Buscar

relatório de quimica teor de etanol na gasolina

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA
MEDIDAS VOLUMÉTRICAS E UTILIZAÇÃO DE VIDRARIAS. 
 Relatório entregue à professora Elaine Sodré, pelas alunas Emily C. Fontes, Josiele Pereira, Vanúsia Pereira, como pré requisito no curso de Farmácia, do 1 semestre.
BARREIRAS- BA
JULHO- 2016
INTRODUÇÃO 
De acordo com SCHENRTZETER, as atividades experimentais são relevantes quando caracterizadas pelo seu papel de investigativa e sua função pedagógica em auxiliar o discente na compreensão de fenômenos. No ensino de química, especificamente, a experimentação deve contribuir para a compreensão de conceitos químicos, mais ainda as aulas experimentais, de uma forma geral, mão necessitam ser realizadas em laboratórios. Segundo FONSECA, (2001), o trabalho experimental deve estimular o desenvolvimento conceitual, fazendo com que os estudantes explorem, elaborem e supervisionem suas ideias, comparando-as com a ideia científica, pois só assim elas terão papel importante no desenvolvimento cognitivo. Nesse contesto de experimentação, as vidrarias são utilizadas com constâncias nos laboratórios em geral. São consideradas instrumentos que viabilizam o trabalho ao passo em que otimizam o tempo que poderia ser gasto com suposições. 
Vidrarias tais como a pipeta volumétrica, pipeta de Pasteur, balões volumétricos béquer, são utilizados com frequência com a finalidade de apresentar exatidão nas pesquisa realizadas. Por esse motivo, a escolha do material utilizado é de suma importância para a obtenção de resultados confiáveis e precisos em qualquer atividade laboratorial. Além das vidrarias a balança analítica, tem também fundamental importância, pois apresenta resultados precisos. 
OBJETIVOS 
Aprender a manusear as vidrarias e equipamentos
Comparar os resultados obtidos a partir da utilização das vidrarias. 
Analisar a precisão da pipeta graduada, pipeta de Pateur e Balão volumétrico quando ao volume de água. 
Apresentar resultados obtidos durante a análise. 
MATERIAIS REAGENTES UTILIZADOS 
Água destilada
Balança analítica 
Balão volumétrico (25mL)
Pipeta de Pasteur (5,0 mL)
Pipeta graduada (5,0 mL)
Béquer (5,0 mL)
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 
Realizou-se a separação das vidrarias que foram utilizadas durante a análise. Em seguida foi realizada a pesagem do bequer sem nenhum liquido dentro onde se pôde comprovar que sua massa era de 13,488, já de posse da massa do béquer, posteriormente foi utilizada a pipeta volumétrica (5mL) para preencher o Bequer de 5ml.antes do preenchimento do bequer observou-se o menisco do líquido, em seguida o mesmo foi levado à balança analítica para a observação de sua massa de volume. Ao final dessa observação constatou-se que a massa correspondeu a valor de 4.9903.
Novamente foi realizado o mesmo procedimento dessa vez, porém, com a pipeta de Pasteur 5mL. Posteriormente o béquer foi levado à balança analítica onde se comprovou que a massa correspondeu ao valor de 4937. 
Após, esse mesmo procedimento foi realizado com o balão volumétrico (25mL) Cujo o resultado da medida de volume após pesagem foi de 24.941.
Para a realização do cálculo foi utilizado a tabela de Densidade da água, Conforme abaixo: 
Tabela 1. 
Discussão dos resultados 
Tabela 2 (D=m/v) 
	Vidraria 
	Densidade 
	Massa
	Volume 
	Pipeta de Pasteur 5mL
	0,99707
	4.937
	4,95151
	Pipeta graduada 5mL
	0,99707
	4,9903
	5,0049
	Balão volumétrico 25 mL 
	0,99707
	24,941
	25,01429
A utilização da água destilada nos diferentes tipos de vidraria, possibilitou observar que algumas vidrarias apresentam mais precisão em seu resultados enquanto que outras apresenta menor precisão. Conforme tabela cima com valores definidos das análises feitas ficou o constatados que a Pipeta graduada, e o Balão volumétrico apresentam EM relação a pipeta de Pasteur maior precisão aproximando-se do valor esperado. A pipeta de Pasteur não é adequada para realizar medições, uma vez que não dá o resultado de forma precisa. Os instrumentos se dividem em duas classes, os volumétricos das classes A e AS possuem limites de erro idênticos, conforme estabelecido pela DIN EN ISO. Geralmente isto se refere somente aos instrumentos volumétricos de vidro. E Os instrumentos volumétricos classe B estão disponíveis em vidro ou plástico. Instrumentos classe B geralmente possuem o dobro dos limites de erro da classe A/AS.
CONCLUSÃO 
Observando os dados obtidos através da experiência, ficou nítido que os instrumentos de vidraria, não conseguem apresentar com exatidão os valores esperados, mesmo aqueles que consegue aproximar-se dos resultados. 
Em relação ao béquer graduada, constatou-se que também não é uma vidraria que apresenta exatidão em seus resultados, tendo em vista a divergência nas medições realizadas. Contudo, a pipeta graduada e o balão volumétrico são os instrumentos mais exatos para o experimento com medidas de acordo com a pesquisa vigente. A análise contribuiu também para maior familiarização com os instrumentos utilizados no laboratório. 
Referência 
Disponível em: http://www.brand.de/fileadmin/user/pdf/Information_Vol/Brochuere_Volumenmessung_PT.pdf. Acesso em: 25.jul.2016
Disponível em: http://wikiciencias.casadasciencias.org/wiki/index.php/Pipeta_volum%C3%A9trica. Acesso em: 25 jul.2016

Continue navegando