Buscar

Primeira Atividade Avaliativa - questão discursiva Cultura Religiosa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CULTURA RELIGIOSA
ATIVIDADE AVALIATIVA - DISCURSIVA 1 G1
Aluna: Karina Machado da Silva
A) O sincretismo é uma fusão de concepções religiosas diferentes ou a influência exercida por uma religião nas práticas de outra.
B) Sim, pois O Brasil é uma mistura de influências de vários povos e etnias, essa mistura também se reflete nas religiões. O sincretismo religioso no Brasil teve início com as influências das religiões católicas, indígenas e africanas que na época da colonização tiveram um forte contato. Mas, o sincretismo é encontrado também em diversas religiões como as Protestantes e Espíritas.
C) Um exemplo é a lavagem das escadarias da igreja do Bonfim na Bahia, onde católicos e adeptos do candomblé percorrem juntos 8 km cantando hinos de adoração para as principais divindades de cada religião, Nosso senhor Jesus Cristo e Oxalá.
Nas igrejas Protestantes os movimentos que mais possuem sincretismo são o Pentecostal e Neo Pentecostal que em seus cultos é observado influências das religiões católicas e Afro brasileiras.
D) Atualmente, as pessoas não seguem mais apenas uma religião, e sim seguem um pouco de cada uma, sendo uma mescla de crenças, crendices e conceitos, uma adaptação de acordo com a região, com a época. 
É através desta mistura de religiões, que foram criadas muitas lendas, personagens, superstições, ritos e muitas práticas sociais.

Outros materiais