Buscar

SIMULADO GESTÃO DA QUALIDADE APOL 1,2, 3, 4 e 5 FOSS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Plan1
	FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS
	SIMULADO OBJETIVO - GESTÃO DA QUALIDADE- QUESTÕES APOL: 1, 2, 3, 4 e 5
	Para melhor navegação e vizualização acione o modo de Tela Inteira, na guia Exibição, no grupo Modos de Exibição e clique em Tela Inteira
	Marque com um X, e no final do teste veja qual foi sua nota, pois este arquivo, por sua natureza, foi programado para calcular o seu desempenho a partir de um valor atribuído para X.
	ATENÇÂO!!! Ao fechar este arquivo, clique em não salvar , para maior praticidade caso queira refazer o teste outras vezes.
	Se houver dúvida quanto a utilização e funcionalidade deste arquivo dê um clique no link baixo.
	 https://www.youtube.com/watch?v=GXCV1zPPPgg&feature=youtu.be
	1/45 - Questão apol 5
	Padronizar é reunir as pessoas, discutir os procedimentos que estão sendo executados, encontrar aquele que melhor atende suas necessidades, treinar todos que estão envolvidos e assegurar que o que foi estabelecido está sendo executado.  Estudamos, nas aulas e no material, que a organização deve atender a alguns requisitos básicos ao estabelecer o padrão, sob pena de tornar ineficaz a utilização destes.   [p.133]
	“O padrão deve ser o estado da arte do processo, aquilo que de mais avançado existe.” 
	Assinale a alternativa que indica, corretamente, o requisito descrito na frase acima.
	A] Ser baseado na prática.
	B] Possuir informação de vanguarda.
	C] Ser passível de revisão.
	D] Possuir autoridade.
	2/45 – Questão apol 3
	O desejo de qualquer organização é a sobrevivência. Nos contratos sociais das instituições organizacionais, no que se refere ao “prazo de duração”, encontramos, invariavelmente, uma determinada informação que mostra que o desejo dos investidores é o de que as organizações durem o maior tempo possível, ou que exista a possibilidade de se “perenizarem” no mercado.  
	De acordo com o que estudamos sobre os atributos da qualidade, assinale a alternativa que determina, corretamente, esta informação. [p.20]
	A] A organização foi constituída por prazo determinado.
	B] A organização não foi constituída por prazo indeterminado.
	C] A organização foi constituída por prazo indeterminado.
	D] A organização foi constituída com prazo fixo de encerramento.
	3/45 - Questão apol 1
	De acordo com o que estudamos, sobre o gerenciamento pelo controle da qualidade, assinale a alternativa que contém a expressão que preenche, corretamente, a lacuna da sentença a seguir.
	O MASP (Metodologia de Análise e Solução de Problemas), com a utilização correta das ferramentas adequadas, pode nos dar respostas importantes sobre a _________________, de modo a permitir aos gestores a criação de alternativas para a tomada de decisão que solucione o problema detectado. (p.33)
	A] implantação dos 5 S’s.
	B] construção de fluxogramas.
	C] sobra ou perda de material ou serviços.
	D] construção do modelo sistêmico da função produção.
	4/45 - Questão apol 4
	A padronização de empresas é um grande fator que atenderá, principalmente, ao que se refere a gerenciar processos, prevenir erros e garantir a qualidade.   Estudamos, nas aulas e no material, que a organização deve atender a alguns requisitos básicos ao estabelecer o padrão, sob pena de tornar ineficaz a utilização destes.   Analise o comentário. [p.133]
	“Como deve atingir muitas pessoas na organização, o padrão deve ser perfeitamente compreensível a quem faz uso dele.” 
	Assinale a alternativa que indica, corretamente, o requisito descrito acima.
	A] Ser mensurável.
	B] Ser democrático.
	C] Ser de fácil compreensão.
	D] Ser de fácil utilização.
	5/45 - Questão apol 5
	NBR ISO 10002:2005: esta norma não tem a característica de ser uma norma certificadora ou para finalidades contratuais. O que se busca é estabelecer as orientações para a implantação de um processo de tratamento de reclamações, independente do tipo de atividade da organização (seja ela com ou sem fins lucrativos), uma grande rede varejista ou um pequeno comércio de bairro, uma empresa tradicional ou que opere, exclusivamente, por meio do comércio eletrônico. Esta norma visa o benefício não somente a organização, mas também seus clientes e outras partes interessadas no seu desempenho. Como qualquer norma de sistema de gestão da qualidade, deve-se buscar os princípios ou fundamentos da norma que orientam para que se tenha um sistema eficaz.  
	“As reclamações devem ser tratadas de forma sigilosa, de modo que somente as pessoas envolvidas em sua solução considerem a existência da personalidade do cliente.” 
	 Assinale a alternativa que indica, corretamente, o princípio definido no enunciado acima. [p.153] 
	A] Confidencialidade.
	B] Abordagem com foco no cliente.
	C] Ônus.
	D] Responsabilidade.
	6/45 – Questão apol 3
	A responsabilidade social pressupõe o reconhecimento da comunidade e da sociedade, como partes interessadas da organização, com necessidades que precisam ser atendidas. Significa, ainda, a responsabilidade pública, ou seja, o cumprimento e a superação das obrigações legais decorrentes da própria atividade e produto da organização. Por outro lado, é, também, o exercício da sua consciência moral e cívica, advinda da ampla compreensão do papel da organização no desenvolvimento da sociedade. Trata-se, portanto, do conceito de cidadania aplicado às organizações, no tocante à segurança e à saúde pública e à proteção ambiental. A organização cidadã prevê impactos adversos, que poderão decorrer de instalações, produção, distribuição, transporte, uso, descarte ou reciclagem final dos produtos, e realiza ações preventivas e de proteção necessárias.  (FALCONI, V. O verdadeiro poder: práticas de gestão que conduzem a resultados revolucionários. Nova Lima: INDG, 2009.)  O movimento cíclico PDCA pode identificar novos problemas ou avanços a cada ciclo realizado. [p.29]
	Para se atingir o nível de organização mencionado no texto, com vistas às melhorias contínuas, o primeiro passo a para definição das ações necessárias é:
	A] A utilização do brainstorming (tempestade cerebral), para levantamento das causas.
	B] A introdução da prática sistemática dos ciclos de gerenciamentos: PDCA e SDCA.
	C] O levantamento da situação atual (identificação do problema, observação e análise) da empresa em relação a tais compromissos.
	D] A inserção desses objetivos na politica de qualidade da empresa e na sua missão.
	7/45 - Questão apol 1
	Percentuais elevados de instituições sucumbem em pouco tempo. Essa situação constitui-se em um problema para os investidores de um modo geral. A única forma de garantir a sobrevivência das organizações é buscar imprimir nelas os atributos da qualidade, os quais são: moral, segurança, qualidade intrínseca, entrega e custo.  
	“Denota o estado de espírito do trabalhador, uma vez que ele deve estar inserido em um clima de motivação e boa vontade, o qual é atributo mais importante de uma organização, já que se configura como o alicerce para que os outros atributos possam existir.”  (p.21)
	Assinale a alternativa que indica, corretamente, o atributo de qualidade definido no trecho acima.
	A] Satisfazer as pessoas.
	B] Moral.
	C] Sobrevivência da organização.
	D] Custo.
	8/45 - Questão apol 4
	Entende-se, de forma geral, que as normas facilitam o comércio, pelo uso de instruções técnicas que contribuem para orientar a produção e as operações nos diversos ramos industriais e de serviços. De fato, dentre os instrumentos e mecanismos de difusão tecnológica, a normalização é, sem dúvida, um dos mais importantes,
por promover a disseminação de novos processos, métodos e produtos inovadores na economia como um todo e contribuindo, efetivamente, para a redução de assimetrias da informação que tanto afetam os mercados como as transações comerciais.  De acordo com o que estudamos sobre o esquema dos níveis de normalização, vimos que Ambrozewicz, citado Seleme e Stadler (2012), discute os níveis das normas utilizadas pelas organizações.   [p.135]
	Assinale a alternativa que indica, corretamente, o nível de norma utilizado pela organização descrito a seguir.
	“Abarca as normas que visam adequar os interesses do governo, das indústrias, dos consumidores e da comunidade científica de um país. A normalização é feita por uma organização nacional, como, por exemplo, no caso das normas alemãs – Associação Alemã de Normas Técnicas (DIN) e das normas brasileiras – Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT – NBR ISO 9001 e NBR ISO 14001).”
	A] Nível nacional.
	B] Nível individual.
	C] Nível empresarial.
	D] Nível da associação.
	9/45 - Questão apol 5
	A padronização de empresas é um grande fator que atenderá, principalmente, ao que se refere a gerenciar processos, prevenir erros e garantir a qualidade.   Estudamos nas aulas e no material que a organização deve atender a alguns requisitos básicos ao estabelecer o padrão, sob pena de tornar ineficaz a utilização destes.  
	“O padrão deve ser revestido de autoridade por ser a melhor forma de se atingirem os resultados.” 
	Assinale a alternativa que indica, corretamente, o requisito descrito acima. [p.133]
	A] Possuir informação de vanguarda.
	B] Ser baseado na prática.
	C] Ser passível de revisão.
	D] Possuir autoridade.
	10/45 – Questão apol 3
	O PDCA é um método de melhoria contínua que não esgota sua aplicabilidade com uma única utilização no processo, visto que implementa na organização, uma cultura de melhoria que permeia todos os processos. O método apresenta uma sequência que, como em toda prática administrativa, começa pelo planejamento. O método está dividido, para melhor compreensão, em quatro partes: [p.28]
	I.              planejar;
	II.            fazer, executar;
	III.           verificar;
	IV.          agir.  
	Assinale a alternativa que indica, corretamente, qual das partes do PDCA é descrita no trecho a seguir. 
	“É utilizado para se definirem os objetivos a serem alcançados na manutenção ou na melhoria dos métodos e dos processos que servirão para se atingirem as metas propostas.”
	A] Verificar.
	B] Planejar.
	C] Agir.
	D] Fazer, executar.
	11/45 - Questão apol 4
	A preocupação com a qualidade deixou de ser uma estratégia de diferenciação e passou a ser uma necessidade para a sobrevivência das empresas no mercado. Os clientes estão cada vez mais exigentes e buscam produtos que atendam suas necessidades a baixo custo e no tempo desejado.   De acordo com o que estudamos sobre as características da NBR ISO série 9000, a norma deixa claro que a implementação de um sistema de gestão da qualidade é uma decisão estratégica e, como tal, deve ser adotada pela direção geral da organização. Dentro desta lógica, Maranhão, citado por Seleme e Stadler (2012), estabelece oito princípios de gestão da qualidade. Um deles é descrito abaixo.  [p.145]
	Assinale a alternativa que indica, corretamente, o princípio da qualidade descrito a seguir. 
	“É o objetivo maior de qualquer organização. O bem ou o serviço é sempre prestado a ele, que, de forma direta ou indireta, é o motivo de existência das organizações.”
	A] Liderança.
	B] Engajamento das pessoas.
	C] Abordagem por processos.
	D] Foco no cliente.
	12/45 – Questão apol 2
	O atributo qualidade intrínseca refere-se a qualidade dos produtos ou dos serviços da organização. O cliente deseja receber um produto ou serviço de acordo com as especificações e dentro dos parâmetros prometidos. [P.21]
	A partir do texto, analise as sentenças a seguir e marque a alternativa que represente exemplos do atributo: Qualidade intrínseca (p.21)
	A] “são os manuais de produtos eletrônicos e cardápios de restaurantes porque trazem informações úteis para os clientes. “
	B] “os produtos entregues no local certo, na hora certa e com a qualidade certa porque é isso que o cliente espera”
	C] “os fatores motivacionais que existem nas organizações e que mantém os colaboradores comprometidos”
	D] “os preços praticados no mercado os quais são percebidos pelos clientes como justos em relação ao beneficio-custo”
	13/45 - Questão apol 1
	As organizações devem seguir procedimentos para estabelecerem um correto gerenciamento da qualidade. Esses procedimentos são representados pelos métodos e pela adequada utilização das ferramentas. Sobre o gerenciamento pelo controle da qualidade, observe as sentenças a seguir e assinale a que tem como descrição a SOMA SINÉRGICA. (p.173)
	A] É uma estrutura, um método em que neles são elencados procedimentos de realização.
	B] É base dos atributos da qualidade.
	C] É uma ferramenta que busca as melhores práticas dos concorrentes, ela se torna controvertida.
	D] Significa que a soma das partes não representa o resultado final, que é sempre maior. Assim, quando dizemos que existe sinergia entre os elementos significa que obteremos um resultado melhor do que se utilizássemos cada elemento individualmente.
	14/45 - Questão apol 4
	Entende-se, de forma geral, que as normas facilitam o comércio, pelo uso de instruções técnicas que contribuem para orientar a produção e as operações nos diversos ramos industriais e de serviços. De fato, dentre os instrumentos e mecanismos de difusão tecnológica, a normalização é, sem dúvida, um dos mais importantes, por promover a disseminação de novos processos, métodos e produtos inovadores na economia como um todo e contribuindo, efetivamente, para a redução de assimetrias da informação que tanto afetam os mercados como as transações comerciais.  De acordo com o que estudamos sobre o esquema dos níveis de normalização, vimos que Ambrozewicz, citado Seleme e Stadler (2012), discute os níveis das normas utilizadas pelas organizações.   [p.135]
	Assinale a alternativa que indica, corretamente, o nível de norma utilizado pela organização descrito a seguir.
	“Diz respeito às normas que a organização utiliza na gestão de suas atividades internas, como normas para compra de material, escolha de fornecedores, códigos de conduta e ética.” 
	A] Nível nacional.
	B] Nível individual.
	C] Nível empresarial.
	D] Nível da associação.
	15/45 – Questão apol 2
	No material para esta disciplina foi apresentado um breve histórico do surgimento da gestão pelo controle da qualidade, mostrando sua evolução histórica e definido a visão da qualidade.  
	De acordo com o que vimos sobre o histórico da qualidade, assinale abaixo a alternativa que contém os nomes que completam, corretamente, as lacunas do parágrafo a seguir. 
	Após a Segunda Guerra Mundial, o Japão encontrava-se em estado de destruição, principalmente nas áreas de infraestrutura, como telecomunicações, energia e estradas. Preocupado com a reestruturação de sua economia, esse país estabeleceu uma relação de colaboração com os Estados Unidos. A troca de informações entre os japoneses e os americanos ocorreu por intermédio de __________ e __________ - que tiveram, posteriormente, o auxílio de __________ - e da União Japonesa de Cientistas. [p.19]
	A] Taylor, Juran, Feigenbaum
	B] Deming, Juran, Feigenbaum. 
	C] Taylor, Shewart, Deming
	D] Deming, Juran, Taylor.
	16/45– Questão apol 3
	As organizações devem seguir procedimentos para estabelecerem um correto gerenciamento da qualidade. Esses procedimentos são representados pelos métodos e pela adequada utilização das ferramentas.  [p.28]
	“É uma estruturação, um método em que neles são elencados procedimentos de realização que se traduzem em quatro fases distintas: planejar, fazer, checar e agir.”
	De acordo com o que estudamos, sobre Gerenciamento da qualidade, qual método foi descrito acima? Assinale a alternativa que
correta.
	A] 5W e 2H’s.
	B] Ciclo PDCA.
	C] Fluxograma.
	D] Diagrama de afinidades.
	17/45- Questão apol 4
	A padronização de empresas é um grande fator que atenderá, principalmente, ao que se refere a gerenciar processos, prevenir erros e garantir a qualidade.   Estudamos, nas aulas e no material, que a organização deve atender a alguns requisitos básicos ao estabelecer o padrão, sob pena de tornar ineficaz a utilização destes.   Analise o comentário.  [P.133]
	“O padrão deve ser simples e de fácil aplicação;.” 
	Assinale a alternativa que indica, corretamente, o requisito descrito acima.
	A] Ser mensurável.
	B] Ser democrático.
	C] Ser de fácil compreensão.
	D] Ser de fácil utilização.
	18/45 - Questão apol 5
	No mundo competitivo em que vivem as empresas, é indispensável um sistema de gestão pela qualidade total, para o sucesso das organizações. A padronização na empresa é um grande fator que atenderá, principalmente, ao que se refere a gerenciar processos, prevenir erros e garantir qualidade.  Estudamos, nas aulas e no material, que a organização deve atender a alguns requisitos básicos ao estabelecer o padrão, sob pena de tornar ineficaz a utilização destes.  
	“O padrão deve atender às normas específicas para cada caso.”  
	Assinale a alternativa que indica, corretamente, o requisito descrito na frase acima. [p.133]
	A] Ser voltado para o futuro.
	B] Fazer parte de um sistema de padronização.
	C] Possuir informação de vanguarda
	D] Ser passível de revisão
	19/45 – Questão apol 2
	Ao se tratar do moral, que denota o estado de espírito do trabalhador consideramos que o colaborador deve estar inserido em um clima de motivação a boa vontade, o qual é atributo mais importante em uma organização, já que configura como alicerce para que os outros quatro atributos possam existir.
	A partir do texto, analise as sentenças a seguir e marque a alternativa que represente exemplos do atributo: Moral [P.21]
	A] “são os manuais de produtos eletrônicos e cardápios de restaurantes porque trazem informações úteis para os clientes. “
	B] “os produtos entregues no local certo, na hora certa e com a qualidade certa porque é isso que o cliente espera”
	C] “os fatores motivacionais que existem nas organizações e que mantém os colaboradores comprometidos”
	D] “os preços praticados no mercado os quais são percebidos pelos clientes como justos em relação ao beneficio-custo”
	20/45 - Questão apol 4
	Leia o texto.
	“Em 1946, delegados de 25 países se reuniram em Londres e decidiram criar uma nova organização internacional, que teria como objetivo a ‘facilitação da coordenação internacional e a unificação das normas industriais’. A nova organização não governamental, oficialmente, iniciou suas operações em 23 de fevereiro de 1947 e congrega, atualmente, 157 membros, ou seja, países que respeitam as normas produzidas. Com sede em Genebra, na Suíça, e tendo diversos membros posicionados nos setores públicos e privados ao redor do mundo, tem acesso aos problemas de ambos os setores, melhorando a compreensão e a percepção destes para o estabelecimento das normas.”
	Qual organização foi criada, de acordo com o texto acima? Assinale a alternativa correta. [p.137]
	A] Organização liberal.
	B] Associação Brasileira de Normas técnicas (ABNT).
	C] Organização Internacional para a Padronização (ISO). 
	D] Sistema de Gestão Ambiental (SGA).
	21/45 - Questão apol 5
	NBR ISO 10002:2005: esta norma não tem a característica de ser uma norma certificadora ou para finalidades contratuais. O que se busca é estabelecer as orientações para a implantação de um processo de tratamento de reclamações, independente do tipo de atividade da organização (seja ela com ou sem fins lucrativos), uma grande rede varejista ou um pequeno comércio de bairro, uma empresa tradicional ou que opere, exclusivamente, por meio do comércio eletrônico. Esta norma visa o benefício não somente a organização, mas também seus clientes e outras partes interessadas no seu desempenho.  Como qualquer norma de sistema de gestão da qualidade, deve-se buscar os princípios ou fundamentos da norma que orientam para que se tenha um sistema eficaz.   [p.153]
	“Implica na aceitação, pela organização, da resolução efetiva da reclamação com o objetivo de proceder à restauração das condições normais de fornecimento”. 
	Assinale a alternativa que indica, corretamente, o princípio definido no enunciado acima.
	A] Confidencialidade.
	B] Abordagem com foco no cliente.
	C] Ônus.
	D] Responsabilidade.
	22/45 - Questão apol 4
	Além de atender a seus clientes e fornecedores, a organização deve atender, também, aos seus funcionários, investidores e à sociedade, de maneira eficaz e eficiente, transferindo para estes os diferenciais obtidos em seu desempenho. Para cumprir o atendimento proposto, é preciso responder às seguintes perguntas:
	Quais são os princípios de qualidade fundamentais para a organização? Porque devem ser seguidos? Os princípios dão uma direção às organizações naquilo que elas têm que cuidar de maneira especial? Os princípios permitem que a organização não disperse os seus recursos, gastando-os em algo que não traz resultados efetivos à organização.
	A partir dessas questões, estabelecem-se oito princípios da gestão da qualidade. Sobre estes princípios quando falamos no “objetivo maior de qualquer organização, que de forma direta ou indireta, é o motivo da existência das organizações”, estamos nos referindo a qual principio da gestão da qualidade? Assinale a alternativa correta. [p.145]
	A] Lucro.
	B] Foco no Cliente. 
	C] Liderança.
	D] Engajamento das Pessoas.
	23/45 - Questão Apol 1
	O bom entendimento da diferença entre método e ferramenta nos auxilia na condução dos processos organizacionais com qualidade e no gerenciamento pelo controle da qualidade.  Podemos definir __________ como a sequência lógica empregada para atingir o objetivo desejado, enquanto __________ é o recurso utilizado no método. Portanto, o que resolve os problemas produtivos e operacionais é __________ e não __________. 
	Assinale a alternativa que apresenta, na ordem correta, as expressões necessárias para completar o parágrafo acima. (p.26)
	A] método, método, a ferramenta, a ferramenta.
	B] método, ferramenta, o método, a ferramenta.
	C] ferramenta, método, a ferramenta, o método.
	D] ferramenta, ferramenta, o método, o método
	24/45 - Questão apol 4
	Entende-se, de forma geral, que as normas facilitam o comércio, pelo uso de instruções técnicas que contribuem para orientar a produção e as operações nos diversos ramos industriais e de serviços. De fato, dentre os instrumentos e mecanismos de difusão tecnológica, a normalização é, sem dúvida, um dos mais importantes, por promover a disseminação de novos processos, métodos e produtos inovadores na economia como um todo e contribuindo, efetivamente, para a redução de assimetrias da informação que tanto afetam os mercados como as transações comerciais.  De acordo com o que estudamos sobre o esquema dos níveis de normalização, vimos que Ambrozewicz, citado Seleme e Stadler (2012), discute os níveis das normas utilizadas pelas organizações.   [p.135]
	Assinale a alternativa que indica, corretamente, o nível de norma utilizado pela organização descrito a seguir.
	“Compreende normas do próprio indivíduo, as quais orientam suas ações, independentemente das normas gerais.” 
	A] Nível nacional.
	B] Nível individual.
	C] Nível empresarial.
	D] Nível da associação.
	25/45 - Questão apol 5
	As organizações, de forma geral, são estruturadas por normas, sejam internas (que refletem as necessidades de padronização da organização para o desempenho de suas atividades), sejam externas (geradas por organismos nacionais e internacionais e que devem ser seguidas para que os produtos tenham aceitação). Alguns exemplos de
Órgãos Normalizadores são: Associação Alemã de Normas Técnicas (DIN); Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); Normas da American Society for Testing and Materials (ASTM); Comitê Mercosul de Normalização (CMN); Comitê Europeu de Normalização (CEN); Comitê Pan-Americana de Normas Técnicas (COPANT) etc. Ainda, existem normas que resultam da união, cooperação e de acordos entre nações que têm interesses comuns entre si. Exemplo: ISO 9000, ISO 14000, ISO 26000, entre outras.
	Sobre estas, identifique à qual nível os “ISO’s” se referem e assinale a alternativa correta. [p.136]
	A] Nível Regional.
	B] Nível Internacional.
	C] Nível Nacional.
	D] Nível de Associação.
	26/45 - Questão apol 5
	NBR ISO 10002:2005: esta norma não tem a característica de ser uma norma certificadora ou para finalidades contratuais. O que se busca é estabelecer as orientações para a implantação de um processo de tratamento de reclamações, independente do tipo de atividade da organização (seja ela com ou sem fins lucrativos), uma grande rede varejista ou um pequeno comércio de bairro, uma empresa tradicional ou que opere, exclusivamente, por meio do comércio eletrônico. Esta norma visa o benefício não somente a organização, mas também seus clientes e outras partes interessadas no seu desempenho.  Como qualquer norma de sistema de gestão da qualidade, deve-se buscar os princípios ou fundamentos da norma que orientam para que se tenha um sistema eficaz.  [p.153]
	“Traduz a necessidade de atender bem o cliente, de maneira que sua reclamação não pode ser vista com desdém ou má vontade”. 
	Assinale a alternativa que indica, corretamente, o princípio definido no enunciado acima.
	A] Confidencialidade.
	B] Abordagem com foco no cliente.
	C] Ônus.
	D] Responsabilidade.
	27/45 - Questão apol 4
	A padronização de empresas é um grande fator que atenderá, principalmente, ao que se refere a gerenciar processos, prevenir erros e garantir a qualidade.   Estudamos, nas aulas e no material, que a organização deve atender a alguns requisitos básicos ao estabelecer o padrão, sob pena de tornar ineficaz a utilização destes.   Analise o comentário. [p.133]
	“Quando possível, o padrão deve ser estabelecido em conjunto com quem executa a atividade padronizada, permitindo uma especialização em sua execução”. 
	Assinale a alternativa que indica, corretamente, o requisito descrito acima.
	A] Ser mensurável.
	B] Ser democrático.
	C] Ser de fácil compreensão.
	D] Ser de fácil utilização.
	28/45– Questão apol 3
	O PDCA é um método de melhoria contínua que não esgota sua aplicabilidade com uma única utilização no processo, visto que implementa na organização, uma cultura de melhoria que permeia todos os processos. O método apresenta uma sequência que, como em toda prática administrativa, começa pelo planejamento. O método está dividido, para melhor compreensão, em quatro partes: [p.29]
	I.              planejar;
	II.            fazer, executar;
	III.           verificar;
	IV.          agir.  
	Assinale a alternativa que indica, corretamente, qual das partes do PDCA é descrita no trecho a seguir. 
	“É a parte que compreende a realização das correções dos desvios apresentados em relação aos objetivos e a eliminação de problemas de acordo com parâmetros já definidos ou se necessário, com novo padres estabelecidos.”
	A] Verificar.
	B] Planejar.
	C] Agir.
	D] Fazer, executar.
	29/45 - Questão apol 5
	5NBR ISO 10002:2005: esta norma não tem a característica de ser uma norma certificadora ou para finalidades contratuais. O que se busca é estabelecer as orientações para a implantação de um processo de tratamento de reclamações, independente do tipo de atividade da organização (seja ela com ou sem fins lucrativos), uma grande rede varejista ou um pequeno comércio de bairro, uma empresa tradicional ou que opere, exclusivamente, por meio do comércio eletrônico. Esta norma visa o benefício não somente a organização, mas também seus clientes e outras partes interessadas no seu desempenho. Como qualquer norma de sistema de gestão da qualidade, deve-se buscar os princípios ou fundamentos da norma que orientam para que se tenha um sistema eficaz.  [p.153]
	“Os custos gerados pela reclamação devem ser suportados pela organização prestadora dos bens ou serviços, visto que tal reclamação pode tornar-se uma oportunidade para melhorar os produtos oferecidos, gerando ganhos para as organizações.“ Assinale a alternativa que indica, corretamente, o princípio definido no enunciado acima.
	A] Confidencialidade.
	B] Abordagem com foco no cliente.
	C] Ônus.
	D] Responsabilidade.
	30/45 - Questão apol 2
	Percentuais elevados de instituições sucumbem em pouco tempo. Essa situação constitui-se em um problema para os investidores de um modo geral. A única forma de garantir a sobrevivência das organizações é buscar imprimir nelas os atributos da qualidade, os quais são: moral, segurança, qualidade intrínseca, entrega e custo. 
	“Devem possibilitar a sobrevivência da empresa no mercado, garantir o retorno aos investidores e fazer com que os produtos ou serviços sejam percebidos pelos clientes como com custo justo.”  
	Assinale a alternativa que indica, corretamente, o atributo de qualidade definido no trecho acima. [p.22]
	A] Entrega.
	B] Custo. 
	C] Segurança.
	D] Moral.
	31/45 - Questão apol 4
	Entende-se, de forma geral, que as normas facilitam o comércio, pelo uso de instruções técnicas que contribuem para orientar a produção e as operações nos diversos ramos industriais e de serviços. De fato, dentre os instrumentos e mecanismos de difusão tecnológica, a normalização é, sem dúvida, um dos mais importantes, por promover a disseminação de novos processos, métodos e produtos inovadores na economia como um todo e contribuindo, efetivamente, para a redução de assimetrias da informação que tanto afetam os mercados como as transações comerciais.  De acordo com o que estudamos sobre o esquema dos níveis de normalização, vimos que Ambrozewicz, citado Seleme e Stadler (2012), discute os níveis das normas utilizadas pelas organizações.   [p.135]
	Assinale a alternativa que indica, corretamente, o nível de norma utilizado pela organização descrito a seguir. 
	“Comporta as normas que as associações de entidades de um mesmo ramo elaboram para que sejam cumpridas pelos seus associados.”
	A] Nível nacional.
	B] Nível individual.
	C] Nível empresarial.
	D] Nível de associação.
	32/45 - Questão aula 1 – tela 13
	Quando dizemos que tal “produto tem qualidade”. Estamos interpretando qualidade como o quê?
	E quando a empresa fabrica o produto que vamos comprar diz “pensamos a nossa produção com vistas à qualidade”. Então vemos na televisão o comercial do supermercado dizendo “Nossos produtos são de qualidade”. Será que estão todos atribuindo a mesma definição para qualidade? Talvez não. Mas isso não se constitui necessariamente um problema, haja vista que, mesmo entre os especialistas da área há divergências com reação a essa definição.
	A seguir, associe a cada autor á sua contribuição no estudo da qualidade preenchendo a lacuna com o numero correspondente. (aula 1 – tela 13)
	1-    Feijenbaum
	2-    Deming
	3-    Maslow
	4-    Juran
	5-    Mc Gregor
	( )Mais voltado para os aspectos humanos da Qualidade, esse autor desenvolveu duas correntes de pensamentos opostas que teorizam as relações entre os colaboradores e o comportamento destes em uma empresa.
	( )Para esse autor, a qualidade deve ser preocupação para todos os envolvidos no processo produtivo, desde o auxiliar de serviços gerais até os acionistas e o proprietário da empresa.
( )”Qualidade é adequação ao uso”. O autor dessa frase presa pela qualidade desde a concepção do produto até a sua fase de consumo.
	( )Autor de um método interativo de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos.
	( )Esse autos desenvolveu uma divisão hierárquica na qual as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das de nível mais alto. Quanto mais alto o nível das necessidades supridas pelo trabalhador, maior a qualidade de seu trabalho e maior a qualidade de seu produto.
	A] 4 – 3 – 2 – 5 - 1 Atenção!!! Nesta questão é importante memorizar cada autor 
	B] 2 – 5 – 1 – 3 – 5 ao seu conceito de Qualidade, pois caso esta questão da aula 1,
	C] 5 – 1 – 4 – 2 – 3 tela 13, seja utilizada na prova, a sequência da resposta correta 
	D] 3 – 2 – 5 – 1 – 4 poderá estar em outra opção que não a mesma deste simulado.
	33/45 - Questão da aula 2 - tela 13
	Visando manter a produtividade me alta a empresa deve manter seus funcionários motivados, mostrando que eles estão sendo reconhecidos pelo trabalho que estão prestando: Trabalhador satisfeito com suas condições trabalho produz melhor. ( aula 2 – tela 13)
	A] Qualidade intrínseca
	B] Moral
	C] Entrega
	34/45 – Questão apol 2
	Para se compreender o valor da qualidade para as organizações e clientes, deve-se entender a evolução desse conceito, o significado da qualidade a partir de seus atributos e o impacto que causa sobre as atividades das organizações e das pessoas. 
	 De acordo com o que vimos sobre o histórico da qualidade, assinale a alternativa que indica, corretamente, o nome que preenche as lacunas do parágrafo a seguir. 
	O controle da qualidade emergiu nos Estados Unidos. A história do desenvolvimento da qualidade como sistema administrativo, ou seja, integrante dos objetivos e metas das organizações, permitiu que as organizações obtivessem diferenciais competitivos, dada a utilização desse controle. O panorama da qualidade começou com __________, que trabalhava para as Forças Armadas dos Estados Unidos, como estatístico, na produção de maquinaria de guerra, cujo objetivo era obter a maior qualidade possível. __________ praticou todos os passos que hoje se observam no desenvolvimento e na manufatura de produtos. [p.19]
	A] Shewart.
	B] Taylor.
	C] Deming.
	D] Herzberg.
	35/45 - Questão da aula 2 - tela 13
	O consumidor deve terá sensação de que pagou um preço justo pelo bem ( tangível ou intangível) que esta adquirindo. Isso não significa que o produto deva ser vendido a um preço muito baixo, mas, sim, por um valor que seja condizente com a qualidade do produto e com o custo de produção do mesmo. Essa é uma característica de qual ATRIBUTO DA QUALIDADE? (aula 2–tela 13)
	A] Entrega
	B] Segurança
	C] Custo
	36/45 – questão apol 2
	Este atributo deve ser entendido tanto como segurança interna, no processo produtivo, quanto como segurança externa traduzida como a garantia de segurança aos usuários dos produtos ou serviços. [P.22]
	A partir do texto, analise as sentenças a seguir e marque a alternativa que represente exemplos do atributo: Segurança (p.22)
	A] “são os manuais de produtos eletrônicos e cardápios de restaurantes porque trazem informações úteis para os clientes. “
	B] “os produtos entregues no local certo, na hora certa e com a qualidade certa porque é isso que o cliente espera”
	C] “os fatores motivacionais que existem nas organizações e que mantém os colaboradores comprometidos”
	D] “os preços praticados no mercado os quais são percebidos pelos clientes como justos em relação ao beneficio-custo”
	E] “os investimentos em processos produtivos seguros para os colaboradores e produtos seguros para os clientes”
	37/45 – Questão apol 3
	O PDCA é um método de melhoria contínua que não esgota sua aplicabilidade com uma única utilização no processo, visto que implementa na organização, uma cultura de melhoria que permeia todos os processos. O método apresenta uma sequência que, como em toda prática administrativa, começa pelo planejamento. O método está dividido, para melhor compreensão, em quatro partes: [p.29]
	I.     planejar;
	II.   fazer, executar;
	III.  verificar;
	IV.  agir. 
	Assinale a alternativa que indica, corretamente, qual das partes do PDCA é descrita no trecho a seguir. 
	“É a averiguação dos resultados das atividades executadas, comparando-se as medições com os objetivos estabelecidos. Procede-se, portanto à análise em direção à melhoria.”
	A] Verificar.
	B] Planejar.
	C] Agir.
	D] Fazer, executar.
	38/45 - Questão da aula 2 - tela 13
	Essa atribuição tem a ver com adequação. Faz referencia com a adequação da postura do trabalhador quanto à sua função; adequação e certificação dos equipamentos e materiais para que funcionem corretamente; adequação as questões ambientais, para que o produto não agrida o meio ambiente e adequação ao consumidor, para que esteja ciente dos possíveis riscos que o produto possa lhe oferecer. Essa é uma característica de qual atributo da qualidade? (aula 2– tela 13)
	A] Custo
	B] Qualidade intrínseca
	C] Segurança
	39/45 - Questão apol 2
	As organizações devem seguir procedimentos para estabelecerem um correto gerenciamento da qualidade. Esses procedimentos são representados pelos métodos e pela adequada utilização das ferramentas. 
	“É uma estruturação, um método em que neles são elencados procedimentos de realização que se traduzem em quatro fases distintas: planejar, fazer, checar e agir.” 
	De acordo com o que estudamos, sobre Gerenciamento da qualidade, qual método foi descrito acima? Assinale a alternativa que correta. [p.27 ou p.28]
	A] 5W e 2H’s.
	B] Ciclo PDCA
	C] Fluxograma.
	D] Diagrama de afinidades.
	40/45 - Questão da aula 2 - tela 13
	O produto ou serviço deverá estar sempre em conforme com as especificações e dentro dos parâmetros prometido pelo fornecedor, evitando, assim, que o cliente tenha “surpresas” desagradáveis ou que o produto não cumpra com as funções dele esperadas.
	Essa é uma característica de qual ATRIBUTO DA QUALIDADE? ( aula 2 – tela 13)
	A] Qualidade intrínseca
	B] Entrega
	C] Segurança
	41/45 – Questão apol 2
	“Atributos da qualidade” Consideramos que o colaborador deve estar inserido em um clima de motivação e boa vontade, o qual o é atributo mais importante de uma organização, já que configura como o alicerce para que os outros quatro atributos possam existir. [p.21]
	A] Atributo da qualidade: Qualidade intrínseca.
	B] Atributo da qualidade: Segurança.
	C] Atributo da qualidade: Moral
	D] Atributo da qualidade: Custo
	42/45 - Questão da aula 2 - tela 13
	Esse atributo é muito importante, embora ainda seja ignorado por muitas organizações, que perdem o prestígio no mercado quando fazem um acordo com o cliente indicando um data e local para que o cliente receba seu produto e a empresa falha em seu compromisso, atrasando e entrega do bem solicitado. Essa é uma característica de qual ATRIBUTO DA QUALIDADE? ( aula 2 – tela 13)
	A] Qualidade intrínseca
	B] Entrega
	C] Segurança
	43/45 – Questão apol 2
	No Brasil, Falconi adaptou o ciclo PDCA para o MASP (Metodologia de Análise e Solução de Problemas). No próprio nome o Masp apresenta como prioridade a palavra metodologia, tamanha é a importância do conhecimento do método para a perfeita aplicação das ferramentas. A partir da colocação do texto que conhecer o Masp é importante para as organizações, analise as sentenças a seguir, e marque a resposta correta. [P.27 e 29].
	.
	I - O Masp utiliza o ciclo PDCA como base para realizar a análise do problema, para validar a solução proposta e como direcionador das ações a serem realizadas pelo Masp.
	II - O Masp é um método pouco explorado pelas organizações porque trata dos processos internos e assim exonera-as das preocupações com as correlações externas.
	III - O Masp pode ser utilizado em todas as áreas da organização,
sejam áreas administrativas ou operacionais, nas quais identifica-se as funções: planejamento, organização, controle e direção. 
	IV - O Masp pode ser utilizado de forma sistêmica pelas empresas porque sua adequada aplicação conduz a solução dos problemas e auxilia na sistematização dos resultados. 
	V - O Masp é uma metodologia de análise que permite a verificação do grau de qualidade de uma organização dispensando o uso de ferramentas em suas fases.
	A] Estão corretas as sentenças I, II, V, apenas.
	B] Estão corretas as sentenças I, III, IV, apenas.
	C] Estão corretas as sentenças II, III, IV, apenas.
	D] Estão corretas as sentenças I, II, III, IV, V.
	44/45 - Questão apol 3
	O PDCA é um método de melhoria contínua que não esgota sua aplicabilidade com uma única utilização no processo, visto que implementa na organização, uma cultura de melhoria que permeia todos os processos. O método apresenta uma sequência que, como em toda prática administrativa, começa pelo planejamento. O método está dividido, para melhor compreensão, em quatro partes: [p.28]
	I.              planejar;
	II.            fazer, executar;
	III.           verificar;
	IV.          agir.  
	Assinale a alternativa que indica, corretamente, qual das partes do PDCA é descrita no trecho a seguir. 
	“É a realização da educação e dos treinamentos necessários à execução das atividades que servirão para tingirem os objetivos e efetivamente a execução das atividades que compõem os processos e a realização da manutenção e das medições da qualidade.”
	A] Verificar.
	B] Planejar.
	C] Agir.
	D] Fazer, executar.
	45/45 - Questão apol 4
	A padronização de empresas é um grande fator que atenderá, principalmente, ao que se refere a gerenciar processos, prevenir erros e garantir a qualidade.   Estudamos, nas aulas e no material, que a organização deve atender a alguns requisitos básicos ao estabelecer o padrão, sob pena de tornar ineficaz a utilização destes.   Analise o comentário. [p.133]
	“O padrão deve permitir que se avalie a qualquer instante, obtendo-se 
	resultados que possibilitem comparar claramente o estado atual com o estado anterior.” 
	Assinale a alternativa que indica, corretamente, o requisito descrito acima.
	A] Ser mensurável.
	B] Ser democrático.
	C] Ser de fácil compreensão.
	D] Ser de fácil utilização.
	Este material foi realizado com questões das apols da disciplina Gestão da Qualidade elaboradas a partir do livro “A Caminhada Empreendedora, a jornada de transformação de sonhos em realidade” - Elton Ivan Schneider e Henrique José Castelo Branco - Ed. 2012 Editora Intersaberes -UNINTER 2016
	 ˜ ˜ Número de acertos
	0
	˜ ˜ ˜ Desempenho
	0%
	GABARITO: 
	01B – 02C – 03C – 04C – 05A – 06C – 07B – 08A – 09D – 10B – 11D – 12A – 13D – 14C – 15B 
	16B – 17C – 18B – 19C – 20C – 21D – 22B – 23B – 24B – 25B – 26B – 27B – 28C – 29C – 30B
	31D- 32C – 33B – 34A – 35C – 36E – 37A – 38C – 39B – 40A – 41C – 42B – 43B – 44D – 45A
	Bons estudos!
	FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Plan2
Plan3

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais