Buscar

discursiva de etica e educacao especial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MARLI DA PENHA SILVA - RU: 1357105 Nota: 96 PROTOCOLO: 201608251357105B7733D
Disciplina(s):
Ética e a Estética na Educação
Educação Especial e Inclusiva
Data de início:	31/08/2016 18:48
Prazo máximo entrega:	31/08/2016 20:03
Data de entrega:	31/08/2016 19:55
Questão 1/5
Leia o trecho a seguir:
“Na ética religiosa, os princípios que orientam a conduta das pessoas são extraídos das doutrinas que fundamentam as religiões, sendo, portanto, uma ética perenialista e não situacionista, razão por que seus princípios são mais rígidos e dificilmente admitem mudanças históricas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KUCHENBECKER, V. O homem e o sagrado. Canoas: ULBRA, 2004. p. 194.
Com base no texto e no livro-base Ética empresarial na prática, defina ética religiosa.
Nota: 20.0
É uma ética delimitada por parâmetros religiosos: os mandamentos de Deus têm o caráter de imperativos supremos. Os princípios que orientam a conduta das pessoas são extraídos das doutrinas e livros sagrados, o que a torna uma ética que muda muito pouco ao longo do tempo (perenialista e não situacionista) (p. 40).
Resposta:
essa e uma ética definida por princípios religiosos e por regras. os mandamentos de deus tem um caracter imperativo supremo isto e devem ser seguidos sem ser questionado pois foram revelados pela divindade . A obediência aos deveres religiosos e tornam o seres humanos éticos . aprimorando cada um.
Questão 2/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Não existem fenômenos morais, apenas uma interpretação moral dos fenômenos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NIETZSCHE, F. Para Além do Bem e do Mal. São Paulo: Martin Claret, 2003. p. 92.
Tendo como base o livro Ética empresarial na prática, analise a citação acima, explicando a ideia de como a moralidade é assimilada pelos indivíduos
Nota: 20.0
A moralidade é assumida pela consciência individual (autônoma), ou seja, as normas morais são incorporadas pelos indivíduos por adesão íntima, conforme os padrões da sociedade em que vive e foi educado. Assim, os fenômenos morais são interpretados conforme a realidade cultural de cada indivíduo (ALENCASTRO, p. 46).
Resposta:
a moralidade esta voltada ao caráter das pessoas ao que e bom e ao que e mal ao que e certo ou errado ao que pode ou não pode etc. esta presente em toda existência do ser humano religião politica trabalho familia .
Questão 3/5
Observe a imagem abaixo:
Após esta avaliação, caso queira ler ver a imagem integralmente, ela está disponível em: <http://3.bp.blogspot.com/-HybZRxM29v4/Ubm_D7vGemI/AAAAAAAAADk/xu8EHfxp224/s1600/inclus%C3%A3o.jpg>. Acesso em: 21 jul. 2016.
Segundo o livro-base Fundamentos para Educação Especial, diferentes períodos históricos marcaram conceitos e práticas em relação à atenção social dada à concepção de deficiência. A imagem acima pode representar qual destes períodos? Por quê?
Nota: 20.0
A imagem acima representa a inclusão. Universalização dos direitos para todas as pessoas. Igualdade e equiparação de oportunidades. Valorização da diversidade como elemento enriquecedor do desenvolvimento pessoal e social. Valorização de políticas educativas que garantam a atenção à diversidade. Currículos e programas flexíveis e abertos às diferenças. Remoção de barreiras materiais, culturais e socioeconômicas. Centrado na modificação das estruturas externas e não o foco na deficiência da pessoa ou fracasso e desvantagem como culpabilização do indivíduo. “Temos direito de ser iguais quando a diferença não inferioriza e direito de ser diferente quando a igualdade nos descaracteriza” (p. 79). Resposta ao longo de toda a obra.
Resposta:
 o período da inclusão onde todos tem acesso ao convívio social tendo seus direitos assegurados onde neste período surge uma ação bilateral e combinada entre os sujeitos com deficiência os órgãos representativos e o grupo social na produção tecnologias recursos e serviços que promovam a acessibilidade.
Questão 4/5
Leio o trecho a seguir:
“Um aluno que troca fonemas na fala ou letras na escrita necessita de estratégias que lhe permitam perceber a diferença sonora e gráfica das unidades para superar essa dificuldade; uma criança cega desde o nascimento necessitará aprender um conteúdo diferente das demais para que possa aprender a ler e a escrever a escrita braile, mas isso requer material próprio e apoio especializado; um aluno com deficiência física necessita de cadeira de rodas ou muletas para locomover-se; uma criança que perde seus pais tragicamente em um acidente pode ter problemas emocionais, os quais interferem momentaneamente em sua aprendizagem, necessitando uma atenção individualizada e assim por diante”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, S. Fundamentos para educação especial. Curitiba: Ibpex, 2011. p. 138.
Utilizando partes do trecho acima e com base nos conceitos apresentados no livro-base Fundamentos para Educação Especial, diferencie uma necessidade especial educativa permanente de uma temporária.
Nota: 16.0
Necessidades especiais educacionais temporárias: supridas em determinado período de tempo. Um aluno que troca fonemas na fala ou nas letras da escrita necessita de estratégias que lhe permitam perceber a diferença sonora e gráfica das unidades para superar essa dificuldade; uma criança que perde seus pais tragicamente em um acidente pode ter problemas emocionais (p. 139).
Necessidades especiais educacionais permanente: acompanha o aluno em toda sua vida inclusive no contexto escolar (p. 139).
Uma criança cega desde o nascimento necessitará aprender um conteúdo diferente das demais para que possa aprender a ler e a escrever a escrita braile, mas isso requer material próprio e apoio especializado; um aluno com deficiência física necessita de cadeira de rodas ou muletas para locomover-se.
Resposta:
nessecidade permanentes são distúrbios e deficiência acompanham os alunos por toda sua vida ja a temporaria e suprida por um determinado tempo sendo as contingencias sociais e culturais e familiares.
Questão 5/5
Leia a citação abaixo:
“O bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento, ou seja, que se dirige às funções psicológicas que estão em vias de se completarem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://novaescola.org.br/formacao/formacao-continuada/vygotsky-conceito-zona-desenvolvimento-proximal-629243.shtml?page=3>. Acesso em: 03 ago. 2016.
Com base na teoria de Vygotsky apresentada no livro-base Fundamentos para Educação Especial, conceitue Zona de Desenvolvimento Proximal.
Nota: 20.0
: “Zona de Desenvolvimento Proximal refere-se à distância entre o nível de desenvolvimento real, o que se sabe, determinado pela capacidade de resolver independente um problema, e o nível de desenvolvimento próximo, o que se pode chegar a saber, determinado por meio da resolução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com outra criança mais capaz” (p. 171).
Resposta:
para vygosty defendia que a deficiência não deveria ser explicado com base no biológico mas no social e que somente com uma educação com base compensaçãoscia dos problemas organicos que poderia contribuir para a superacao das necessidades iniciais sua zona de desemvolvimento proximal referia se a uma distancia entre o nivelde desenvovimento real determinado pela capacidade de resolver indepemde um problema e o nivel de desenvovimemtoproximo o que pode se chegar a asaber determinado por meio da resulucao de problemas sob a orientacao de um adulto em cla boracao com outra crianca capaz
Conheça o novo AVA UNINTER
carregando...

Outros materiais