Buscar

exercicio 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A glicose é a molécula utilizada para gerar energia para as hemácias e o cérebro. Estas células consomem cerca de 80% das 200 gramas de glicose consumidas diariamente pelo organismo. Com relação à disponibilidade de glicose sanguinea pode-se afirmar que, exceto.
		
	
	
	
	
	A noite, após um declínio significativo da glicose hepática a gliconeogênese torna-se a fonte primaria de glicose sanguinea.
	
	
	Em condições de hiperglicemia o hormônio glucagon é liberado e estimula a glicogenolise hepática
	
	
	Após uma refeição rica em carboidratos o hormônio insulina é liberado e estimulara o consumo de glicose pelas células musculares.
	
	
	Em condições de hipoglicemia ocorre a liberação do hormônio glucagon, o qual estimula a glicogenolise hepática.
	
	
	Entre as refeições a glicose sanguinea é obtida primariamente a partir da glicogenólise hepática.
	
	
		2.
		A integração metabólica representa uma via importante para a manutenção da homeostase orgânica. O metabolismo da glicose é imprescindível para a manutenção do metabolismo dos ácidos graxos e aminoácidos. Dentro desse contexto, qual é a consequência mais grave ao organismo humano que o consumo de dietas da moda para perda de peso, como as hipoglicídicas, pode desencadear?
		
	
	
	
	
	Aumento na síntese protéica e ganho de força muscular.
	
	
	Diminuição na diurese e edema.
	
	
	Aumento na glicogênese hepática e muscular.
	
	
	Aumento na formação de corpos cetônicos e acidose metabólica.
	
	
	Aumento na temperatura corporal e halitose ácida.
	
	
		3.
		Um paciente diabético descompensado chegou ao hospital em severo estado de confusão mental, vômitos e hiperglicemia. O médico rapidamente observou halitose cetônica em decorrência da __________, que ocorre no _________. A alternativa que preenche adequadamente as lacunas, respectivamente é:
		
	
	
	
	
	Lipogênese; fígado.
	
	
	Glicogênese; cérebro
	
	
	Lipólise; intestino.
	
	
	Cetogênese; fígado.
	
	
	Cetogênese; rim.
	
	
		4.
		As modificações que ocorrem no metabolismo da glicose durante a mudança do estado alimentado para o estado de jejum são reguladas pelos hormônios insulina e glucagon. Com base frase podemos afirmar:
		
	
	
	
	
	A insulina contrarregula os efeitos do glucagon, estimulando a liberação dos combustíveis armazenados e a conversão de lactato, aminoácidos e glicerol em glicose.
	
	
	A insulina está elevada no estado jejum, e o glucagon se eleva durante o alimentado.
	
	
	A insulina regula os efeitos do glucagon, estimulando somente a liberação de lipideos, induzindo a conversão de lactato, aminoácidos e glicerol em glicose.
	
	
	A glicose estimula o transporte de insulina para certas células, tais como as dos músculos e tecido adiposo, e também altera a atividade de enzimas chave que regulam o metabolismo, estimulando o armazenamento de combustível.
	
	
	A insulina estimula o transporte de glicose para certas células, tais como as dos músculos e tecido adiposo, e também altera a atividade de enzimas chave que regulam o metabolismo, estimulando o armazenamento de combustível.
	
	
		5.
		A cetogênese é a produção de corpos cetônicos em resposta a níveis elevados de ácidos graxos no fígado em períodos de jejum prolongado ou balanço energético negativo como ocorre com a Diabetes Mellitus descompensada. Os corpos cetônicos não podem ser utilizados pelos (as):
		
	
	
	
	
	Células tubulares renais
	
	
	Neurônios
	
	
	Células musculares
	
	
	Hemácias
	
	
	Enterócitos
	
	
		6.
		Os lipídios podem ser classificados quanto à sua estrutura química de acordo com a presença de ácidos graxos ligados a outras substâncias químicas. Os lipídios que são constituídos por uma molécula de esfingosina por uma molécula de ácido graxo de cadeia longa e um grupo polar são chamados de:
		
	
	
	
	
	esfingolipídios.
	
	
	glicerídeos.
	
	
	fosfolipídios.
	
	
	triacilgliceróis.
	
	
	glicolipídios.
	
	
		7.
		Na doença diabete melito a insulina não é secretada ou não estimula suas células alvo. Existem dois tipos principais de diabetes. A diabetes dependente de insulina e a não dependente. Com relação a uma ou outra forma de diabetes é correto afirmar que, EXCETO:
		
	
	
	
	
	Pode causar desidratação
	
	
	Estimula o catabolismo de ácidos graxos
	
	
	Pode induzir a formação de corpos cetonicos
	
	
	O nível de glicose sanguinea sempre será constante.
	
	
	Altos níveis de glicose sanguinea são verificados
	
	
		8.
		Você resolveu fazer uma dieta de restrição zero de carboidratos, composta apenas de lipídeos e proteínas. Estava super feliz, pois em uma semana perdeu bastante peso. Entretanto, começou a sentir tonturas, enjôo e perda de memória, além de estar exalando um hálito de acetona muito forte. Ao procurar o médico este relatou que sua dieta estava totalmente errada e que você estava sofrendo os efeitos colaterais dela. Baseado no relato acima, assinale a alternativa que aponte as vias bioquímicas que se encontram ativadas no seu organismo após a introdução da dieta e o motivo dos efeitos colaterais que você estava sentindo.
		
	
	
	
	
	Gliconeogênese, beta-oxidação de ácidos graxos, quebra do glicogênio, tendo como principal motivo dos efeitos colaterais a produção de corpos cetônicos
	
	
	Quebra do glicogênio, cetogênese, síntese de lipídeos , tendo como principal motivo dos efeitos colaterais a ausência na produção de glicose
	
	
	Síntese de ácidos graxos, glicólise e síntese de glicogênio, tendo como principal motivo dos efeitos colaterais a produção de ácidos graxos
	
	
	Gliconeogênese, cetogênese, síntese de glicogênio, tendo como principal motivo dos efeitos colaterais a produção de corpos cetônicos
	
	
	Oxidação de ácidos graxos, síntese de glicogênio, glicólise, tendo como principal motivo dos efeitos colaterais a oxidação de ácidos graxos

Continue navegando