Buscar

DISCUSIRVA NOTA 90 CORPOREIDADE E INCLUSÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nota: 90
Disciplina(s):
Fundamentos da Educação Especial
Metodologia do Ensino de Educação Física
	Data de início:
	11/07/2016 15:38
	Prazo máximo entrega:
	11/07/2016 16:53
	Data de entrega:
	11/07/2016 16:38
Questão 1/5
“ Um aluno que troca fonemas na fala ou nas letras na escrita necessita de estratégias que lhe permitam perceber a diferença sonora e gráfica das unidades para superar essa dificuldade; uma criança cega desde o nascimento necessitará aprender um conteúdo diferente das demais para que possa aprender a ler e a escrever a escrita braile, mas isso requer material próprio e apoio especializado; um aluno com deficiência física necessita de cadeira de rodas ou muletas para locomover-se; uma criança que perde seus pais tragicamente em um acidente pode ter problemas emocionais, os quais interferem momentaneamente em sua aprendizagem, necessitando uma atenção individualizada e assim por diante.”
(FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: Ibpex, 2011).
Utilizando partes do trecho acima e com base nos conceitos de  segundo Fernandes (2011) diferencie   uma necessidade especial educativa permanente de uma temporária.
Nota: 20.0
	Necessidades especiais educacionais  temporárias: supridas em determinado período de tempo.
Um aluno que troca fonemas na fala ou nas letras da escrita necessita de estratégias que lhe permitam perceber a diferença sonora e gráfica das unidades para superar essa dificuldade; uma criança que perde seus pais tragicamente em um acidente pode ter problemas emocionais. (p. 139)
Necessidades especiais educacionais  permanente: acompanha o aluno em toda sua vida inclusive no  contexto escolar. (p. 139)
Uma criança cega desde o nascimento necessitará aprender um conteúdo diferente das demais para que possa aprender a ler e a escrever a escrita braile, mas isso requer material próprio e apoio especializado; um aluno com deficiência física necessita de cadeira de rodas ou muletas para locomover-se;
Resposta:Permanente é uma criança cega,surda ,muda e com deficiência física em cadeira de roda ou muletas desde o nascimento em toda sua vida escolar, em caso de perca de seus pais tragicamente podem ter problema emocionais, os quais interferem momentaneamente em sua aprendizagem necessitando uma atenção mais individualizada e assim por diante todas essas necessidades educacionais exigem uma mudança na organização da escola alguma delas são temporárias supridas em determinados períodos de tempo e outros acompanham o aluno toda a vida escolar de forma permanente. 
Questão 2/5
Sabe-se que o modelo clínico-terapêutico caracteriza-se pelo discurso e ação da área médica sobre a área pedagógica no tratamento da deficiência. A deficiência passa a ser entendida como fenômeno com causas orgânicas e funcionais sendo explicado com base na história individual do sujeito.
Segundo Fernandes (2011) de que maneira o modelo clínico-terapêutico influenciou o modo de atendimento pedagógico na Educação Especial? Caracterize esse modelo pedagógico.
Nota: 10.0
	Consolidação da Pedagogia Terapêutica. Entende-se como a existência da ação combinada entre a área médica e a subordinação dos professores especialistas em relação às prescrições dos profissionais de saúde.
É função da escola construir critérios para atribuir normalidade ao desempenho dos alunos  utilizando-se de mecanismos sofisticados de seleção em relação àqueles que não atendiam os padrões de normalização escolar (conteúdos, organização das turmas, tempos de aprendizagem). O aluno era visto como incompleto e seu fracasso era atribuído a ele mesmo.
Resposta referente à página 50.
Resposta:Promover as mudanças preconizadas na legislação para atender as necessidades desse grupo de alunos consiste no grande desafio para a implementação de sistema inclusivos para assegurar respostas educativas de qualidade aos alunos com deficiências transtorno globais de desenvlvimento e altas habilidades super dotação são necessários a previsão e a provisão por parte do sistema de ensino de recursos de acessibilidade na educação definidos na legislação.
Questão 3/5
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Entendemos que a Educação Física na escola se relaciona diretamente com a corporalidade e o movimento humano, que implica, portanto, uma atuação intencional sobre o homem como ser corpóreo e motriz, abrangendo formas de atividades físicas como o esporte, o jogo, a ginastica, as lutas, a dança, entre outras”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: TABORDA DE OLIVEIRA, M. A. Práticas Pedagógicas da Educação Física nos tempos e espaços escolares: a corporalidade como termo ausente? In: BRACHT, V.; CRISÓRIO, R. (Coord). A Educação Física no Brasil e na Argentina: identidade, desafios e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 2003. 
 
De acordo com Betti (1991), autor citado no livro-base A educação física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação, são três os métodos prevalecentes ao longo da história da Educação Física no Brasil: o francês, o desportivo generalizado e o esportivo. Nesse contexto, fale sobre método francês.
Nota: 20.0
	O método francês caracterizava-se pelo comando e a formalidade do conteúdo (p. 16)
 
Resposta:Método Francês caracterizava -se pelo comando e a formalidade do conteúdo.
Questão 4/5
Leia com atenção o depoimento:
“Hoje a escola é a sua casa", conta Regina Graner, professora da 4ª série da EMEF Professor Taufic Dumit, em Piracicaba, a 160 quilômetros de São Paulo. "Ele conversa, participa das aulas e troca idéias com os colegas. "Para Henrique Michel da Silva, é uma grande conquista. Aos 10 anos, está aprendendo a comandar a própria vida, que antes era dominada pela deficiência mental. Além de ter dificuldade para falar e se fazer entender, ele não conseguia comer nem se vestir sozinho. Sua mãe achava isso um impedimento insuperável."Ele sempre foi mais lento para aprender as coisas", justificava a dona-de-casa Elisângela de Fátima Oliveira da Silva quando era indagada pela professora do filho.”
( NOVA ESCOLA, Outubro, 2006. Título original: O tempo de cada um).
Ao conhecer as conquistas de Henrique em relação à sua aprendizagem e desenvolvimento, segundo Fernandes (2011) quais os  recursos de acessibilidade devem ser disponibilizados para alunos com deficiência intelectual tendo como base a política de educação inclusiva com relação ao atendimento educacional especializado?
Nota: 20.0
	Desenvolvimento dos processos mentais superiores. Adequação e produção de materiais didáticos e pedagógicos. (p. 147).
Resposta:A compreensão da deficiência mental como uma condição permanente que afeta o desenvolvimento intelectual do sujeito em oposição a doença mental na qual a cognição esta preservada mas a a presença de distúrbio psiquiátrica que interfere em aspecto de comportamento social dos sujeito determinou mudanças no atendimento especializado contribuindo para ruptura entre as ações médicas e pedagógicas e conferindo legitimidade e a mediação da escola na reversão de quadros que colocavam a criança em situação de deficiência.
Questão 5/5
Leia a seguinte citação: 
“Há pelo menos duas décadas, a educação física tem ocupado, nos currículos escolares, um lugar desprivilegiado em relação a outras disciplinas”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: SHIGUNOV, V e SHIGUNOV Neto, A. (org) Educação Física: conhecimento teórico x prática pedagógica. Porto Alegre: Mediação, 2002
De acordo com Betti (1991), autor citado no livro base A educação física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação, são três os métodos prevalecentes ao longo da história da Educação Física no Brasil: o francês, o desportivo generalizado e o esportivo. Fale Sobre o método desportivo generalizado. 
Nota: 20.0
	O método desportivo generalizado possibilitava alunos a iniciação nos diferentes Esportes, desenvolvendo o gosto pelo belo. O método desportivo generalizadopossibilitava aos alunos a iniciação nos diferentes Esportes, desenvolvendo o gosto pelo belo, levando – os a adquirir ótima performance física e técnica. Nesse método os exercícios feitos antes por obrigação, eram substituídos pelos exercícios executados por prazer, pois no jogo a alegria e o gosto em pratica-lo estavam presentes (p. 16 -17)
Resposta:O método desportivo generalizado possibilitava aos alunos a iniciação nos diferentes esportes desenvolvendo o gosto pelo belo levando-os a adquirir ótimos performance física e técnica,os exercícios feito antes por obrigação eram substituídos pelos exercícios executado por prazer pois no jogo a alegria e o gosto em praticá - lo estavam presentes.
Conheça o novo AVA

Outros materiais