Buscar

Bens anotações

Prévia do material em texto

Bens
Em sentido filosófico bem é tudo que existe na natureza e satisfaz as necessidades humanas;
Coisa (gênero), tal termo era usado antigamente, significando tudo que existe na natureza com exceção ao homem. Bem (espécie), é o termo que se usa atualmente, seu significado é o que está sujeito de apropriação ao homem. E coisas comuns é tudo que existe no universo em abundância.
A diferença de bens corpóreos e bens incorpóreos, é em que o primeiro tem existência real, já os incorpóreos têm existência abstrata, porém, são suscetíveis ao homem, como por exemplo, os atributos morais. 
Patrimônio
É a projeção econômica da personalidade, incluindo ativo e passivo. Difere-se dos direitos da personalidade, pois estes são indisponíveis, já patrimônio estão disponíveis.
Classificação dos bens
Os bens considerados em si mesmos: quanto à mobilidade, fungibilidade, consuntibilidade, individualidade, divisibilidade.
Os bens reciprocamente considerados: frutos, produtos, pertenças e benfeitorias.
Bens públicos e privados: bens de uso comum ao povo, bens particulares, bens dominicais, bens de uso especial, bem de família.
Os bens considerados em si mesmos, quanto à mobilidade se dividem em móveis e imóveis. 
Imóveis, são aqueles que NÃO PODEM ser removidos de um lugar para outro sem alteração da substância. I) Por natureza, o solo e adjacências. II) Por acessão física, industrial e natural, tudo que o homem incorporar ao solo, sendo plantas ou até construções. A parte integrante do bem imóvel uma vez separada da coisa principal não perde o seu caráter. III) Acessão natural, as sementes, ou os bens que estão sujeitos a produção, como a cana, chama-se bens móveis por antecipação.
 IV) Imóveis por determinação legal, não são móveis, nem imóveis. Ex: usufruto, servidão; V) Direito à sucessão aberta: Via de regra os móveis são aqueles que PODEM ser removidos de um lugar ao outro, sem alterar a substância. E os propriamente ditos como os objetos, as aeronaves, e os navios que não se tem uma definição exata, e a corrente elétrica que se classifica como um bem móvel. 
Quanto à fungibilidade, divide-se em Fungíveis que são aqueles que podem ser substituídos por outro do mesmo gênero, qualidade e quantidade. E os Infungíveis, que são insubstituíveis. Podendo decorrer da natureza do bem, e da vontade das partes.
Quanto à consuntibilidade, que se dividem em: a) consumíveis, classificando em, I) Consumíveis de fato que exaurem num só ato. Ex; bebida; II) Consumíveis de direito, que estão destinados a alienação. Ex: bebida à venda. b) Inconsumíveis, que vão se desgastando com o tempo de uso. Ex: roupas, calçados..
Quanto à individualidade, se dividem em: a) Singulares, que se classificam em simples e compostos. Os simples são aqueles não perdem sua identidade, já os compostos perdem. B) Coletivos, são os que formam um todo como a universalidade de fato, e os que coletivos e Unitárias como uma biblioteca, e a Universalidade de direito que contém valor econômico;
Quanto à divisibilidade, dividem-se em: 
a) Divisíveis, que são os que podem fracionar sem perder o uso, serviço e substância. 
B) Indivisíveis perdem se fracionados. Se classificam em: 
I) Por natureza, são os que não podem fracionar. 
II) determinação legal, são as servidões, hipotecas, móveis rurais, etc;
 III) Por vontade das partes, condomínios.
Os bens reciprocamente considerados, se dividem em principal e acessório, a diferença está em que os principais existem por si só, e os acessórios dependem do principal;

Continue navegando