Buscar

Simulado de ensino clinico

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201202723034)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo estudos realizados, as populações dos países subdesenvolvidos estão mais expostas aos riscos de desenvolvimento de episódios de convulsão ou epilepsia, devido ás condições precárias de higiene e nutrição. Ainda segundo o estudo, cerca de 3% a 5% da população apresenta epilepsia. Considerando que o profissional enfermeiro deve ser detentor de conhecimentos acerca da fisiopatologia, manifestações clínicas e abordagem inicial nos casos de convulsão e epilepsia, analise as afirmações abaixo: I. Algumas etiologias como álcool, tumores, febre, podem desencadear o processo de convulsão. II. Após o primeiro episódio de convulsão, o eletroencefalograma (EEG) deve ser realizado com o objetivo de verificar possíveis alterações estruturais. III. E de suma importância que o enfermeiro colha a história do paciente com eficácia, pois é componente importante para o diagnóstico e tratamento da epilepsia. É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	II
	 
	I - III
	
	I - II
	
	II - III
	
	I
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202723029)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo estudos realizados cerca de 750.000 pessoas são acometidas pelo acidente vascular cerebral (AVC) por ano nos EUA e sendo também uma das patologias que mais causam incapacidades na população. Com o objetivo de identificar mais precocemente os sinais e sintomas, tornou-se necessário um melhor treinamento e disseminação da patologia na mídia televisiva e conhecimento mais detalhado por parte dos profissionais de saúde. Considerando que o profissional enfermeiro deve ser conhecedor da fisiopatologia, sinais, sintomas e das primeiras providências a serem tomadas diante de um caso de AVC, avalie as afirmativas abaixo: I. Quando há a interrupção do fluxo sanguíneo para uma determinada área do cérebro, podemos afirmar que independente do tempo esses neurônios necessariamente necrosarão. II. As manifestações clínicas do acidente vascular cerebral podem sofrer variações, pois dependem da área afetada. III. A necessidade do rápido diagnóstico do AVC se dá por conta de todos os pacientes deverem ser submetidos o mais rapidamente a terapia trombolítica. IV. No caso do AVC isquêmico, podemos citar como alguns objetivos do tratamento clínico: restaurar o fluxo sanguíneo para a área cerebral lesada, prevenir para que não haja uma nova formação trombótica e também neuroproteção. É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	I - II
	
	I - IV
	
	II - III
	 
	II - IV
	
	III - IV
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201203108395)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Escala de Coma de Glascow (ECG) relaciona três áreas de funcionamento neurológico, oferece uma visão geral do nível de resposta do paciente e é usada para avaliar o estado neurológico de pacientes que sofreram lesão cerebral. Ao aplicar a ECG em um paciente, foi identificado que o mesmo apresentava: abertura ocular espontÂnea ao ser chamado, falava alavras inapropriadas e retirava o membros ao estímulo doloroso. Qual a pontuação de acordo com a ECG para este paciente?
		
	 
	10
	
	8
	
	15
	
	9
	
	11
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201203088627)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Durante a execução do exame físico realizado em pacientes graves, a função neurológica pode ser mensura através da avaliação de alguns sinais sugestivos de lesão cerebral. Um paciente que apresenta posição de adução e flexão dos membros superiores, rotação interna dos membros inferiores e flexão plantar dos pés, caracteriza-se com sinais de:
		
	 
	Descerebração
	
	Sedação profunda
	
	Anisocoria
	 
	Decorticação
	
	Edema cerebral
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202729017)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	1)Para montar um leito hospitalar que permita o seguro atendimento de um paciente em condições de risco à vida são necessários equipamentos, recursos humanos suficientes para se oferecer esta segurança ao paciente durante o período de sua internação. O Monitor multiparâmetro é utilizado durante a assistência do paciente de alta complexidade para:
		
	
	Permitir que medicamentos sejam administrados com controle rigoroso do volume
	
	Registrar traçados eletrocardiográficos do paciente
	 
	Registrar os parâmetros hemodinâmicos do paciente
	
	Ventilar o paciente de maneira não invasiva
	
	Ventilar o paciente de maneira invasiva
		
	
	  ENSINO CLÍNICO VII - TEÓRICO
	
	Simulado: SDE0079_SM_201202465031 V.1 
	Aluno(a): ELIDIANE DE OLIVEIRA MARINHO
	Matrícula: 201202465031
	Desempenho: 0,1 de 0,5
	Data: 16/04/2016 16:50:46 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201202729027)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O paciente que apresentou dor torácica típica foi à emergência e relatou as características da dor que sentiu. Como foi descrita esta dor pelo paciente?
		
	 
	Opressiva, longitudinal, intermitente e precordial.
	
	Opressiva, longitudinal, no tórax postrerior e intermitente.
	
	Opressiva, irradiada, de curta duração e epigástrica
	
	Opressiva, longitudinal, de forte intensidade e intermitente.
	 
	Opressiva, irradiada, de curta duração e forte intensidade e precordial.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201203104011)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Os pacientes habitualmente são encaminhados pelo serviço Movel de Urgência ou então procuram o serviçoo de emergência com sintomatologia de desconforto torácico e apresentam arritmias tais como taquicardia paroxistica, bradicardias ou extra-sístoles ventriculares bigeminadas. Estas arritmias requerem intervenção medicamentosa. Outrossim, a desfibrilação de emergência deve ser o tratamento de escolha utilizado quando o paciente apresenta a seguinte alteração cardíaca:
		
	
	Tasquicardia Sinusal
	 
	Flutter atrial.
	
	Taquicardia atrial
	
	Fibrilação Atrial
	 
	Fibrilação ventricular
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201203088633)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Referente ao estudo da Eletrocardiografia, marque a alternativa INCORRETA:
		
	
	Possibilita a identificação de distúrbios do ritmo, alterações da condução e desequilíbrios eletrolíticos.
	
	É o registro dos fenômenos elétricos que se originam durante a atividade cardíaca, auxiliam no diagnóstico das cardiopatias e outras condições patológicas (ex.distúrbios metabólicos), porém algumas anomalias cardíacas não alteram o ECG.
	
	O Eletrocardiograma registra as atividades elétricas do coração em forma de ondas, que mostram a despolarização(contração) e a repolarização(relaxamento).
	
	Auxilia no diagnóstico e monitoração de alguns distúrbios: Infarto do Miocárdio e Pericardite.
	 
	Auxilia na análise de atividades cerebrais, facilitando o diagnóstico de morte encefálica
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202768579)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Assinale a melhor afirmativa:
 
Questão 1
I-             Podemos afirmar que o fenômeno de Wenchebach ocorre no Bloqueio Átrio Ventricular de II grau, Mobitz I ,quando os prolongamentos PR aumentam gradativamente até uma onda P não ser seguida pelo complexo QRS.
II-            Um Bloqueio Átrio Ventricular tem como característica importante no traçado de ECG um prolongamento PR menor que 0,2 segundos.
III-           Para instalação de um Marcapasso Epicárdico, torna-se necessário o procedimento cirúrgico de toracotomia.
 
		
	
	D-   (  ) Está correta apenas a afirmativa II;
	 
	B-   (  ) Estão corretas as alternativas I e III;
	 
	A-   (  ) Está correta apenas a afirmativa I;
	
	E-   (  ) Nenhuma das alternativas anteriores
	
	C-   (  ) Estão corretas as afirmativas I e II;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202723099)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A interpretação eletrocardiográfica é muito importantepara a prática do enfermeiro, principalmente quando a sua atuação se dá em setores de alta complexidade, como por exemplo a emergência e CTI, pois muitas das vezes o enfermeiro será o primeiro a abordar o paciente portador de alguma alteração cardíaca importante, entre elas o infarto agudo do miocárdio. Com relação ás estruturas apresentadas em um traçado eletrocardiográfico, analise as afirmativas abaixo: I. A onda P representa a despolarização ventricular e se caracteriza por ser uma deflexão pequena, normalmente para cima (positiva) e arredondada. II. O complexo QRS representa a despolarização ventricular e normalmente as suas ondas apresentam as seguintes características: a deflexão inicial é a onda Q, a deflexão positiva é a onda R e após temos mais uma deflexão negativa que é a onda S. III. A onda T é a deflexão que representa a repolarização ventricular e aparece após o complexo QRS. Após a análise das afirmativas acima, marque a única opção correta:
		
	 
	II - III
	
	I
	
	I - II
	 
	I- II - III
	
	I - III
		
	
	Simulado: SDE0079_SM_201202465031 V.1 
	Aluno(a): ELIDIANE DE OLIVEIRA MARINHO
	Matrícula: 201202465031
	Desempenho: 0,2 de 0,5
	Data: 23/05/2016 11:08:17 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201202658954)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um traçado eletrocardiográfico que mostra frequência atrial de 400 bpm, frequência ventricular de 130 bpm, com ondas P imperceptíveis e intervalos P-R imensuráveis, é sugestivo de:
		
	
	flutter atrial
	 
	taquicardia ventricular
	
	taquicardia supraventricular
	
	bradicardia sinusal
	
	taquicardia sinusal
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202658951)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	De acordo com o Guidelines 2010, a relação compressão:ventilação a ser empregada em um vítima com 32 anos de parada cardiorrespiratória é de :
		
	
	3:1
	
	15:2
	 
	30:2
	 
	10:1
	
	5:1
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201203088655)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A monitorização hemodinâmica permite o acompanhamento dos sinais fisiológicos de um paciente, possibilitando acompanhar e verificar possíveis alterações. São considerados meios de monitorização INVASIVAS:
		
	
	Eletrocardiografia
	 
	Oxímetro de pulso
	
	Esfigmomanômetro
	
	Capnografia
	 
	Catéter de swan ganz
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201203116468)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O procedimento utilizado para reverter arritmias mediante a utilização de corrente elétrica direta e sincronizada é chamado de:
		
	
	nenhuma das anteriores
	 
	cardioversão
	
	choque cardiodesfibrilatório
	 
	desfibrilação
	
	cardiodesfibrilação
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202658649)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Não constitui um cuidado de enfermagem a ser destinado a um cliente com diagnostico médico de Edema Agudo de Pulmão:
		
	
	Colocar o cliente em posição sentada com o MMII pendentes.
	 
	Manter garroteamento de MMSS e MMII.
	
	Instalar oxigenioterapia
	
	Instalar acesso vensoso
	
	Administração de dorgas prescritas como diuréticos, por exemplo.
	
	  ENSINO CLÍNICO VII - TEÓRICO
	
	Simulado: SDE0079_SM_201202465031 V.1 
	Aluno(a): ELIDIANE DE OLIVEIRA MARINHO
	Matrícula: 201202465031
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 23/05/2016 11:12:35 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201202662132)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No atendimento a uma gestante que apresenta eclâmpsia, a primeira conduta a ser realizada no atendimento emergencial é, segundo o algoritmo de trauma:
		
	
	Puncionar acesso venoso
	
	Elevar a cabeceira em posição de fowler
	 
	Ofertar oxigenioterapia
	
	Aplicar a avaliação da escala de coma de glasgow
	
	Adminsitrar sulfato de magnésio
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202659130)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Constitui um cliente que pode ser denominado grande queimado, exceto:
		
	
	Aquele que possui queimadura de origem elétrica
	
	Aquele com mais 30% de superfície corporal queimada com queimaduras de 3o. grau
	 
	Aquele que possui 18% de superfície corporal queimada com queimaduras que comprometam a derme.
	
	Aquele que possui queimadura em região perineal
	
	Aquele que possui queimadura em face
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202775175)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Acerca da avaliação eletrocardiográfica, responda a assertiva correta:
		
	
	b) As derivações precordiais são num número de 3
	 
	a) A derivação DI é uma derivação bipolar
	
	e) A derivação DII é a que menos representa o impulso elétrico fisiológico
	
	c) A onda P representa a repolarização atrial
	
	d) Quando o segmento ST está alterado pode representar uma problema nas válvulas atrioventriculares
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201203115456)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando que a definição de sepse grave consiste em quadro de hipoperfusão tecidual ou disfunção de órgão que sejam induzidos por quadro de sepse, assinale a opção correta acerca do seu diagnóstico.
		
	 
	Débito urinário menor que 0,5 mL/kg/hora após duas horas de reposição adequada de fluidos constitui critério relevante no diagnóstico de sepse grave.
	
	A trombocitopenia é um sinal considerado importante na sepse grave, somente quando a contagem de plaquetas se apresentar abaixo de 10.000 (dez mil) células/mm3 em sangue periférico.
	
	Bilirrubinas podem estar elevadas na sepse grave, porém não é um dado relevante para diagnóstico.
	
	A elevação sérica de lactato não tem valor para suspeita de sepse grave.
	
	Gasometria apresentando PaO2/FiO2 > 400 é considerado com forte suspeita de sepse grave.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202775172)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	São indicações para VNI, ventilação não invasiva, exceto:
		
	
	a) Pacientes terminais
	
	c) Insuficiência respiratória leve
	
	d) Descanso da musculatura respiratória
	 
	b) Desmame de VM
	 
	e) Hemorragia digestiva alta

Continue navegando