Buscar

SIMULADO DE PROCESSO PENAL II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201202623688)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise as seguintes proposições a respeito das testemunhas no processo penal: I. Rafael, padre de uma paróquia na cidade de São Paulo, mantém contato, no exercício de sua atividade religiosa, com uma determinada pessoa que lhe conta com detalhes, em função da fé no confessionário, que presenciou um delito de homicídio na porta da sua casa, praticado contra um vizinho. Rafael poderá figurar como testemunha, mas está proibido de prestar depoimento em juízo, salvo se quiser e for desobrigado pela parte interessada. II. O Presidente do Superior Tribunal de Justiça é arrolado como testemunha em um processo crime que tramita em uma das Varas Criminais da Comarca de São Paulo. Neste caso, ele será inquirido em local, dia e hora previamente ajustados com o juiz do processo, podendo optar, também, pela prestação de depoimento por escrito, caso em que as perguntas, formuladas pelas partes, lhes serão transmitidas por ofício. III. Em regular audiência de instrução e julgamento está sendo ouvida testemunha arrolada pela acusação. O juiz não poderá indeferir perguntas formuladas pelo advogado do réu, mesmo se não tiverem relação com o processo. Está correto o que consta SOMENTE em:
		
	
	I e II
	 
	I
	
	I e III
	
	II e III
	
	II
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202670611)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa correta: A confissão do réu é:
		
	
	Indivisível.
	
	A rainha das provas.
	 
	Divisível e retratável.
	
	Irretratável.
	
	Sinônimo de prova plena.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202592227)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	XIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO João foi denunciado pela prática de crime de furto simples. Na denúncia, o Ministério Público apenas narrou que houve a subtração do cordão da vítima, indicando hora e local. Na audiência de instrução e julgamento, a vítima narrou que João empurrou-a em direção ao chão dizendo que se gritasse ¿o bicho ia pegar¿, arrancando, em seguida, o seu cordão. Diante da narrativa da violência e da grave ameaça, o juiz fica convencido de que houve crime de roubo e não de furto. Sobre o caso apresentado, de acordo com o Código de Processo Penal, assinale a afirmativa correta.
		
	
	O juiz na sentença poderá condenar João pelo crime de roubo, com base no artigo 383 do CPP, que assim dispõe: ¿O juiz, sem modificar a descrição do fato contida na denúncia ou queixa, poderá atribuir-lhe definição jurídica diversa, ainda que, em consequência, tenha de aplicar pena mais grave¿.
	 
	Encerrada a instrução probatória, o Ministério Público deverá aditar a denúncia em 5 (cinco) dias. Se o Ministério Público ficar inerte, o juiz poderá condenar João pelo crime de roubo, tendo em vista que a vítima narrou a agressão em juízo.
	
	O juiz poderá condenar João pelo crime de roubo, independentemente de qualquer providência, em homenagem ao princípio da verdade real.
	 
	Encerrada a instrução probatória, o Ministério Público deverá aditar a denúncia em 5 (cinco) dias. Se o Ministério Público ficar inerte, o juiz deve aplicar o artigo 28 do CPP.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202600832)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Se o acusado, citado por edital, não comparecer, nem constituir advogado, o juiz
		
	
	poderá determinar a antecipação da prova testemunhal, produzindo-a apenas na presença do Ministério Público.
	
	poderá determinar a produção antecipada das provas, fundamentando a necessidade da medida no decurso do tempo.
	 
	deverá ordenar a suspensão do processo e do curso do prazo prescricional, este regulado pelo máximo da pena cominada, segundo entendimento sumulado - STJ.
	 
	deverá ordenar a suspensão do processo e do curso do prazo prescricional e decretar a prisão preventiva.
	
	poderá tomar o depoimento antecipado de testemunha nos casos de enfermidade ou velhice, mas não no de necessidade dela ausentar-se.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202641676)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(FCC/2011 ¿ MPE/CE - Promotor de Justiça) Sobre a sentença proferida em processo criminal, é correto afirmar:
		
	
	Em hipótese alguma poderá determinar a publicação da sentença na íntegra ou em resumo em jornal.
	
	Se o juiz omitir-se sobre a manutenção de prisão preventiva ou de outra medida cautelar, considera- se essa prorrogada automaticamente até o trânsito em julgado.
	 
	O juiz fixará valor mínimo para reparação dos danos causados pela infração, considerando os prejuízos sofridos pelo ofendido.
	
	O juiz fica restringido aos limites do pedido do Ministério Público em alegações finais se esse for de imputação menos grave do que a contida na denúncia.
	
	O juiz mencionará apenas as circunstâncias agravantes ou atenuantes requeridas pelas partes em alegações finais ou debates e cuja existência reconhecer.

Outros materiais