Buscar

Processo Civil lll parte dois

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Contestação: Rodolfo
	A contestação é uma das formas de respostas do réu, é completa e composta de 3 partes principais: preliminares, onde são alegadas as hipoteses do artigo 337- defesa processual. mérito, discute questões de fato e de direito. pedido, onde são formuladas aqueles pedidos que visem a extinção do processo proposto pelo autor.
	Defessa de Mérito: Irá compreender questões de fato e de direito.
Questões de fato: Discute questões de fato, em que o réu deverá impugnar os fatos apresentados pelo autor e ou apresentar fatos novos que podem ser impedidos, modificados ou extintos em relação aos fatos apresentados pelo autor.
Impugnação dos fatos: Todos os fatos apresentados pelo autor deverão ser impugnados um a um , mencionados de forma especifica, caso contrario os fatos narrados pelo autor são presumidos como veridicos.
Apresentação de fatos novos: O réu na sua defesa poderá apresentar novos fatos que pode alterar a realidade fática ou juridica trazidos pelo autor.
Questões de Direito: Impugnação das consequencias juridicas- resultados, de mérito resultados ou formulados pelo autor em direitos.
Principio da eventualidade: Na eventualidade dos fatos ou de direitos nao serem acolhidos co merito, alega-se iletimidade para a causa preliminar e pede extinção sem resolução do mérito. O juiz pode declar procedente ou improcedente o pedido do autor.
Alegações posteriores- artigo 342
Exceção: relativas a direito ou fato supervinente,materia conhecida de oficio ou quando alei autoriza, nos termos legislativo processual o réu tem o prazo de 15 dias para apresentar sua contestação.
	Caso, nao apresente ou está incompleta terá seu direito precluido, não podendo apresentar emenda ou nova contestação.
No entanto, dispoem exceção em 3 situações: Quando tratar-se de direito ou fato superviniente ou direito ocorrido posterior ao protocolo da contestação,
Materia conhecida de oficio podendo ser qualquer das preliminares previstas no 337 com exceção da incompetencia relativa e da convenção de arbitragem,
Quando a lei autoriza.
	Contestação: Tipo de impedimento de prosseguir o processo, no exercicio do direito de ação o autor exerce sua prerrogativa de apresentar perante o poder judiciario sua inicial.
Dentro desse mesmo direito de agir em resposta o reu apresenta sua defesa- contestação.
	Nesta contestação poderá opor a preliminar processual ou de merito- material.
Deve-se ficar claro que quem pede é sempre o autor, os pedidos feitos pelo reu tem sua unica finalidade impedir ou impugmar os pedidos do autor não deixando o processo prosseguir, pede-se a extinção sem resolução do mérito ou improcedencia do pedido.
	Eventualmente, pode-se solicitar a prorrogação da competencia ou encaminhamento do juiz prevento por má fé ou verba de sucumbencia.
	Salienta a não existencia de pedidos novos em relação aos pedidos feitos pelo autor. 
	Os fatos alegados pelo autor na inicial devem ser provados por ele.
	Fatos novos trazidos pelo reu na contestação deve ao mérito de defesa ser provados pelo réu.
	O réu deve apresentar sua defesa de uma só vez com exceção do artigo 342.
	Na contestação o onus da prova compete ao réu, diante dessa regra serao consideração verdadeiros.
	A exceção dos fatos alegados pelo autor pode ser contestados por negativa geral: Defensor público, advogado dativo e curador especial.
Existem alguns casos de não presunção de veracidade de fatos no artigo 341.

Outros materiais