Buscar

Brincadeiras para se fazer na Piscina

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

TUBARÃO E OS PEIXINHOS
Numero de participantes: de 3 a quantos couberem (um ao lado do outro) em uma borda da piscina
Como brincar:
Um jogador começa como tubarão, no meio da piscina.
Os outros são peixinhos e começam em uma das bordas.
O tubarão grita "peixinhos!", e os peixinhos devem pular na piscina e nadar o mais rápido possivel ate a outra borda sem serem pegos pelo tubarão.
Quem for pego vira tubarão.
O jogo continua até sobrar só um peixinho, que é o vencedor. Se quiserem continuar, o vencedor pode começar como tubarão na rodada seguinte.
	
	RESGATE
Numero de participantes: no minimo 2
Material: pequenos objetos que boiem, como coquinhos de pinheiro ou fichas plasticas, em numero duas vezes maior que o número de participantes
Como brincar:
Os participantes ficam na borda da piscina, virados para fora.
Um jogador lança as pecinhas na água e grita "já!".
Todos tentar pegar as pecinhas. Não vale arrancar da mão de outra pessoa.
O primeiro que pegar duas pecinhas e sair da água é o vencedor.
Sugestão: se houver óculos de mergulho e os participantes souberem mergulhar, pode-se usar objetos que afundem.
	
	JACARÉ 
Número de participantes: no mínimo 3
Material: objetos para marcar a metade da piscina, como chinelos
Como brincar:
Dividam a piscina ao meio no sentido do comprimento colocando um chinelo de cada lado, bem retinho
Tirem na sorte quem vai ser o jacaré
Todos pulam na água quando o jacaré gritar "já"
Os jogadores devem tentar escapar do jacaré, nadando para o outro lado da piscina. O jacaré não pode passar da marca.
O jogador que for pego vira o próximo jacaré
Corrida com copo
Para fazer esta brincadeira de piscina será necessário duas equipes e um número par de pessoas, assim nenhum time fica na desvantagem. Coloque um balde em uma extremidade da piscina e peça para os participantes ficarem fora dela. Quando o sinal for dado, uma pessoa deve pular na água e atravessar a piscina com o copo de plástico na boca. Vence a equipe que encher o balde com água primeiro. Lembre-se que as crianças precisam ser supervisionadas por um adulto para fazer esta brincadeira.
Gelo na água
Outra brincadeira para piscina que é bem divertida é a competição de recolher cubinhos de gelo. A princípio parece fácil, mas as equipes devem tirar o gelo da água usando os pés ao invés das mãos. Ganha o grupo que conseguir colocar para fora da piscina o maior número de cubinhos de gelo.
Nemo procura sua casa
Esta brincadeira de piscina é perfeita para um grupo grande de crianças. Organizar este pega-pega com os pequenos é bem fácil. Peça para dois participantes darem as mãos e um terceiro deve ficar ao centro. Lembre-se que o número de casinhas deve ser menor do que o de peixinhos.
Em seguida, dê o sinal :“Nemo procura a sua casa”. Durante a troca os peixinhos deverão procurar uma nova casinha e os que sobraram devem tentar entrar em alguma.
Faça variações para deixar esta brincadeira para piscina ainda mais divertida. Por exemplo, você pode dar um sinal dizendo: “Casa procura Nemo”. Neste caso, as casinhas deverão escolher um peixinho. Os que ficarem de fora deverão pagar uma prenda, que pode ser um polichinelo, imitar um animal ou cantar uma música.
Já se os pequenos escutarem o sinal de “Tsunami”, todos deverão trocar de lugar e se reposicionar novamente. Assim as casinhas viram peixe e os peixinhos viram casinha! Divertido, não é?
Passa a bola
Para este jogo você dividirá as crianças em dois times, que formarão uma fila cada. O primeiro jogador de cada time segurará uma bola. Quando o sinal for dado eles passarão a bola para o jogador de trás por entre as pernas, o segundo jogador passará a bola por cima de sua cabeça e eles continuarão alterando até chegar ao último jogador da fila. A criança que está no final terá que nadar com a bola para a primeira posição e recomeçar a passar a bola. A equipe que voltar para a formação original primeiro ganha. Essa é uma brincadeira muito energizante e contagiante, as crianças se sentirão muito engajadas para poder ganhar!
Choca o ovo
Para a brincadeira anterior, é interessante ter um número par de crianças, assim nenhum time vai se sentir desfavorecido ao brincar mas, quando você tiver um número impar de crianças, ou crianças insuficientes para um “passa a bola”, existem outros jogos de brincar na piscina que você pode fazer. Para a brincadeira de “choca o ovo” você precisará encher uma dúzia de balões e colocá-los em um extremo da piscina. As crianças ficarão no outro extremo, e ao seu sinal elas nadarão até os balões. Ganha quem conseguir manter o maior número de balões embaixo de si por meio minuto. Vale tentar roubar os balões dos outros jogadores, mas não pode prender os balões na sunga ou maiô! Essa brincadeira com certeza trará muita risada!
Rio de piranhas
O que as crianças mais gostam do jogo de futebol é poder chutar a bola. Neste rio de piranhas o que elas não poderão fazer é encostar na bola! As crianças darão as mãos e formarão um círculo com a boa flutuando ao meio. Se a bola encostar em alguém, significa que essa pessoa foi mordida pela piranha e tem que sair do jogo. Cada vez que um jogador sai o círculo se fecha mais e mais, fazendo com que se esquivar da bola fique mais difícil. Você pode criar regras para que o jogo se torne ainda mais excitante, por exemplo, os jogadores podem criar ondas com os movimentos do corpo para empurrar a bola para o outro lado, mas mergulhar não é uma esquiva permitida.