Buscar

Aula 04 Greve

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

GREVE
Prof.: Junior Barbosa
Direito de Greve
- Constitui mecanismo de autotutela (exercício direto das próprias razões), o que, em regra, é vedado pelo direito, mas permitido em relação à greve.
É direito fundamental do trabalhador:
Art. 9º, CF – É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.
Direito de Greve
Conceito
Lei 7.783/89
Art. 2º Para os fins desta Lei, considera-se legítimo exercício do direito de greve a suspensão coletiva, temporária e pacífica, total ou parcial, de prestação pessoal de serviços a empregador.
Trata-se de direito individual do trabalhador, que não pode ser exercido individualmente (apenas se exerce coletivamente).
Direito de Greve
Finalidade da Greve:
A greve somente se justifica se tiver por escopo a melhoria da condição social do trabalhador ou pela melhoria das condições de trabalho.
Efeitos da Greve
Acarreta a suspensão do contrato de trabalho (não trabalha, não recebe e não conta como tempo de serviço).
O empregador não pode demitir o empregado grevista durante o movimento (Art. 7º, Lei 7783/89.
Lei 7783/89
Art. 7º Observadas as condições previstas nesta Lei, a participação em greve suspende o contrato de trabalho. Devendo as relações obrigacionais, durante o período ser regidas pelo acordo, convenção, laudo arbitral ou decisão da Justiça do Trabalho.
Parágrafo único – É vedada a rescisão de contrato de trabalho durante a greve, bem como a contratação de trabalhadores substitutos, exceto na ocorrência das hipóteses previstas nos arts. 9º e 14.
O empregado pode contratar substitutos sempre que a greve for abusiva. 
Direito de Greve
Manutenção dos serviços mínimos indispensáveis ao empreendimento:
A greve não pode causar prejuízos irreparáveis ao empregador.
Também deve ser assegurado o serviço mínimo necessário para a retomada das atividades da empresa, quando do término da greve.
Caso os trabalhadores não mantenham tal serviço mínimo, há abuso do direito de greve.
Art. 9º, Lei 7.783/89
Lei 7783/89
Art. 9º Durante a greve, o sindicato ou a comissão de negociação, mediante acordo com a entidade patronal ou diretamente com o empregador, manterá em atividade equipes de empregados com o propósito de assegurar os serviços cuja paralisação resultem em prejuízo irreparável, pela deterioração irreversível de bens, máquinas e equipamentos, bem como a manutenção daqueles essenciais à retomada das atividades da empresa quando da cessação do movimento.
Parágrafo único. Não havendo acordo, é assegurado ao empregador, enquanto perdurar a greve, o direito de contratar diretamente os serviços necessários a que se refere este artigo.
Direito de Greve
Greve abusiva: art. 14, Lei 7.783/89
- Quando o movimento grevista não observa os preceitos da Lei de Greve.
Quando a Greve é mantida após a celebração de ACT ou CCT ou decisão da Justiça do Trabalho, exceto se:
A) tenha por objetivo exigir o cumprimento da cláusula ou condição;
B) Seja motivada por acontecimentos ou fatos novos que modifiquem substancialmente a relação de trabalho.
Direito de Greve
A greve abusiva descaracteriza a greve e, então, torna-se meras faltas injustificadas.
OJ 10, SDC, TST. Greve abusiva não gera efeitos.
É incompatível com a declaração de abusividade de movimento grevista o estabelecimento de quaisquer vantagens ou garantias a seus partícipes, que assumiram os riscos inerentes à utilização do instrumento de pressão máximo.
Direito de Greve
Condutas associadas à greve
Piquete = caracterizado pela presença de um grupo de trabalhadores na porta do local de trabalho, visando a convencer outros trabalhadores a aderir à greve.
Só é lícito se for utilizado de forma pacífica e não impeça o acesso de outros trabalhadores ao trabalho
Art. 6, Lei 7783/89
Lei 7783/89
Art. 6º São assegurados aos grevistas, dentre outros direitos:
I - o emprego de meios pacíficos tendentes a persuadir ou aliciar os trabalhadores a aderirem à greve;
§ 1º Em nenhuma hipótese, os meios adotados por empregados e empregadores poderão violar ou constranger os direitos e garantias fundamentais de outrem.
§ 3º As manifestações e atos de persuasão utilizados pelos grevistas não poderão impedir o acesso ao trabalho nem causar ameaça ou dano à propriedade ou pessoa.
Direito de Greve
Condutas associadas à greve:
Lockout = é o fechamento provisório da fábrica pelo empregador, a fim de frustrar o movimento grevista (“greve do empregador”).
- Tal conduta é proibida!
Consequências: serão devidos os salários do período e o empregador está sujeito à rescisão indireta.
Art. 17, Lei 7.783/89
Lei 7783/89
Art. 17. Fica vedada a paralisação das atividades, por iniciativa do empregador, com o objetivo de frustrar negociação ou dificultar o atendimento de reivindicações dos respectivos empregados (lockout).
Parágrafo único. A prática referida no caput assegura aos trabalhadores o direito à percepção dos salários durante o período de paralisação.
Direito de Greve
Procedimentos para deflagração de greve:
1) Frustração da via negocial – as partes devem ter tentado solucionar o conflito.
Lei 7783/89
Art. 3º Frustrada a negociação ou verificada a impossibilidade de recursos via arbitral, é facultada a concessão coletiva do trabalho.
OJ 11, SDC, TST. Greve. Imprescindibilidade de tentativa direta e pacífica da solução do conflito. Etapa negocial prévia.
É abusiva a greve levada a efeito sem que as partes hajam tentado, direta e pacificamente, solucionar o conflito que lhe constitui objeto.
Direito de Greve
Procedimentos para deflagração de greve:
2) Aviso Prévio – o empregador deve ser pré-avisado 48h antes do início da greve, ou 72h antes, no caso de greve em atividades essenciais. (Água, Luz, Aeroviários, Saúde,). 
Art. 3º Frustrada a negociação ou verificada a impossibilidade de recursos via arbitral, é facultada a cessação coletiva do trabalho.
Parágrafo único. A entidade patronal correspondente ou os empregadores diretamente interessados serão notificados, com antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas, da paralisação.
Art. 13 Na greve, em serviços ou atividades essenciais, ficam as entidades sindicais ou os trabalhadores, conforme o caso, obrigados a comunicar a decisão aos empregadores e aos usuários com antecedência mínima de 72 (setenta e duas) horas da paralisação.
Direito de Greve
Limites à greve em atividades essenciais:
A greve em atividades essenciais não é proibida!
O que ocorre é a imposição de algumas restrições a fim de proteger o interesse público envolvido.
São atividades essenciais aquelas mencionadas na Lei de Greve (lista taxativa) – art. 10, Lei 7783/89
Lei 7783/89
Art. 10 São considerados serviços ou atividades essenciais:
I - tratamento e abastecimento de água; produção e distribuição de energia elétrica, gás e combustíveis;
II - assistência médica e hospitalar;
III - distribuição e comercialização de medicamentos e alimentos;
IV - funerários;
V - transporte coletivo;
VI - captação e tratamento de esgoto e lixo;
VII - telecomunicações;
VIII - guarda, uso e controle de substâncias radioativas, equipamentos e materiais nucleares;
IX - processamento de dados ligados a serviços essenciais;
X - controle de tráfego aéreo;
XI compensação bancária.
Direito de Greve
Limites à greve em atividades essenciais:
Tanto o empregador quanto os usuários devem ser avisados com 72h de antecedência (art. 13, Lei 7783/89).
É obrigatória a manutenção da prestação dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis a comunidade.
Caso não sejam prestados esses serviços indispensáveis, deve o Poder Público fazê-lo diretamente. 
Lei 7783/89
Art. 11. Nos serviços ou atividades essenciais, os sindicatos, os empregadores e os trabalhadores ficam obrigados, de comum acordo, a garantir, durante a greve, a prestação dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade.
Parágrafo único. São necessidades
inadiáveis, da comunidade aquelas que, não atendidas, coloquem em perigo iminente a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população.
Art. 12. No caso de inobservância do disposto no artigo anterior, o Poder Público assegurará a prestação dos serviços indispensáveis.
Direito de Greve
38. GREVE. SERVIÇOS ESSENCIAIS. GARANTIA DAS NECESSIDADES INADIÁVEIS DA POPULAÇÃO USUÁRIA. FATOR DETERMINANTE DA QUALIFICAÇÃO JURÍDICA DO MOVIMENTO.  (inserida em 07.12.1998)
É abusiva a greve que se realiza em setores que a lei define como sendo essenciais à comunidade, se não é assegurado o atendimento básico das necessidades inadiáveis dos usuários do serviço, na forma prevista na Lei nº  7.783/89.
Direito de Greve
Militares: não tem direito de greve – art. 142, § 3º, IV, CF
Servidores Públicos: tem direito de greve – art 37, VII, CF (pendente de lei regulamentadora; aplica-se, no que couber, a Lei 7783/89

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais