Buscar

EaD - AA 3.1 (Isabella Madureira Silva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO A DISTANCIA
ATIVIDADE AVALIATIVA 3.1
Participação e discussão no fórum
NOME: Isabella Madureira Silva 					RA: 475386
Tendo como referência os materiais de estudo desta Unidade e os modelos apresentados na webconferência do prof. Daniel Mill, reflita e debata com o seu grupo sobre as seguintes questões:
Quais as vantagens e desvantagens de se ter um modelo predominantemente on-line assíncrono, um modelo predominantemente on-line síncrono ou um modelo predominantemente presencial (ou seja, com atividades desenvolvidas predominantemente nos polos de apoio presencial)? Qual desses modelos vocês considera mais adequado e eficiente para a EaD?
Modelo online assíncrono: tem a vantagem de o aluno poder realizar as atividades a partir de seu tempo livre e determinado para tal, entretanto se o aluno tem alguma dúvida esta não pode ser esclarecida no momento.
Modelo online síncrono: tem a vantagem de o aluno poder esclarecer todas as dúvidas no momento que se realiza a atividade síncrona além de interagir melhor com os colegas e tutores, porém muitas vezes, dependendo de sua agenda, pode não estar presente no horário determinada e perderá informações importantes.
Modelo presencial: com a vantagem de poder esclarecer dúvidas no mesmo instante, interagir com os colegas, professores e tutores, além de tornar mais dinâmico o processo de trocas de informações e discussões. No entanto, na EaD esse modelo torna-se um empecilho para muitos alunos em razão da distância dos pólos presenciais e também das agendas de cada aluno, que em sua maioria trabalha.
Em minha opinião, para a EaD se tornar eficiente para ambos os lados (docente e discente) o modelo mais adequado porém não tanto eficiente é o online assíncrono, complementado pelo online síncrono e com uma pequena parte presencial. Assim como é realizado no modelo EaD da UFSCar.
Analise e comente os modelos estudados com relação ao acompanhamento e à avaliação do processo de ensino e aprendizagem (tipos de atividades propostas, modelo de tutoria). Quais os modelos que podem ser identificados? Quais as vantagens e desvantagens de cada um?
Entre os tipos de atividades propostas identificam-se, em sua maioria, atividades no modelo online assíncrono (através de textos, diários, fóruns, wikis) com tutores virtuais sempre prestando apoio e divididos com um grupo de 25 a 30 alunos, além dos tutores presenciais que acompanham as freqüências e os trabalhos dos discentes. Numa proporção menor, aparecem as atividades online síncronas, mas que não contam como freqüência ou nota, somente com conteúdo e esclarecimento de dúvidas (webconferências e chats com os tutores virtuais).
Discuta com o seu grupo sobre as vantagens e desvantagens do modelo de EaD da UFSCar, considerando os aspectos organizacionais, conteúdo, aspectos metodológicos e aspectos tecnológicos.
Eu acredito que o modelo de EaD utilizado pela UFSCar é muito bom quanto aos aspectos organizacionais, as matérias dos cursos foram bem divididas e colocadas de maneira clara nos módulos estabelecidos, a meu ver, o que falta ainda é um respaldo maior por parte da infraestrutura do campus da Faculdade em São Carlos. O progradweb parece ser um tanto quanto bagunçado, isso pode ser percebido apenas acessando o site e também pelos fóruns em que os alunos mais antigos reclamam muito de suas notas e freqüências lançadas erroneamente.
Quanto ao conteúdo é bem completo e os professores procuram misturar diferentes mídias (impressa, audiovisual, webconferências) que facilitam a compreensão e aumentam as temáticas a serem discutidas pelos estudantes, engrandecendo o aprendizado.
Os aspectos metodológicos funcionam positivamente e os tutores fazem um excelente trabalho, porém podiam utilizar outros tipo de ferramenta, já que a ferramenta chat que temos disponível é muito ruim. Sobre os aspectos tecnológicos, o ambiente virtual de aprendizagem adotado é bom, porém algumas ferramentas não são muito funcionais, como o chat já citado, e visualmente é poluído. Podia apresentar-se de forma mais clara e precisa, além de confundir quanto aos fóruns e janelas existentes.

Outros materiais