Buscar

ESTUDO DIRIGIDO OFICIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO
Equipe: Jorgiane Lima
	José Maria (Mazé)
	Luana Guabiraba
ASSUNTO: Micotoxinas
Agentes químicos produzidos durante metabolismo secundário de fungos filamentosos, que contaminam alimentos e rações animais, produzindo efeitos agudos ou crônicos, via de regra, carcinogênicos.” (Mídio)
02.
	Micotoxinas
	Fungos produtores
	Efeitos tóxicos principais
	Aflatoxinas
	Aspergillus Flavus
	
	Patulina
	Penicillium expansum
	
	Ocratoxina A
	Aspergillus alutaceus
	
	Zearalenona
	Fusarium roseum
	
	Esterigmatocistina
	Aspergillus Flavus
	
	Fumonisina A
	Fusarium moniliforme
	
	DON
	Gênero Fusarium
	
03.
A classificação de carcinogenecidade se dá da seguinte forma: A1 (cancerígenos para humanos comprovados); A2 (cancerígenos para humanos suspeitos); A3 (cancerígenos para animais comprovados); A4 (não classificável como cancerígenos para humanos).
04.
- Práticas agrícolas incorretas: contato com o solo e esporos;
- por Lesões nos grãos insetos;
- Armazenamento inadequado: Umidade alta e pouca ventilação;
05.
Processo Químico 
	TECNICA
	EXEMPLO
	RESULTADO
	Tratamento com peróxido dehidrogênio
	Proteína de amendoim
contaminada com
aflatoxinas
	Bom resultados
	Tratamento com amônia
	Produtos contaminados
com aflatoxinas e
fumonisinas
	Uso comercial
	Tratamento com bissulfito de sódio e peróxido de hidrogênio
	Figos secos contaminados
com DON e aflatoxinas
	Eficaz destruição
Processo Biológico 
	TECNICA
	EXEMPLO
	RESULTADO
	Uso de microorganismo:
Flavobacterium aurantiacum
	Destruição de aflatoxinas
	Promissora
06.
A esterigmatocistina apresenta uma estrutura semelhante à das aflatoxinas, a esterigmatocistina possui um núcleo xantona, ligado a uma estrutura difurano. Possuindo então atividade tóxica a aflatoxina.Propriedades biológicas e bioquímicas semelhantes a aflatoxinas B1.Mecanismo de ação tóxica é o mesmo: formação de epóxidos que se ligam ao N7 da guanina no DNA.
07.
A zearalenona sofre redução enzimática (às custas do NADH e do NADPH): convertida a α e β-zearalenol, que é mais tóxico que a zearalenona. O zearalenol: 10 vezes mais ação estrogênica que a zearalenona, se ligando ao receptor do hormônio estrogenio, como possui comportamento semelhante, gera respostas no organismo. A ZEA adota a mesma conformação dos estrógenos permitindo sua ligação aos receptores estrogênicos
09.
O milho ou outros grãos utilizados no preparo das rações dos animais ( gados confinados) podem estar contaminados com a aflatoxina e o animal ao se alimentar passa a se contaminar. É um metabólito toxico da aflatoxina B1 e é secretada no leite humano ou de animais contaminados. O leite, como um tipo de excreção, muitas vezes é uma via de liberação de metabólitos do organismo, como mecanismo de defesa.
10.
São intoxicações resultantes por micotoxinas. Se detecta por associação entre achados clínico-patológicos, mas também pela detecção e quantificação da toxina no alimento suspeito,e quando possível resíduos em tecidos, leite, urina, fezes, soro. Aflatoxinas: grupo Aspergillus ; Inibem replicação do DNA, causa cancro (tumor), necrose, cirrose hepática, carcinoma e edema. Patulina: gêneros Penicillium, Aspergillus e Byssochlamys; Carcinogênica, irritação estomacal, náuseas e vômitos, focos hemorrágicos , hipersensibilidade e paralisia nos membros posteriores.
11.
Fatores intrínsecos: A produção de uma micotoxina não está associada a uma única espécie de fungo;Dentro de uma espécie micotoxigênica nem todas as linhagens o são;O potencial de produção varia entre as linhagens de uma espécie.
12.
Determinação em alimentos:
1. CCD (Qualitativa);
Eluentes utilizados:
- Clorofórmio/Acetona 9:1
- Tolueno/Acetato de etila/Ácido fórmico 5:4:1
– Estimativa visual da comparação entre intensidade
de fluorescência da amostra e padrões de referência;
2. HPLC c/ detector de fluorescência (quantitativa);
Fluorescência: Propriedade aproveitável para identificação das aflatoxinas em alimentos
13.
Os alimentos ricos em amido são favoraveis porque contribuem como ambiente adequado para sobrevivência de fungos, o que consequentemente favorece produção de micotoxinas, como fonte de energia para seu metabolismo vital (carboidratos). Já alimentos ricos em gordura não são tão favoráveis.
14.
Este Regulamento possui o objetivo de estabelecer os limites máximos para aflatoxinas (AFB1+AFB2+AFG1+AFG2 e AFM1), ocratoxina A (OTA), desoxinivalenol (DON), fumonisinas (FB1 + FB2), patulina (PAT) e zearalenona (ZON) admissíveis em alimentos prontos para oferta ao consumidor e em matérias- primas.
Este Regulamento aplica-se às empresas que importem, produzam, distribuam e comercializem as seguintes categorias de bebidas, alimentos e matérias primas:
I - amendoim e seus derivados; II - alimentos à base de cereais para alimentação infantil (lactentes e crianças de primeira infância); III - café torrado (moído ou em grão) e solúvel; IV - cereais e produtos de cereais; V - especiarias; VI - frutas secas e desidratadas; VII - nozes e castanhas; VIII - amêndoas de cacau e seus derivados; IX - suco de maçã e polpa de maçã; X - suco de uva e polpa de uva; XI - vinho e seus derivados; XII - fórmulas infantis para lactentes e fórmulas infantis de seguimento para lactentes e crianças de primeira infância; XIII - leite e produtos lácteos, e XIV - leguminosas e seus derivados.
Os níveis de micotoxinas deverão ser tão baixos quanto razoavelmente possível, devendo ser aplicadas as melhores práticas e tecnologias na produção, manipulação, armazenamento, processamento e embalagem, de forma a evitar que um alimento contaminado seja comercializado ou consumido.
15.
1. O gênero de fungos Fusarium está envolvido com produção de diversas micotoxinas. Cite as principais.
Fumonisina B1 (FB1) Mais abundante (70% das fumonisinas), Fumonisina B2 (FB2) Concentração intermediaria, Fumonisina B3 (FB3).
2. Explique as vantagens e desvantagens do tratamento por luz ultravioleta em produtos alimentícios contaminados por aflatoxinas.
As aflatoxinas são furocumarinas complexas, contendo intensa fluorescência quando expostas a luz. Esta propriedade tem a vantagem na sua identificação e quantificação, quando presente em diversos tipos de alimentos, contudo, tem a desvantagem de serem instáveis quando em contato com a luz.

Outros materiais