Buscar

Liquidação de Sentença

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Cumprimento de sentença 
Cumprimento provisório da sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa 
No cumprimento provisório há na verdade uma execução, cumprimento imediato , não precisão ser validados ou confirmados a posteriori,na verdade são adiantamento ou antecipação dos atos destinados a satisfação, pode ser entendida também como a possibilidade de 
Segundo Scarpinella( p.433, 2016) “Cumprimento provisório de sentença” é expressão que deve ser entendida como a possibilidade de os efeitos de decisão jurisdicional, qualquer decisão, não necessariamente sentenças, serem sentidos a despeito de haver recurso contra ela pendente. Há, neste sentido, verdadeira antecipação da eficácia da decisão que, ao menos em perspectiva de ideal de segurança jurídica, quiçá ultrapassada, só seriam sentidos após o respectivo trânsito em julgado, é dizer, julgamento de todos e quaisquer recursos dela interponíveis ou desde que não interpostos os recursos cabíveis.
A antecipação dos efeitos que destaquei no parágrafo anterior merece ser compreendida no sentido de ser admitida a satisfação do direito do exequente, tal qual represen- tado no título executivo. Não se trata, destarte, da prática de atos que assegurem o re- sultado útil da etapa de cumprimento de sentença. Tanto assim que o inciso II do § 1o do art. 495 autoriza a hipoteca judiciária – que tem aquela função assecuratória – a despeito da possibilidade do cumprimento provisório da sentença.
Cumprimento definitivo da sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa

Outros materiais