimitação dos conceitos e ideias a serem analisados – deve s escolher quais serão os conceitos bases das pesquisas para que esses sejam buscados nas referencias. Por vezes será necessário cruzar ideias de autores que estudam ideias diferentes. Será preciso saber as palavras chaves, o que exatamente buscar.
Analise dos dados – como analisar todos os dados disponíveis? Deve ser realizado a partir dos conceitos e ideias que foram selecionados para se trabalhar. Uma ideia é fazer um quadro comparativo entre os principais autores.
Estado da Arte – lendo todos os materiais para referencia bibliográfica, se busca e se atinge o estado da art, que significa informar crticamente, como se encontra a produção de artigos, livros, monografia, teses, dissertações, resenhas, dependendo da delimitação feita. 
Metodologia – determina como a pesquisa será realizada e deve ser pensada antes de iniciar a pesquisa, pois indicara os caminhos a serem seguidos. Deve escolher uma metodologia em qq caso de trabalho cientifico, seja uma monografia ou dev de produto.
Escolha do sujeito – quem será pesquisado? Será feito questionário, observação? Identificar a população a ser investigada, sujeitos da pesquisa (caso seja uma pesquisa com pessoas). É preciso definir com o orientador os critérios para essa seleção. Há critérios a se avaliar como , sexo, idade, grupo social, etc. 
ABNT 6023 – regulamenta as regras usadas para padronizar os trabalhos científicos. Elas facilitam o trabalho e a comunicação entre os pesquisadores. É importante que o pesquisador conheça as normas da ABNT.
TCC
Escolha do tema - Tema não deve ser confuso pois leva a perda de tempo. Tema de ser relevante e pesquisador deve estar familiarizado com o tema. Tema deve ter relevância social. 
Questão problema – construção de um problema requer formulação de boas perguntas. Ex. qual é o inconveniente de cada situação, qual é a sua origem? Existem causas? As boas perguntas começam a formar um esboço do problema.
Hipóteses – aparecem como respostas possíveis a perguntas. Formulam-se respostas que atendam a pergunta de pesquisa. No trabalho testam-se as hipóteses. 
Fundamentos teóricos e metodológicos – não pode faltar na pesquisa. Quando teórico é o modo pelo qual definimos os termos utilizados, a escolha dos autores, etc. Fundamentacao vem da necessidade de se buscar argumentos e sustentar a resposta escolhida e fortalecer a hipótese. 
Coleta e produção e dados – usar sempre instrumentos adequados ao método e recursos que possam embasar o conteúdo da pesquisa. 
Avaliação das questões e conjecturas possíveis – verificação se todas as perguntas foram respondidas no final e se a hipótese se sustenta ou não. Lembrar-se de que na é necessário buscar respostas definitivas mas sim evidencias e argumentos inteligentes. 
Conclusão ou considerações finais – trabalho nunca é conclusivo por completo
Elaboração de referencias – referenciar todos os autores que foram usados para construção do trabalho. Listagem feita em ordem alfabética. Deve-se dar credito aos autores que ajudaram em seu trabalho. Deve colocar tooodas as informações. 
AULA 007 – METODOLOGIA CIENTÍFICA
Como desenvolver um trabalho acadêmico 
Referências – parte final do trabalho. É a indicação de todos os autores e obras utilizadas no trabalho. Devem indicar todos os dados da obra. É listada em ordem alfabética. Há vários tipos de referências. Além disso, é preciso dar o devido credito no meio do texto (citação). No fichamento é importante colocar todas as informações que se está usando. 
Regras para cada tipo de referencia é diferente. 
Livro de um só autor:
SOBRENOME, Nome. Título em itálico ou negrito. Edição. Local de edição: Editora, ano de edição, número de páginas não se usa mais.
MARCUSE, Herbert. Razão e Revolução: Hegel e advento da teoria social. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
Livro de dois autores:
SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Idem ao primeiro exemplo.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Livro de três autores:
SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Idem ao primeiro exemplo.
Livro com mais de três autores:
SOBRENOME, Nome. et al. Idem ao primeiro exemplo.
Capítulo em livros:
SANFELICE, José Luís. Dialética e pesquisa em Educação. In: LOMBARDI, J.; SAVIANI, Demerval. (Org.). Marxismo e educação: debates contemporâneos. Campinas: Autores Associados, 2005.
SENFELICE é responsável pelo capitulo. LOMBARDI é responsável pelo livro. 
	Artigos em jornais:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem aspas ou itálico. Nome do jornal em itálico ou negrito, Local, data, Caderno/Seção, número, página(s).
MATTOS, Paulo. Crianças e internet. Diário Catarinense, Florianópolis, 16 fev. 2013. Caderno Variedades, p.3.
Material da Internet:
CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Niterói: EdUFF, 2005. Disponível em http://www.uff.br/trabalhonecessario/MMGN3.htm Acesso em: 10 abr. 2005.
Diariamente pesquisamos. Ex. preços no mercado, de moradia, etc. Porém essas pesquisas não são científicas, pois são informais. Pesquisas científicas requerem outros aspectos que servem para estabelecimento das ciências. No nosso dia a dia também consultamos pesquisas que são cientificas, como por exemplo, a de intenção de votos. Esse tipo de pesquisa são pesquisas por amostragens. Uma parte da população é entrevistada e representa a opinião do todo. 
Pesquisa por amostragem tem características mais refinadas, que coletam dados de um numero relativamente pequeno de pessoas,mas que representam a totalidade. É preciso também uma leitura critica dessas pesquisas. Algumas pesquisas mercadológicas são compradas e podem ser favoráveis aos donos dessas pesquisas. É preciso conhecimento para saber quais os índices e pesquisas mais seguras. 
Nas ciências sociais as abordagens qualitativas são frequentemente usadas e são complementados pelo quantitativo, que não são os mais importantes no caso.
Critérios de Validação para uma pesquisa
Resultados plausíveis para os sujeitos estudados e para os membros da comunidade científica. 
Resultados devem ser transferidos para outros contextos ou no mesmo contexto em outras épocas. É preciso evidenciar os limites e apontar elementos passiveis de generalização e para que contextos. 
Para garantir a confiabilidade deve-se levar em conta o tempo pesquisado. É preciso listar muito bem todos os dados da pesquisa. É o método – como isso foi desenvolvido.
Dicas para pesquisas - Dicas do orientador, sites especializados, seleção de autores (de acordo com os pontos chaves da pesquisa), fichamento e normas ABNT. 
EXERCÍCIO 007
Sobre as referências está incorreto afirmar que:
O aluno pode citar os autores que utilizou no trabalho (no corpo do texto) da forma que desejar na parte das referências, pois não existe nenhuma norma técnica que oriente a elaboração das referências num trabalho acadêmico.
AULA 008 – METODOLOGIA CIENTÍFICA
Métodos Científicos
Pesquisa Acadêmica – é realizada pesquisando e coletando dados no campo escolhido. Muitas vezes vamos observar nossa realidade e propor alguma investigação, e para isso precisamos de dados, que nem sempre são numéricos. Dados podem ser qualitativos. Para todas as áreas há abundância de informações e é preciso selecionar previamente os itens a serem selecionados. 
O método para a coleta de dados é importante. É importante definir quais dados se quer exatamente, o tempo pelo quais eles serão coletados. Há critérios para observação e coleta. É preciso ter em mente o objetivo e então criar um roteiro para realização da pesquisa e coleta de dados. É preciso estar preparado para surpresas na coleta de dados. No momento da coleta é bom ter em mente as palavras-chave do trabalho para facilitar o processo.
A técnica utilizada dependerá do problema que será pesquisado. 
Tipos de pesquisa
Há vários tipos de pesquisa. Aqui vamos falar sobre a documental, bibliográfica e empírica. Um tipo de pesquisa se adequara melhor ao problema de seu trabalho e ajudara a chegar nos objetivos.
Documental – é feita a partir de materiais escritos ou do uso de imagens. Ex. documentos antigos, fotografias antigas, jornais. Pode ser realizada a partir de fontes primárias – exatamente os documentos pesquisas, não um livro que fala sobre o jornal. A fonte primária é o próprio jornal, a fonte real e original. Pesquisa conta com documentos de arquivos públicos, estatísticas, cartas, documentos de arquivos privados, contratos, etc. É possível realiza-la também a partir de fontes secundarias, obtidas por outras pessoas que fornecem dados para sua pesquisa. É possível também usar o censo ou relatórios de pesquisa, ou até autobiografias. 
Vantagens: são poderosas fontes de informação, independente da disponibilidade das pessoas. Não é preciso exatamente de outras pessoas. Costuma ser menos dispendiosas e é indicada quando a falta de acesso aos dados é problemática ou o acesso às pessoas é difícil. Pode ser complementada por uma entrevista com alguém que foi listado nos documentos. 
Bibliográfica – é preciso fazer ela antes de todas as outras. É indispensável porque precisamos saber o que já está sendo feito na área e ter argumentos para seguir com a pesquisa. É feita a partir de referências teóricas já realizadas. 
Empírica – traz interação com outros indivíduos, por exemplo a ida a campo, entrevistas, observação. Dados empíricos ganham significado quando são analisados a partir da teoria. A pesquisa empírica proporciona oportunidade de reflexão sobre os problemas da sociedade e propor soluções. 
Observação
Tem objetivo de analisar o comportamento dos indivíduos na realidade social. Ela é complementar a realização de entrevistas e analises documentais. Os métodos são todos complementares. A observação também requer preparo rigoroso. É preciso saber, com antecedência, exatamente o que se deseja observar. Não se pode partir com conclusões. É recomendado um roteiro para que se alcance todos os objetivos desejados para sua pesquisa. É necessário preparar de antemão o que será mais relevante a sua pesquisa. Ao escolher um grupo é preciso tomar cuidado para não escolher grupos com os quais se simpatiza para serem observados. Também é preciso tomar cuidado para não enxergar somente o que se deseja como resultado. No método de observação, o pesquisador pode ficar de fora, somente fazendo suas anotações, ou pode escolher participar ativamente do grupo que escolher observar. 
Entrevista
Da observação pode surgir necessidade de uma pesquisas. É preciso levar em conta o entrevistador e os entrevistados. Quem são as pessoas do grupo que você irá entrevistar, qual o critério de escolha, etc. É preciso pensar também em como será feito o arquivamento dessa entrevista – por meio de questionário, filmagem, gravação, etc. Sabendo o objetivo da entrevista, é pode-se partir para formação de um roteiro de perguntas. 
Entrevista dirigida ou estruturada – deixa alternativas para o entrevistador
Entrevista semidirigida ou semiestruturada – quando se faz algumas questões abertas, ou abre o campo outro
Entrevista não-dirigida ou não-estruturada ou não-diretiva ou aprofundada – conforme entrevistado responde, se retorna com outras perguntas. Da própria entrevista surgem outras perguntas.
Dicas – conseguir informações do entrevistado (o máximo possível), pois é possível não conseguir vê-lo novamente. Tenha um plano B – se um entrevistado não puder comparecer, é preciso ter outro. No momento da entrevista, descrever corretamente o que se quer com a pesquisa. Confirmar disponibilidade e confirmar material. Tranquilizar o entrevistado e iniciar com questões simples de responder. Fazer uma pergunta por vez, verificando sempre o funcionamento dos equipamentos para não ter surpresas depois. 
Questionário
Entrevista estruturada parte do questionário. Constituído de perguntas fechadas ou abertas. É sugerido quando pesquisador já conhece sobre o tema ou se já foi tratado em outros estudos. 
Vantagens – numero elevado de participantes mediante a seleção de grandes amostras. É algo rápido. Diminui interferência que pode ser ocasionada pelo entrevistador em função da padronização das perguntas. Em entrevistas pode acontecer de entrevistado interferir, indiretamente, nas respostas.
Estudos em redes sociais
Pesquisas nas redes sociais são chamadas de netnografia. O nome vem de etnografia. Já existia há muito tempo. É preciso definir qual será o publico e limita-lo bem, já que na rede há grande quantidade de pessoas. Já há mecanismos para questionários online. É preciso explicar como os dados serão coletados e fazer matrizes para que se explique a conexão entre os atores da pesquisa. 
AULA 009 – METODOLOGIA CIENTÍFICA
Onde estão os pesquisadores?
Um aluno também é um pesquisador e pode começar a fazer sua pesquisa dentro do curso de graduação. Dessa maneira está dando os primeiros passos dessa carreira de pesquisador. 
Universidade – pesquisa e construção do conhecimento no contexto da formação profissional. De que maneira o pesquisador estudante pode fazer algo para ajuda-lo na carreira? O tcc é uma dessas formas. É um meio para projeta-lo para uma carreira de sucesso. A partir da necessidade do tcc, o aluno pode observar a realidade do mercado de trabalho e o que está ocorrendo na sua área para propor algo novo. Algo novo não é somente a descoberta, mas quando se estuda pode-se falar em evolução de alguma proposta já existente. Por esse motivo a pesquisa bibliográfica é importante. 
Ao se iniciar uma pesquisa, o pesquisador precisa terem mente que a pesquisa bibliográfica é a primeira a ser feita. A pesquisa deve trazer infinidade para o pesquisador, que vai enxergar a realidade e a necessidade. Pesquisador também pode fazer experimentos. Enfim, deve fazer todo o processo para que a pesquisa aconteça do inicio ao fim. Mesmo quando a pesquisa é feita em grupo, é preciso envolvimento de todos para que cada um no grupo saiba como está o andamento e fique envolvido com a pesquisa. Porem, mesmo que individual, o tcc pode contar com colaboração de outros alunos em fóruns ou grupos de estudos, por exemplo.
Universidade assume papel de produtora e disseminadora de informações. Todo compromisso da faculdade está descrito nos planos de ensino e planejamentos pedagógicos (Projetos Pedagógicos). Ela tem o papel não só de propor o tcc, mas um papel significativo de planejar como isso vai acontecer dentro de cada curso. Desde o primeiro ano, o discente tem atividades que proporcionem pesquisa e incentivo. 
O que aconteceu com a chegada de novas tecnologias – as tecnologias de comunicação e informação são responsáveis por grandes modificações no mundo do trabalho e consequentemente da educação. A introdução das novas tecnologias trouxe necessidade de novas formas de gestão e diversificação do mercado. As mudanças ocorreram em todas as áreas. Alterou também o mundo da pesquisa. A linguagem foi alterada também. O desafio da universidade nesse âmbito é a produção e socialização desse novo conhecimento. As Universidades precisam agregar esse valor para a formação de profissionais no contexto de continua modificação. Individuo precisa ser critico e senso de transformação. 
A LDBEN contempla itens relacionados a pesquisas também. 
I. Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo; Uni tem dever de formar cidadão crítico.
II. Formar diplomados nas diferentes áreas do conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua; obrigação de formar indivíduos em todas as áreas para contribuição na sociedade brasileira. Alunos não precisam somente de um diploma, mas adquirir conhecimento profundo, para que seu conhecimento possa posteriormente ser usado em prol da sociedade.
III. Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive;
IV. Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação; uni tem obrigação de divulgar o conhecimento gerado durante o curso.
V. Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração;
VI. Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade; levantamento da realidade e leva-la ao conhecimento da sociedade. 
VII. Promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição.
A universidade tem comprometimento com o discente quanto aos problemas da sociedade. O estudo, ensino superior, vem crescendo no país e hoje o acesso a ele é muito maior do que há alguns anos. 
De que maneira o estudante vai ter papel mais ativo? Tendo papel mais ativo na sociedade, tendo interesse em conhecer a sociedade, o interesse coletivo. Note, porém, que a formação profissional da qual estamos falando é constituída por duas dimensões igualmente importantes (dimensão individual e coletiva).
AULA 010 – METODOLOGIA CIENTÍFICA
Formação profissional
A Universidade tem papel importante na formação quanto ao planejamento de atividades. A Universidade deve propor atividades para desenvolvimento do senso critico e capacidade reflexiva para que estudante que saia de lá com um diferencial. Atualmente, os estudantes querem realmente ser ativos no mercado de trabalho. Com a graduação, o universitário pode interligar as áreas do conhecimento. A formação desse profissional nunca será acabada. Nunca se acaba a carreira quando o estudo acaba – ideia que mudou com o tempo, já q antigamente era as vezes necessário terminar somente o colegial. 
Com a formação, estudante deve ser capaz de interligar o que aprendeu com sua graduação com a prática. É importante que os alunos forneçam práticas para os alunos possam colocar em pratica o que aprendem na teoria. 
Atualmente, o aluno também deve ser ativo, não cabendo somente ao professor o papel de detentor do conhecimento. Professor não transmitirá todo o conhecimento necessário, como era antigamente quando aluno só ouvia professor e não fazia nada. Na sociedade atual, aluno assistindo as aulas já tem conhecimento prévio sobre o assunto – aulas passam a ser complementares. Alunos não podem se contentar com desempenho regular e precisa ser autor do conhecimento, isso é, pesquisar.
Desde inicio da graduação o aluno se socializa e as duvidas vão se tornando cada vez mais claras. O aluno aprende a aprender, por conta própria e não somente dentro da sala de aula, mas em fóruns, eventos, etc. 
Profissões vão exigir muita pesquisa. Através do estágio, o aluno poderá ver como será essa vida profissional. No momento do estágio o aluno pode fazer a intersecção com a teoria e a prática. No estágio a pesquisa também está envolvida, assim como em todas as outras áreas de estudo como palestras, aulas, etc. Ex. pesquisa prévia sobre ambiente de trabalho, processos, sobre o palestrante. 
As profissões exigem excelente capacidade de leitura, de redação e ainda de localizar e interpretar adequadamente dados e informações.
Pesquisa - uma atividade voltada para a solução de problemas, através do emprego de processos científicos.
Projeto de pesquisa
1. Escolha do tema – dentro da área do conhecimento e que o aluno goste
2. Revisão de literatura
3. Justificativa
4. Formulação do problema – pergunta central, algo específico dentro do tema maior
5. Determinação de objetivos
6. Metodologia – um método ou sequência de métodos
7. Coleta de dados – dados quantitativos ou qualitativos
8. Tabulação dos dados – sistematização dos dados – tabela, gráfico, descrições, etc. 
9. Análise e discussão dos resultados – sua contribuição para a pesquisa, visão do pesquisador
10. Conclusão da análise dos resultados – resgate dos objetivos e qual foi resposta para pergunta proposta
11. Redação e apresentação do trabalho científico
Outros tipos de pesquisa – estudo de caso e pesquisa-ação 
Problema Social x Problema de pesquisa – nem sempre um problema social é um problema de pesquisa. Pesquisador é responsável pela questão a ser levantada para resolver um problema social. Ler alimenta as ideias e é útil para retirar uma pesquisa a partir de um problema social. 
Sequencia de perguntas o que, por que, como, quando, onde, quanto, quem?
• Planejar a pesquisa;
• Conhecer o tempo;
• Estabelecer cronograma de atividade;
• Versões intermediárias – enviadas ao orientador para correção;

Continue navegando