Buscar

FORUM ETICA SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FORUM ETICA SOCIAL
FORUM A
Boa tarde colegas e Professora ,essa é minha primeira participação no fórum ,espero contribuir no contexto da aula .
 Conforme estudado nas aulas 1,2 e 3 .
 Sendo a ética o conjunto de valores e princípios  que dão norte a conduta humana ,como é que fazemos para definir o que é ético ou não,
sobre o que é certo ou errado ? 
 A ética é na verdade como a educação de nosso caráter, temperamento ou vontade pela razão, em busca de uma vida justa, bela e feliz, que estamos destinados por natureza. Traduzindo o processo consciente ou intuitivo que nos ajuda a escolher entre vícios e virtudes, entre o bem e o mal, entre o justo e o injusto.
 Ser ético, portanto, é buscar sempre o bem, combater vícios e fraquezas, cultivar virtudes, proteger e preservar a vida e a natureza. Quando usamos a ética ficamos em paz com nossa consciência .
  A ética e a moral embora sejam diferentes caminham juntas para formação de um caráter ético ,pois a moral é como agimos ,e a ética é a recomendação de como devemos agir .
  No tópico acima falei um pouco da ética pessoal e agora falarei um pouco da ética empresarial .
  No momento atual ,as empresas encontra-se envolvidas em uma crise , econômica ,administrativa e social ,
podemos afirmar que a sociedade está muito exigente, portanto as  empresas devem priorizar pela ética nas relações com seus clientes, fornecedores, concorrentes , empregados e público  em geral.
  Se as empresas agirem de forma ética, além que conquistarem mais clientes no mercado ,vão fazer com os funcionários ajam com lealdade , dedicação e comprometimento .
  Conseguindo enfim tornar o ambiente de trabalho agradável  e humano .
Boa noite ! Concordo com você colega Vanessa .
A empresa ou organização que tem um comportamento ético e moral ,nem só consegue conquistar o mercado, como também consegue tornar o ambiente de trabalho mais agradável , justo e humano , fazendo assim que  seus colaboradores ajam de forma leal e trabalhem com satisfação e dedicação .
FORUM B
Bom dia !
Na minha opinião a responsabilidade social e quando empresas ou organizações adotam posturas ,ações e comportamentos que promovam o bem estar dos seus públicos interno e externo ,de forma voluntaria ,sem imposição do governo ,isso envolve o beneficio coletivo ,seja relativo aos funcionários e acionistas ou a comunidade ,os parceiros e meio ambiente .
EXEMPLO 1- Assistindo ao jornal nacional em 08/04/2016 ,vi uma reportagem que dizia: Uma fabricante japonesa de sorvetes levou 25 anos para aumentar o preço de um de seus produtos de maior sucesso – e, quando fez isso, pediu desculpas em rede nacional . Em março, a Akagi Nyugyo anunciou aos seus clientes que o preço do  Garigari- kun passaria de 60 para 70 ienes, ou o equivalente a um reajuste de 35 centavos de real: de 2,02 reais para 2,37 reais.
EXEMPLO 2 - Outro exemplo espetacular de ética ambiental é da empresa COCA-COLA BRASIL , que fez uma parceria com o grupo PÃO DE AÇÚCAR ,no primeiro projeto a estação de reciclagem que surgiu em 2001.Começaram com 12 unidades de coleta nas lojas pão de açúcar ,e hoje existem 228 espalhadas pelo Brasil -metade delas em supermercados Extra. Nestas estações já foram arrecadadas 46 mil toneladas de material reciclável ,e a cada mês mais 500 toneladas são entregues pelos clientes .A empresa faz questão de afirmar que :
"No Brasil ,responsabilidade socioambiental  vai muito além de cuidar do meio ambiente ,passa por inclusão social e geração de bem -estar".
Conteúdo estudado no site www.cocacolabrasil.com.br .

Outros materiais