Buscar

TRAT R. SOLIDO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
	
	Simulado: CCE0389_SM_201403095086 V.1 
	Aluno(a): LUCIANO SOUSA MOREIRA
	Matrícula: 201403095086
	Desempenho: 0,4 de 0,5
	Data: 19/09/2016 13:18:12 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201403357202)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No Brasil, os resíduos sólidos foram, por muitos anos, depositados em lixões, sem que houvesse sistema adequado de controle de poluição. Com isso, esses lixões se transformaram em áreas potencialmente contaminadas que precisam passar por processos de remediação. Acerca da remediação dos lixões, avalie as afirmações que se seguem. I. Os gases captados do lixão têm alto poder calorífico, o que potencializa sua utilização energética, apesar dos altos custos financeiros característicos dos processos de pressurização do gás metano. II. A aceleração da decomposição da matéria orgânica presente no lixão e feita injetando-se, dentro da massa de resíduos, solução concentrada de microrganismos decompositores e(ou) ar atmosférico. III. O chorume coletado no lixão apresenta níveis de DBO muito acima daqueles verificados para os esgotos domésticos, e por isso, a estabilização de sua carga orgânica requer nível terciário de tratamento. IV. A implantação de sistemas de drenagem de águas pluviais afasta as águas de chuva do lixão, evitando que essa água penetre na massa de lixo e, consequentemente, haja formação de mais chorume e gases. V. Os sistemas de drenagem de gases tipo espinha de peixe são indicados para a captação dos gases presentes nos lixões por não exigirem, para sua instalação, grande movimentação na massa de resíduo depositada. É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	II, III e IV.
	
	I, III e V.
	
	I, III e IV.
	
	II, IV e V.
	 
	I, II e lV.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403121650)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo a NBR 10004/1987, define-se resíduo sólido como: Resíduos no estado sólido e semi-sólido, que resultam de atividades da comunidade como um todo. Este tipo de resíduo pode ser classificados de diversas maneiras, como por exemplo:
		
	
	De serviços de saúde e animais
	
	Comerciais, industriais e agrícolas
	
	Agrícolas, terrestres e entulhos
	 
	Industriais, urbanos e radioativos
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403177233)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As ¿substâncias químicas encontradas no meio ambiente em níveis altos o suficiente para fazer mal às pessoas ou a outros organismos¿, diz respeito a qual alternativa abaixo?
		
	
	Impactos
	
	Poluição
	 
	Poluentes
	
	Resíduos
	
	Dejetos
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403335565)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual o principal componente do lixo no Brasil
		
	 
	matéria orgânica
	
	Metal
	
	Vidro
	
	papel
	
	Plástico
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403979587)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispõe sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos e apresenta algumas definições e classificações. De acordo com essa Lei:
		
	 
	a logística reversa é o instrumento de desenvolvimento caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento ou outra destinação final ambientalmente adequada.
	
	os resíduos são classificados, quanto à periculosidade, como resíduos domiciliares e resíduos industriais.
	 
	a disposição final ambientalmente adequada inclui a reutilização, a reciclagem, a compostagem, a recuperação e o aproveitamento energético.
	
	a destinação final ambientalmente adequada é a ordenada de rejeitos em aterros sem controle, observando-se normas operacionais específicas, de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança, e a minimizar os impactos ambientais adversos.
	
	a área órfã contaminada é uma área onde há contaminação causada pela disposição, regular ou irregular, de quaisquer substâncias ou resíduos, cujos responsáveis pela disposição são identificáveis.