Buscar

Resumo do gênio

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pequeno e apertado resumo resumido do Curso de Direito Processual do Trabalho em suas Fases Postulatória; Saneadora; Instrutória; Decisória; Recursal e Executória, em 24 laudas.
Copie e cole em arquivo Word.
Só não gabarita se não quiser.
REVISÃO DO CURSO DE DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO
 
Das Fases do Processo do Trabalho:
Postulatória;
          Artigos 319 ao 346, CPC;
Saneadora;
          Artigos 347 ao 357, CPC;
Instrutória;
          Artigos 358 ao 484, CP
Decisória;
          Artigos 485 ao 508, CPC;
Recursal;
          Artigos 893 ao 901 CLT;
Executória.
 
Da Fase Postulatória:
 
Da Petição Inicial:
 
          Da inicio a Ação Trabalhista.
 
Da Competência:
          Material: Justiça do Trabalho, vide Artigo 114 CF;
          Territorial: via de regra, o ultimo local da prestação. Exceções Artigo 651 CLT.
 
 
 
Dos Requisitos da Petição Inicial:
- Distribuição do Juízo; Juiz Federal / Juiz do Trabalho;
- Qualificação das partes;
- Resumo dos fatos; causa de pedir;
- Pedido;
- Valor da causa;
- Data e assinatura.                     
             Art. 840 - A reclamação poderá ser escrita ou verbal.
             § 1º - Sendo escrita, a reclamação deverá conter a designação do Presidente da Junta, ou do juiz de direito a quem for dirigida, a qualificação do reclamante e do reclamado, uma breve exposição dos fatos de que resulte o dissídio, o pedido, a data e a assinatura do reclamante ou de seu representante.
               § 2º - Se verbal, a reclamação será reduzida a termo, em 2 (duas) vias datadas e assinadas pelo escrivão ou secretário, observado, no que couber, o disposto no parágrafo anterior. (BRASIL DECRETO-LEI N.º 5.452, DE 1º DE MAIO DE 1943. Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho).
 
Dos Requisitos da Petição Inicial aos Procedimentos Processuais Trabalhistas:
          Procedimento Ordinário; mais de 40 salários; escrita ou verbal, vide Artigos 837 ao 852, CLT;
          Procedimento Sumaríssimo; até 40 salários; escrita ou verbal, vide Artigos 852 A ao 852 I, CLT ;
 
Do Indeferimento da Petição Inicial nos Procedimentos Processuais Trabalhistas:
No Rito Ordinário, serão causas de indeferimentos da Petição Inicial a inobservância dos requisitos vide Artigo 840, § 1º, CLT, e, embora, em face da omissão celetista prevista vide Artigo 769, e, do prazo de 15 dias para a emenda da Petição Inicial previsto vide Artigo 321, do recentemente vigente CPC 2015, terá o Reclamante, um prazo de 10 dias para efetuar sua emenda, em consonância ao anterior CPC 1973, vide Artigo 284;
 
Art. 769 - Nos casos omissos, o direito processual comum será fonte subsidiária do direito processual do trabalho, exceto naquilo em que for incompatível com as normas deste Título.
                                                  [...]
Art. 840 - A reclamação poderá ser escrita ou verbal.
§ 1º - Sendo escrita, a reclamação deverá conter a designação do Presidente da Junta, ou do juiz de direito a quem for dirigida, a qualificação do reclamante e do reclamado, uma breve exposição dos fatos de que resulte o dissídio, o pedido, a data e a assinatura do reclamante ou de seu representante. (BRASIL DECRETO-LEI N.º 5.452, DE 1º DE MAIO DE 1943. Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho).
Art. 321 - O juiz, ao verificar que a petição inicial não preenche os requisitos dos arts. 319 e 320 ou que apresenta defeitos e irregularidades capazes de dificultar o julgamento de mérito, determinará que o autor, no prazo de 15 (quinze) dias, a emende ou a complete, indicando com precisão o que deve ser corrigido ou completado.
Parágrafo único - Se o autor não cumprir a diligência, o juiz indeferirá a petição inicial. (BRASIL; LEI Nº 13.105, DE 16 DE MARÇO DE 2015, Código de Processo Civil).
Art. 284 - Verificando o juiz que a petição inicial não preenche os requisitos exigidos nos arts. 282 e 283, ou que apresenta defeitos e irregularidades capazes de dificultar o julgamento de mérito, determinará que o autor a emende, ou a complete, no prazo de 10 (dez) dias.
Parágrafo único - Se o autor não cumprir a diligência, o juiz indeferirá a petição inicial.  (BRASIL; LEI Nº 5.869, DE 11 DE JANEIRO DE 1973, Institui o Código de Processo Civil).
 
No Rito Sumaríssimo, serão causas de indeferimentos da Petição Inicial a e arquivamento da Ação Trabalhista, a inobservância dos requisitos vide Art. 852-B, I, II e § 1º,  CLT;
Art. 852-B. Nas reclamações enquadradas no procedimento sumaríssimo: (Incluído pela Lei nº 9.957, de 2000).
            I - o pedido deverá ser certo ou determinado e indicará o valor correspondente; (Incluído pela Lei nº 9.957, de 2000).
             II - não se fará citação por edital, incumbindo ao autor a correta indicação do nome e endereço do reclamado; 
             § 1º - O não atendimento, pelo reclamante, do disposto nos incisos I e II deste artigo importará no arquivamento da reclamação e condenação ao pagamento de custas sobre o valor da causa. (Incluído pela Lei nº 9.957, de 2000) (Incluído pela Lei nº 9.957, de 2000). (BRASIL DECRETO-LEI N.º 5.452, DE 1º DE MAIO DE 1943. Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho).
 
 
Do Aditamento a Petição Inicial:
          Embora, subsidiariamente, ao em face da omissão celetista prevista em seu Artigo 769, previa o anterior CPC, e preveja o vigente CPC, de que o aditamento, a alteração do pedido ou a causa de pedir, sem o consentimento do réu seja até a citação, doutrinariamente no Processo Laboral, o autor poderá, nos Procedimentos Ordinários e Sumaríssimos,  independentemente de consentimento do réu, aditar ou alterar o pedido ou a causa de pedir, até a apresentação da defesa;
Art. 769 - Nos casos omissos, o direito processual comum será fonte subsidiária do direito processual do trabalho, exceto naquilo em que for incompatível com as normas deste Título. (BRASIL DECRETO-LEI N.º 5.452, DE 1º DE MAIO DE 1943. Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho).
 
                                                               Art. 329 - O autor poderá:
                                                                              I - até a citação, aditar ou alterar o pedido ou a causa de pedir, independentemente de consentimento do réu;
                                                                              II - até o saneamento do processo, aditar ou alterar o pedido e a causa de pedir, com consentimento do réu, assegurado o contraditório mediante a possibilidade de manifestação deste no prazo mínimo de 15 (quinze) dias, facultado o requerimento de prova suplementar.
                            Parágrafo único - Aplica-se o disposto neste artigo à reconvenção e à respectiva causa de pedir.
[...]
                                                                              Art. 264 - Feita a citação, é defeso ao autor modificar o pedido ou a causa de pedir, sem o consentimento do réu, mantendo-se as mesmas partes, salvo as substituições permitidas por lei.(Redação dada pela Lei nº 5.925, de 1º.10.1973)
                                                               Parágrafo único - A alteração do pedido ou da causa de pedir em nenhuma hipótese será permitida após o saneamento do processo. (Redação dada pela Lei nº 5.925, de 1º.10.1973).
                                                  [...]
                                                               Art. 294 - Antes da citação, o autor poderá aditar o pedido, correndo à sua conta as custas acrescidas em razão dessa iniciativa. (Redação dada pela Lei nº 8.718, de 14.10.1993). (BRASIL; LEI Nº 5.869, DE 11 DE JANEIRO DE 1973, Institui o Código de Processo Civil).
 
 
 
 
 
 
Da Fase Saneadora:
          Artigos 347 ao 357, CPC;
          É flexível, podendo ocorrer a qualquer tempo, via provocação das partes ou ex officio.
 
 
Da Fase Instrutória:
          Artigos 358 ao 484, CPC;
 
Da Audiência:
                                      Fundada no Principio da Concentração, a audiência laboral é Una. Enquanto no Rito
Ordinário ela será Una, porém, continua em varias etapas, no Rito Sumaríssimo ela será Una, porém única, respectivamente vide Artigos 849 e 852-C, CLT;
 
             Art. 849 - A audiência de julgamento será contínua; mas, se não for possível, por motivo de força maior, concluí-la no mesmo dia, o juiz ou presidente marcará a sua continuação para a primeira desimpedida, independentemente de nova notificação.
                                                 
                                                  [...]      
             Art. 852-C - As demandas sujeitas a rito sumaríssimo serão instruídas e julgadas em audiência única, sob a direção de juiz presidente ou substituto, que poderá ser convocado para atuar simultaneamente com o titular. (Incluído pela Lei nº 9.957, de 2000).(BRASIL DECRETO-LEI N.º 5.452, DE 1º DE MAIO DE 1943. Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho).
 
Das Etapas da Audiência do Rito Ordinário:
          Audiência de Conciliação ou Inicial: aberta a audiência, o juiz ou presidente proporá a conciliação. Se houver acordo lavrar-se-á termo, assinado pelo presidente e pelos litigantes, consignando-se o prazo e demais condições para seu cumprimento. Não havendo acordo, o reclamado terá vinte minutos para aduzir sua defesa, após a leitura da reclamação, quando esta não for dispensada por ambas as partes.
Audiência de Instrução ou de Prosseguimento: é realizada nova tentativa de conciliação. Inexitosa, seguir-se-á a instrução do processo, podendo o presidente, ex officio ou a requerimento de qualquer juiz temporário, interrogar os litigantes. Findo o interrogatório, poderá qualquer dos litigantes retirar-se, prosseguindo a instrução com o seu representante. A seguir, ouvidas as testemunhas, os peritos e os técnicos, se houver. Terminada a instrução, poderão as partes aduzir razões finais, em prazo não excedente de 10 (dez) minutos para cada uma. Em seguida, o juiz ou presidente renovará a proposta de conciliação, e não se realizando esta, será proferida a decisão.
Audiência de Julgamento: Os tramites de instrução e julgamento da reclamação serão resumidos em ata, de que constará, na íntegra, a decisão. Da decisão serão os litigantes notificados, pessoalmente, ou por seu representante, na própria audiência. No caso de revelia, a notificação far-se-á pela forma estabelecida no § 1º do art. 841. Da data da notificação da Decisão terão as partes um prazo de oito diz para Interposição de Recurso.
 
Das Modalidades de Resposta do Réu:
São três as modalidades de resposta do Réu no Processo do Trabalho: Contestação; Reconvenção e Exceções;
- Contestação: consiste na oposição aos fatos articulados na Petição Inicial. A contestação no Processo Laboral é fulcro o Principio da Eventualidade:
Consagra, sob pena de operar-se a preclusão, os expressos dispostos vide Artigos 795 CLT, e, 278, e do Ônus da Impugnação Especifica dos Fatos , vide Atrigo 341 de nosso Código Processual Civil;
          Art. 795 - As nulidades não serão declaradas senão mediante provocação das partes, as quais deverão argui-las à primeira vez em que tiverem de falar em audiência ou nos autos. (BRASIL; DECRETO-LEI N.º 5.452, DE 1º DE MAIO DE 1943, Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho).
 
 
                     Art. 278- A nulidade dos atos deve ser alegada na primeira oportunidade em que couber à parte falar nos autos, sob pena de preclusão.
[...]
Do Ônus Da Impugnação Especificada Dos fatos:
             Art. 341 - Incumbe também ao réu manifestar-se precisamente sobre as alegações de fato constantes da petição inicial, presumindo-se verdadeiras as não impugnadas, salvo se:
             I - não for admissível, a seu respeito, a confissão;
             II - a petição inicial não estiver acompanhada de instrumento que a lei considerar da substância do ato;
             III - estiverem em contradição com a defesa, considerada em seu conjunto.
             Parágrafo único - O ônus da impugnação especificada dos fatos não se aplica ao defensor público, ao advogado dativo e ao curador especial. (BRASIL; LEI Nº 13.105, DE 16 DE MARÇO DE 2015, Código de Processo Civil).
 
É dever de o magistrado advertir de que tais produção probatória devem ser realizada no momento oportuno, sob pena de serem consideradas verdadeiras os fatos articulados pela parte adversa.
- Reconvenção: a reconvenção é contra-ataque do Réu contra o Autor na mesma demanda, na qual o Réu passa a denominar-se Reconvinte e o Autor Reconvindo:
CAPÍTULO VII
DA RECONVENÇÃO
Art. 343 - Na contestação, é lícito ao réu propor reconvenção para manifestar pretensão própria, conexa com a ação principal ou com o fundamento da defesa.
§ 1º - Proposta a reconvenção, o autor será intimado, na pessoa de seu advogado, para apresentar resposta no prazo de 15 (quinze) dias.
§ 2º - A desistência da ação ou a ocorrência de causa extintiva que impeça o exame de seu mérito não obsta ao prosseguimento do processo quanto à reconvenção.
§ 3º - A reconvenção pode ser proposta contra o autor e terceiro.
§ 4º - A reconvenção pode ser proposta pelo réu em litisconsórcio com terceiro.
§ 5º - Se o autor for substituto processual, o reconvinte deverá afirmar ser titular de direito em face do substituído, e a reconvenção deverá ser proposta em face do autor, também na qualidade de substituto processual.
§ 6º - O réu pode propor reconvenção independentemente de oferecer contestação. (BRASIL; LEI Nº 13.105, DE 16 DE MARÇO DE 2015, Código de Processo Civil).
- Exceção: no Processo Laboral, com a entrada em vigor do CPC 2015, é inadmitida a Exceção de Incompetência, sendo admitidas as Exceções de Impedimentos e de Suspeição;
 
Das Exceções:
Dos Impedimentos e Da Suspeição:
No Processo do Trabalho, com a entrada em vigência do CPC 2015, é inadmitida a alegação de Exceção de Incompetência, sedo admitidas alegações de Exceções de Suspeição, vide Artigos 801 CLT, e 145 CPC 2015, e de Impedimentos, vide Artigo 144, CPC 2015:
 Art. 801 - O juiz, presidente ou vogal, é obrigado a dar-se por suspeito, e pode ser recusado, por algum dos seguintes motivos, em relação à pessoa dos litigantes:
        a) inimizade pessoal;
        b) amizade íntima;
        c) parentesco por consanguinidade ou afinidade até o terceiro grau civil;
        d) interesse particular na causa.
        Parágrafo único - Se o recusante houver praticado algum ato pelo qual haja consentido na pessoa do juiz, não mais poderá alegar exceção de suspeição, salvo sobrevindo novo motivo. A suspeição não será também admitida, se do processo constar que o recusante deixou de alegá-la anteriormente, quando já a conhecia, ou que, depois de conhecida, aceitou o juiz recusado ou, finalmente, se procurou de propósito o motivo de que ela se originou. (BRASIL DECRETO-LEI N.º 5.452, DE 1º DE MAIO DE 1943. Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho).
CAPÍTULO II
DOS IMPEDIMENTOS E DA SUSPEIÇÃO
Art. 144 - Há impedimento do juiz, sendo-lhe vedado exercer suas funções no processo:
I - em que interveio como mandatário da parte, oficiou como perito, funcionou como membro do Ministério Público ou prestou depoimento como testemunha;
II - de que conheceu em outro grau de jurisdição, tendo proferido decisão;
III - quando nele estiver postulando, como defensor público, advogado ou membro do Ministério Público, seu cônjuge ou companheiro, ou qualquer parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, inclusive;
IV - quando for parte no processo ele próprio, seu cônjuge ou companheiro, ou parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, inclusive;
V - quando for sócio ou membro de direção ou de administração de pessoa jurídica parte no processo;
VI - quando for herdeiro presuntivo, donatário ou empregador de qualquer das partes;
VII - em que figure como parte instituição de ensino com a qual tenha relação de emprego ou decorrente de contrato de prestação de serviços;
             VIII - em que figure como parte cliente do escritório de
advocacia de seu cônjuge, companheiro ou parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, inclusive, mesmo que patrocinado por advogado de outro escritório;
IX - quando promover ação contra a parte ou seu advogado.
§ 1º - Na hipótese do inciso III, o impedimento só se verifica quando o defensor público, o advogado ou o membro do Ministério Público já integrava o processo antes do início da atividade judicante do juiz.
§ 2º - É vedada a criação de fato superveniente a fim de caracterizar impedimento do juiz.
§ 3º - O impedimento previsto no inciso III também se verifica no caso de mandato conferido a membro de escritório de advocacia que tenha em seus quadros advogado que individualmente ostente a condição nele prevista, mesmo que não intervenha diretamente no processo.
Art. 145 - Há suspeição do juiz:
I - amigo íntimo ou inimigo de qualquer das partes ou de seus advogados;
II - que receber presentes de pessoas que tiverem interesse na causa antes ou depois de iniciado o processo, que aconselhar alguma das partes acerca do objeto da causa ou que subministrar meios para atender às despesas do litígio;
III - quando qualquer das partes for sua credora ou devedora, de seu cônjuge ou companheiro ou de parentes destes, em linha reta até o terceiro grau, inclusive;
IV - interessado no julgamento do processo em favor de qualquer das partes.
§ 1º - Poderá o juiz declarar-se suspeito por motivo de foro íntimo, sem necessidade de declarar suas razões.
§ 2º - Será ilegítima a alegação de suspeição quando:
I - houver sido provocada por quem a alega;
                            II - a parte que a alega houver praticado ato que signifique manifesta aceitação do arguido. (BRASIL; LEI Nº 13.105, DE 16 DE MARÇO DE 2015, Código de Processo Civil).
 
 
Da Notificação no Processo do Trabalho:
          Enquanto no Processo Civil, o Réu é Citado, no Processo do Trabalho o Réu é Notificado, a fim de que possa Opor ao que o Autor Propos.
Dos Efeitos da Ausência a Audiência:
          No Processo do Trabalho é conditio sine qua non a presença personal do (os) Autores e do (os) Réus;
             Art. 843 - Na audiência de julgamento deverão estar presentes o reclamante e o reclamado, independentemente do comparecimento de seus representantes salvo, nos casos de Reclamatórias Plúrimas ou Ações de Cumprimento, quando os empregados poderão fazer-se representar pelo Sindicato de sua categoria. (Redação dada pela Lei nº 6.667, de 3.7.1979).
             § 1º - É facultado ao empregador fazer-se substituir pelo gerente, ou qualquer outro preposto que tenha conhecimento do fato, e cujas declarações obrigarão o proponente.
            § 2º - Se por doença ou qualquer outro motivo poderoso, devidamente comprovado, não for possível ao empregado comparecer pessoalmente, poderá fazer-se representar por outro empregado que pertença à mesma profissão, ou pelo seu sindicato. (BRASIL DECRETO-LEI N.º 5.452, DE 1º DE MAIO DE 1943. Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho).
 
          Os efeitos da ausência a Audiência gera efeitos distintos ao Reclamante e ao Reclamado;
          Ao Reclamante importa o Arquivamento da Ação Trabalhista;
          Ao Reclamado importa a Revelia;
          Art. 844 - O não-comparecimento do reclamante à audiência importa o arquivamento da reclamação, e o não-comparecimento do reclamado importa revelia, além de confissão quanto à matéria de fato. (BRASIL DECRETO-LEI N.º 5.452, DE 1º DE MAIO DE 1943. Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho).
 
 
 
          A ausência do Reclamado após apresentar a sua defesa implicara em Confissão Ficta;
Seção IV
Do Depoimento Pessoal
                            Art. 385 - Cabe à parte requerer o depoimento pessoal da outra parte, a fim de que esta seja interrogada na audiência de instrução e julgamento, sem prejuízo do poder do juiz de ordená-lo de ofício.
            § 1º - Se a parte, pessoalmente intimada para prestar depoimento pessoal e advertida da pena de confesso, não comparecer ou, comparecendo, se recusar a depor, o juiz aplicar-lhe-á a pena.
[...]
Seção V
                                                  Da Confissão
             Art. 389 - Há confissão, judicial ou extrajudicial, quando a parte admite a verdade de fato contrário ao seu interesse e favorável ao do adversário. (BRASIL; LEI Nº 13.105, DE 16 DE MARÇO DE 2015, Código de Processo Civil).
         
          A ausência do Reclamante e do Reclamado importa no arquivamento da Ação Trabalhista.
Das Provas:
Da Prova:
          Prova é a produção, por meios e formas legais, dos elementos constituintes para formação de convencimento do Estado-juiz, dos fatos, constitutivos, impeditivos, modificativos ou extintivos de direitos, articulados pela parte que as fizer;
Do Destinatário Da Prova:
            O destinatário da prova é Estado-juiz;
Do Objeto Da Prova:
            O objeto da prova são os fatos, não os direitos, A exceção encontra-se no Artigo 376 de nosso Diploma Processual Civil;
Art. 376 - A parte que alegar direito municipal, estadual, estrangeiro ou consuetudinário provar-lhe-á o teor e a vigência, se assim o juiz determinar. (BRASIL; LEI Nº 13.105, DE 16 DE MARÇO DE 2015, Código de Processo Civil).
Do Ônus Da Prova:
 
SEÇÃO IX
DAS PROVAS
        Art. 818 - A prova das alegações incumbe à parte que as fizer. (BRASIL; DECRETO-LEI N.º 5.452, DE 1º DE MAIO DE 1943, Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho).
Das Provas em Espécies:
          - Documental: Artigos 405 ao 429. A arguição de nulidades das Provas Documentais contidas na Petição Inicial e na Contestação, deverão faze-las à primeira vez em que tiverem de falar em audiência ou nos autos, em concordância ao Artigo 795 de nosso Diploma Celetista;
          Art. 795 - As nulidades não serão declaradas senão mediante provocação das partes, as quais deverão argui-las à primeira vez em que tiverem de falar em audiência ou nos autos. (BRASIL; DECRETO-LEI N.º 5.452, DE 1º DE MAIO DE 1943, Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho).
Seção VII
Da Prova Documental
Subseção I
Da Força Probante dos Documentos
             Art. 405 - O documento público faz prova não só da sua formação, mas também dos fatos que o escrivão, o chefe de secretaria, o tabelião ou o servidor declarar que ocorreram em sua presença.
             Art. 406 - Quando a lei exigir instrumento público como da substância do ato, nenhuma outra prova, por mais especial que seja, pode suprir-lhe a falta.
             Art. 407 - O documento feito por oficial público incompetente ou sem a observância das formalidades legais, sendo subscrito pelas partes, tem a mesma eficácia probatória do documento particular.
             Art. 408 - As declarações constantes do documento particular escrito e assinado ou somente assinado presumem-se verdadeiras em relação ao signatário.
             Parágrafo único - Quando, todavia, contiver declaração de ciência de determinado fato, o documento particular prova a ciência, mas não o fato em si, incumbindo o ônus de prová-lo ao interessado em sua veracidade. (BRASIL; LEI Nº 13.105, DE 16 DE MARÇO DE 2015, Código de Processo Civil).
 
- Ata Notarial: Artigo 384 CPC;
Seção III
Da Ata Notarial
Art. 384 - A existência e o modo de existir de algum fato podem ser atestados ou documentados, a requerimento do interessado, mediante ata lavrada por tabelião.
Parágrafo único - Dados representados por imagem ou som gravados em arquivos eletrônicos poderão constar da ata notarial.(BRASIL; LEI Nº 13.105, DE 16 DE MARÇO DE 2015, Código de Processo Civil).
 
          - Depoimento pessoal: Artigos 385 ao 388, CPC. O Depoimento Pessoal tem por finalidade a produção probatória negativa do depoente, o qual poderá gerar confissão;
Seção IV
Do Depoimento Pessoal
Art. 385 - Cabe à parte requerer o depoimento pessoal da outra parte, a fim de que esta seja interrogada na audiência de instrução e julgamento, sem prejuízo do poder do juiz de ordená-lo de ofício.
§ 1º
- Se a parte, pessoalmente intimada para prestar depoimento pessoal e advertida da pena de confesso, não comparecer ou, comparecendo, se recusar a depor, o juiz aplicar-lhe-á a pena.
§ 2º - É vedado a quem ainda não depôs assistir ao interrogatório da outra parte.
 
§ 3º - O depoimento pessoal da parte que residir em comarca, seção ou subseção judiciária diversa daquela onde tramita o processo poderá ser colhido por meio de videoconferência ou outro recurso tecnológico de transmissão de sons e imagens em tempo real, o que poderá ocorrer, inclusive, durante a realização da audiência de instrução e julgamento. (BRASIL; LEI Nº 13.105, DE 16 DE MARÇO DE 2015, Código de Processo Civil).
 
- Testemunhal: Artigos 442 ao 449, Enquanto no Rito Ordinário é admitido a cada parte arrolar 3 testemunhas, no Rito Sumaríssimo é admitido a cada parte arrolar 2 testemunhas;
Seção IX
Da Prova Testemunhal
Subseção I
Da Admissibilidade e do Valor da Prova Testemunhal
Art. 442 - A prova testemunhal é sempre admissível, não dispondo a lei de modo diverso. (BRASIL; LEI Nº 13.105, DE 16 DE MARÇO DE 2015, Código de Processo Civil).
         
          - Pericial: Artigos 464 ao 480;
Seção X
Da Prova Pericial
Art. 464 - A prova pericial consiste em exame, vistoria ou avaliação. (BRASIL; LEI Nº 13.105, DE 16 DE MARÇO DE 2015, Código de Processo Civil).
 
- Inspeção Judicial: Artigos 481 ao 484;
Seção XI
Da Inspeção Judicial
Art. 481 - O juiz, de ofício ou a requerimento da parte, pode, em qualquer fase do processo, inspecionar pessoas ou coisas, a fim de se esclarecer sobre fato que interesse à decisão da causa. (BRASIL; LEI Nº 13.105, DE 16 DE MARÇO DE 2015, Código de Processo Civil).
 
Da Fase Decisória:
          Artigos 485 ao 508, CPC:              
 
Dos Tipos de Atos Do Juiz:
- Despachos de mero expediente; por serem desprovidos de conteúdo decisório, os despachos de mero expediente são irrecorríveis, conforme Artigo 1.001, de nosso Diploma Processual Civil;
          Art. 1.001 - Dos despachos não cabe recurso. (BRASIL; LEI Nº 13.105, DE 16 DE MARÇO DE 2015, Código de Processo Civil).
 
- Decisões interlocutórias: são decisões intermediarias incidentais, sem carater terminativa ou definitiva. No Processo do Trabalho o seu combate não ocorrera imediatamente, conforme Artigo 893, § 1º, de nosso Diploma Celetista;
CAPÍTULO VI
DOS RECURSOS
        Art. 893 - Das decisões são admissíveis os seguintes recursos:       (Redação dada pela Lei nº 861, de 13.10.1949)
[...]
        § 1º - Os incidentes do processo são resolvidos pelo próprio Juízo ou Tribunal, admitindo-se a apreciação do merecimento das decisões interlocutórias somente em recursos da decisão definitiva.    (Parágrafo único renumerado pelo Decreto-lei nº 8.737, de 19.1.1946).  (BRASIL; DECRETO-LEI N.º 5.452, DE 1º DE MAIO DE 1943, Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho).
 
- Decisão Terminativa: ocorre sem resolução do mérito em conformidade vide Artigo 485 de nosso Diploma Processual Civil, e é desi

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais