Resumo neuroanatomia Ângelo Machado
17 pág.

Resumo neuroanatomia Ângelo Machado


DisciplinaNeuroanatomia6.386 materiais52.581 seguidores
Pré-visualização10 páginas
Aula 1 - Filogênese e Embriologia. Divisões e Organização Geral do S. Nervoso - Cap. 1, 2 e 3
Aula 2 - Nervos Espinhais e Medula Espinhal - Cap. 4, 10 e 14
Aula 3 - Tronco Encefálico: Nervos Cranianos e Núcleos de Nervos Cranianos - Cap. 5, 11, 15, 16, 17, 18
Aula 4 - Formação Reticular. Sistemas Modulatórios - Substância cinzenta própria e Substância branca Cap. 20
Alguns aspectos da filogênese do Sistema Nervoso
Filogênese do Sistema Nervoso:
Propriedades importantes do protoplasma:
- Irritabilidade: Propriedade de ser sensível a um estímulo, permite a uma célula detectar modificações no meio ambiente.
- Condutibilidade: Quando o impulso é conduzido a outras células
- Contratilidade: Encurtamento da célula, visando fugir de um estímulo nocivo.
Ameba: Organismo unicelular que apresenta todas as propriedades do protoplasma, porém simplificadas. 
Poríferos: Em seres um pouco mais complicados como as esponjas, há uma especialização das células.
Celenterados: Surgimentos dos primeiros neurônios, com um sistema nervoso difuso.
Anelídeos: Houve a centralização do sistema nervoso, que é segmentado, sendo formado por um par de gânglios cerebroides e uma série de gânglios unidos por uma corda ventral. 
Neurônios aferentes ou sensitivos: neurônios situados na superfície que são especializados em receber os estímulos e conduzir os impulsos ao SNC.
Neurônios motores ou eferentes: Situados no gânglio e especializados na condução do impulso do SNC até o efetuador (músculo)
A conexão do neurônio sensitivo com o motor, se faz através de uma sinapse localizada no gânglio. 
Arco reflexo simples: neurônio aferente com seu receptor, um centro (gânglio) onde ocorre a sinapse, um neurônio eferente que se lia ao efetuador (músculos). Intrassegmentar: Conexão entre os neurônios envolve apenas um segmento. Intersegmentar: Envolve mais de um segmento, duas sinapses, três neurônios: sensitivo, motor e de associação (associa um segmento ao outro)
Evolução dos três neurônios fundamentais do sistema nervoso:
- Neurônio Aferente (Sensitivo): Surgiu na filogênese com a função de levar ao sistema nervoso central informações sobre as modificações ocorridas no meio externo. Durante a filogênese houve uma tendência de centralização do corpo do neurônio sensitivo, enquanto surgiram receptores capazes de transformar os vários estímulos físicos ou químicos em impulsos nervosos, sendo conduzidos ao SNC. 
- Neurônio Eferente (motor): Conduz um impulso nervoso ao órgão efetuador (musculo ou glândula). O corpo desses neurônios surgiu dentro do SNC, porém, os que inervam músculos lisos, cardíacos ou glândulas tem seus corpos nos gânglios viscerais. 
- Neurônios de Associação: O aparecimento desses neurônios aumentou consideravelmente o número de sinapses. O encéfalo aumentou bastante durante a filogênese dos vertebrados (encefalização).
Embriologia, Divisões e Organização Geral do Sistema Nervoso
Embriologia
Desenvolvimento do sistema nervoso: Dos três folhetos embrionários, é o ectoderma que está em contato com o meio externo e é desse folheto que se origina o sistema nervoso. Há um espessamento do ectoderma, situado acima da notocorda, formando a placa neural que possui o papel da ação indutora da notocorda. A placa neural cresce e adquire um sulco chamado sulco neural, que se aprofunda para formar a goteira neural, as extremidades da goteira se fundem e formam o tubo neural. Situado dorsolateralmente ao tubo neural, desenvolvem as células da crista neural. Tubo neural dá origem a elementos do SNC, e a crista dá origem aos do SNP.
Crista neural: Se dividem dando origem aos gânglios espinhais. Neles se diferenciam neurônios sensitivos, pseudounipolares. Os elementos derivados da crista neural são: gânglios sensitivos, do sistema nervoso autônomo (viscerais), medula da glândula suprarrenal, melanócitos, células de Schwann, anfícitos e as meninges.
Tubo neural: A parte cranial do tubo neural, torna-se dilatada e constitui o encéfalo primitivo ou arquencéfalo, a parte caudal dá origem à medula do adulto. No arquencéfalo há três dilatações inicialmente, as vesículas encefálicas primitivas: prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo. O prosencéfalo dá origem a duas vesículas: telencéfalo e diencéfalo, o mesencéfalo não se modifica, e o rombencéfalo origina o metencéfalo e o mielencéfalo. 
Cavidades:
- Luz do tubo neural: Forma o canal central da medula
- Cavidade do rombencéfalo: Origina o IV ventrículo
- Cavidades do diencéfalo e mediana do telencéfalo originam o III ventrículo
- Luz do mesencéfalo origina o aqueduto cerebral que une os III e IV ventrículos. 
- Luz das vesículas telencefálicas laterais formam os ventrículos laterais.
Todas as cavidades possuem liquor, exceto o canal da medula.
Diferenciação e organização neuronal: 
Proliferação e migração: células precursoras de neurônios se dividem de forma assimétrica, formando outra célula precursora e um neurônio jovem que irá iniciar o processo de migração para formar o córtex cerebral e suas camadas. Os neurônios migram aderidos à prolongamentos da glia radial, como se fossem trilhos e param através de sinais moleculares secretados por neurônios migrados. 
Diferenciação neuronal: depende da secreção de fatores de outros neurônios que irão influenciar a expressar determinados genes e desligar outros. Além disso o axônio tem que encontrar o alvo correto para poder exercer sua função. A extremidade do axônio, chamado cone de crescimento, é especializado em tatear o ambiente e conduzir o axônio até o alvo correto através das pistas químicas. 
Morte neural programada e eliminação de sinapses: Ocorre uma morte neuronal programada devido ao grande número de neurônios e sinapses. Ocorre uma competição entre os neurônios e aqueles que conseguem estabilizar suas sinapses e assegurar uma quantidade suficiente de fatores tróficos sobrevivem, os demais, sofrem apoptose. Esta reserva neuronal e de sinapses determina a plasticidade neuronal existente em crianças. (Quanto mais nova a criança, melhor o prognóstico em termos de recuperação de lesões.) 
Mielinização: Final da maturação ontogênica, a última região a concluir esse processo é o córtex da região anterior do lobo frontal do cérebro, responsável pelas funções psíquicas superiores.
Defeitos de fechamento: Defeitos do fechamento do tubo neural da porção posterior ocasionam malformações, tais como as espinhas bífidas e as mielomeningoceles. Uso de ácido fólico diminui a incidência dos distúrbios de fechamento. 
Divisões do sistema nervoso
Divisão do sistema nervoso com base em critérios anatômicos: 
- Sistema Nervoso Central é aquele que se localiza dentro do esqueleto axial (cavidade craniana e canal vertebral) e Sistema Nervoso Periférico é o que se encontra fora desse esqueleto. 
- Encéfalo é a parte no SNC dentro do crânio, a medula se localiza dentro do canal vertebral. No encéfalo temos cérebro, cerebelo e tronco encefálico. A ponte separa o bulbo do mesencéfalo. 
- Nervos são cordões esbranquiçados que unem o SNC aos órgãos periféricos. Se a união se faz com o encéfalo, os nervos são cranianos, se com a medula, espinhais. Gânglios são dilatações constituídas de corpos de neurônios. Na extremidade das fibras que constituem os nervos situam-se as terminações nervosas que podem ser sensitivas (aferentes) ou motoras (eferentes). 
Divisão do sistema nervoso com base em critérios funcionais:
Pode ser dividido em Sistema Nervoso Somático que relaciona o organismo com o meio ambiente ou Sistema Nervoso Visceral que relaciona com a inervação e controle das estruturas viscerais, sendo importante na integração das vísceras no sentido de constância do meio interno. Ambos apresentam componentes aferentes e eferentes. O componente eferente do SN visceral é chamado SNA, sendo dividido em simpático e parassimpático. 
Anatomia Macroscópica da Medula Espinhal e seus Envoltórios
Medula significa miolo e indica \u201co está dentro\u201d. Inicia-se o estudo do SNC pela medula por ser o órgão
Bia
Bia fez um comentário
agradeceria se alguém tivesse em pdf para mandar
1 aprovações
Andrielle
Andrielle fez um comentário
Se alguem tiver em pdf, agradeceria!
2 aprovações
Andressa
Andressa fez um comentário
otimo resumo!
2 aprovações
Irlan
Irlan fez um comentário
?
0 aprovações
Juliana
Juliana fez um comentário
Gente, se alguém tiver o resumo em pedf, avisa..
1 aprovações
Carregar mais