Buscar

aula 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Catálogo:
	FUNDAMENTOS DE BIOQUÍMICA (Código: 9670)
	Matriz:
	Mutação gênica e cromossômica
	Aula:
	10
	Dúvida:
	O que é mutação cromossômica?
	Resposta:
	São mutações que alteram de maneira visível (ao microscópio), o número ou a estrutura dos cromossomos.
	
Catálogo:
	FUNDAMENTOS DE BIOQUÍMICA (Código: 5550)
	Matriz:
	Transcrição gênica: definição e bioquímica
	Aula:
	10
	Dúvida:
	Como a informação hereditária, contida no DNA, é passada de DNA para o RNA e deste para as proteínas?
	Resposta:
	O processo de transcrição é o processo de formação de uma molécula de RNA a partir de uma molécula molde de DNA. Neste processo, as fitas do DNA se separam e uma serve de molde para o RNA, enquanto a outra fica inativa. Ao fim da transcrição, as fitas que foram separadas voltam a se unir. A transcrição é um processo altamente seletivo, pois apenas pequenas porções da fita de DNA é copiada. Isso é muito importante, pois é o primeiro passo da regulação de um gene. A síntese proteica é realizada através do processo de Tradução que ocorre no citoplasma da célula com participação dos RNAs mensageiro, transportador e ribossômico e também da organela Ribossomo. O RNAm é originado através do processo de Transcrição que ocorre no núcleo, após este RNA migra para o citoplasma onde se associa ao ribossomo. As fitas de RNAr formarão os ribossomos, orgânulos responsáveis pela leitura da mensagem contida no RNA mensageiro. O RNAt, responsável pelo transporte de aminoácidos até o local onde ocorre a síntese de proteínas junto aos ribossomos, são caracterizados como moléculas de RNA de fita simples, de pequeno tamanho, apresentando duas regiões, uma é o local em que se ligará o aminoácido a ser transportado e a outra corresponde ao trio de bases complementares, o anticódon do RNAt, que se encaixará no códon correspondente do RNAm. Códons são sequências de 3 Bases nitrogenadas que compõe a molécula de RNA mensageiro que foi Transcrita pelo DNA, este RNAm contém vários códons onde cada um destes códons determinarão os aminoácidos que formarão uma determinada proteína. Anticódon é o trio de bases do RNAt, complementar do códon do RNAm.
	
	Catálogo:
	FUNDAMENTOS DE BIOQUÍMICA (Código: 9671)
	Matriz:
	Transcrição gênica: definição e bioquímica
	Aula:
	10
	Dúvida:
	O que significa o crossing-over?
	Resposta:
	Na primeira divisão meiótica ocorre o crossing-over, ou sobrecruzamento de cromátides homólogas, não-irmãs que se encontram lado a lado, sendo este processo responsável pela variabilidade genética
	
	Catálogo:
	FUNDAMENTOS DE BIOQUÍMICA (Código: 1750)
	Matriz:
	Sintese de proteínas e o processo de Tradução
	Aula:
	10             Vídeo com Explicação: 
	Dúvida:
	Qual é a definição de pentose e coo ocorre a síntese proteica?
	Resposta:
	Pentose é uma molécula de açúcar constituída por cindo átomos de carbono, senso também denominado como monossacarídeos. A pentose é importante para o metabolismo celular, principalmente à ribose e à desoxirribose, que são os componentes estruturais dos ácidos nucléicos que regulam as funções celulares. O DNA, ácido desoxirribonucleico, é constituído pela desoxirribose, que é a pentose presente na composição deste ácido, e a ribose está na constituição do ácido ribonucleico, o conhecido RNA. A síntese de proteínas é realizada a partir da Transcrição da molécula de RNAm, que apresentará um código para a síntese de uma proteína específica. No citoplasma da célula o RNAm e os RNAt e RNAr com o auxílio da organela Ribossomo realizarão o processo de Tradução gênica, ou seja a tradução do código transcrito na molécula de RNA para seleção dos aminoácidos que irão formar a proteína. Este tema será abordado de forma mais específica nas próximas aulas.
	 
		
	
	Catálogo:
	FUNDAMENTOS DE BIOQUÍMICA (Código: 3124)
	Matriz:
	Sintese de proteínas e o processo de Tradução
	Aula:
	10
	Dúvida:
	A síntese proteica é um processo de transformação que ocorre no ribossomo?
	Resposta:
	A síntese proteica é realizada através do processo de Tradução que ocorre no citoplasma da célula com participação dos RNAs mensageiro, transportador e ribossômico e também da organela Ribossomo. O RNAm é originado através do processo de Transcrição que ocorre no núcleo, após este RNA migra para o citoplasma onde se associa ao ribossomo. As fitas de RNAr formarão os ribossomos, orgânulos responsáveis pela leitura da mensagem contida no RNA mensageiro. O RNAt, responsável pelo transporte de aminoácidos até o local onde ocorre a síntese de proteínas junto aos ribossomos, são caracterizados como moléculas de RNA de fita simples, de pequeno tamanho, apresentando duas regiões, uma é o local em que se ligará o aminoácido a ser transportado e a outra corresponde ao trio de bases complementares, o anticódon do RNAt, que se encaixará no códon correspondente do RNAm. Códons são sequências de 3 Bases nitrogenadas que compõe a molécula de RNA mensageiro que foi Transcrita pelo DNA, este RNAm contém vários códons onde cada um destes códons determinarão os aminoácidos que formarão uma determinada proteína. Anticódon é o trio de bases do RNAt, complementar do códon do RNAm.

Outros materiais