Buscar

Estudo Dirigido Respondido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Quais os tipos de imunidade presentes no corpo humano? Diferencie-os. 
Existem dois tipos de imunidade: a inata e adquirida; a primeira, refere-se ao tipo de imunidade já proveniente do nascimento, não é especifica e não precisa de exposição prévia ao patógeno, como na adquirida, que suas células tem a capacidade de memória, sendo muito especifica e previamente tendo contato com o agente causador da injuria, o corpo, ao passar do anos, adquire está imunidade. 
Defina anticorpo: 
Anticorpos são moléculas proteicas muito especificas que se ligam a partes determinadas de microrganismos ou moléculas.
Defina antígeno:
Antígenos são partes de um microrganismo ou moléculas que se ligam a um anticorpo especifico.
4) Qual é a principal função do sistema imunológico? 
	A principal função do sistema imunológico é reconhecer agentes causadores de injuria e defender o corpo destes.
 
5) Sobre a anatomia do sistema imunológico responda: 
a. O que são leucócitos, células da via mieloide e da via linfoide? 
	Leucócitos são células do sistema imune, conhecidas também como glóbulos brancos, diferenciam-se em granulócitos (neutrófilos, basófilos, eosinófilos); monócitos (magrófagos), que são oriundos da via mielóide e linfócitos (T, B e natural killer NK) da via linfoide, cujas funções são especificas e diferenciadas para cada célula e tempo de infecção, a diferenciação das vias mielóide e linfoide se dá na medula óssea, o precursor linfoide precisa de maturação no timo para as células T e na medula para as B.
b. Quais são os órgãos linfoides do sistema imunológico? Há diferenças de função entre eles? 
	Existem dois órgãos primários do sistema imunológico: a medula óssea e o timo, as diferenças existentes entre eles na função é de que a medula produz a maioria das células do sistema imune e as matura, enquanto o timo apenas matura os linfócitos T produzidos na medula. Em relação aos órgãos secundários, temos: linfonodos e o baço.
c. Cite as principais células que estão envolvidas no sistema imune inato e quais estão envolvidos no sistema imune adaptativo. 
	Na imunidade inata estão envolvidos além de componentes físicos e químicos, componentes celulares fagocíticos e humorais, na imunidade adquirida as células participantes são os linfócitos. 
d. Quem são os Granulócitos? Qual a função dos grânulos? 
	Os granulócitos são células provenientes da medula óssea que participam da resposta imune inata. As células correspondentes são: Neutrófilos, Eosinófilos e Basófilos, têm este nome, granulócitos, devido aos grânulos existentes em seu citoplasma que liberam substancias defensivas.
e. Quem são os fagócitos? Por que são chamados assim? 
	Fagócitos são as células da resposta imune inata, que realizam fagocitose e assim contêm a infecção por patógenos, compreendem algumas das células brancas (neutrófilo, monócito/macrófago). Os neutrófilos possuem em seus grânulos lisozimas e os macrófagos muitos lisossomos que realizam a fagocitose 
f. Quais as funções dos macrófagos? 
	Os macrófagos, basicamente tem a função de fagocitose, iniciação da reparação celular e limpeza de tecidos mortos.
6) Quais os componentes da resposta imune inata? Explique.
	Os componentes da resposta imune inata, dividem-se em duas linhas; a primeira, tem por agentes físicos e químicos, como a pele, membranas, mucosas e microbiota normal, a função de defender o corpo contra a infiltração de agentes. A segunda, tem por finalidade atacar patógenos através de fagocitose e antimicrobianos, além de avisar o corpo de que algo está errado por febre, inflamação e outras citocinas. 
7) Cite quais são os mecanismos efetores da resposta imune inata: 
	Os mecanismos efetores da resposta imune inata são fagocitose e inflamação.
8) Sobre os fagócitos responda: 
a. O que são PRRs?
	PRR é a sigla utilizada para Receptores de reconhecimento padrão, tem como função reconhecer padrões de patógenos e assim reconhece-los.
b. O que são PAMPs? Dê exemplos. 
	PAMP é a sigla para padrões moleculares associados a patógenos, são as partes da molécula do patógeno que serão reconhecida pelos PRR.
c. Cite pelo menos dois processos de destruição dos microrganismos dentro dos fagócitos: 
	A destruição de microrganismos dentro dos fagócitos pode acontecer por diversos processos, dependendo da forma de vida infectante, como: produção de radicais livres (H2O2 e outros) para agentes aeróbicos e para anaeróbicos pode-se realizar fagocitose por ações de enzimas, acidificação, e outras.
9) Sobre o processo inflamatório responda: 
a. Qual a função do processo inflamatório? 
	O processo inflamatório tem a função principal de destruir o patógeno, se isto falhar, ele os confina para facilitar que outras células destrua-os, além de promover a reconstrução de tecidos lesados.
b. Quais os sintomas do processo inflamatório? 
	Os sintomas do processo inflamatório são: Calor, rubor, edema e inchaço, a perda de função seria a última etapa deste processo.
c. Por que acontece a inflamação? 
	A inflamação acontece porquê é a resposta do organismo contra uma lesão dos tecidos ou infecção.
 
10) Como as células NK atuam? Explique resumidamente como ocorre a eliminação de vírus através dessas células e a importância do MHC de classe 1 nesse evento. 
	Os linfócitos NK atuam reconhecendo células infectadas por patógenos e células alteradas, são cerca de 10% dos linfócitos totais sanguíneos, apresentam grânulos e não possuem receptores de imunoglobulinas. A atuação destas células se dá pela ligação as cels infectadas, com seguinte liberação dos grânulos, que invadem a células ativando enzimas que induzem ao processo de apoptose. Como medida preventiva para que células normais não sofram apoptose, existem moléculas do complexo principal de histocompatibilidade (MHC), que quando a célula NK liga-se a célula normal, inibe a ação do linfócito NK, protegendo a célula de ser atacada.
11) Sobre as citocinas responda: 
a. O que são e como ocorre o estímulo da sua produção? 
	As citocinas são um grupo de moléculas que estão envolvidas na emissão de sinais durante a resposta imune, a produção se dá nos monócitos macrófagos, linfócitos e outras que não linfoides. 
b. Quais são as suas funções contra infecções? 
	As funções das citocinas são de regulação da intensidade e duração de respostas especificas e recrutamento de células para áreas onde se desenvolvem respostas e induzir a geração e maturação de novas células.
c. Cite pelo menos duas citocinas de importância na resposta imune inata: 
	interferon – gama que ativam os macrófagos e interleucina 12 que aumenta a secreção do interferon.
12) Como as células do sistema imune saem dos vasos sanguíneos e chegam até o local de infecção (migração de leucócitos)? Explique. 
	A migração de leucócitos acontece devido a liberação de citocinas e quimiocinas que vão a parede do endotélio e ativam as proteínas selectinas, responsáveis por realizar aderência dos leucócitos no vaso, esta ligação é relativamente fraca, apenas realiza o rolamento das células leucocitárias, por conseguinte, ativam-se as proteínas de membrana dos leucócitos, as integrinas, que ligam-se aos seus ligantes respectivos no endotélio e propiciam o estacionamento completo da célula, uma vez parada, a célula passa do lumem para o tecido. 
13) A resposta imune inata é responsável pela ativação da resposta imune adquirida. Explique como isso funciona? 
	A resposta imune inata também possui a função de alerta para a resposta imune adquirida. A resposta imune inata, pega partes dos microrganismos (antígenos) e leva para linfócitos T reconhecerem e diferenciarem-se afim de combater este antígeno.

Continue navegando