Buscar

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL INTEGRADA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL INTEGRADA
Podemos afirmar que é possível estabelecer relação entre a hipótese do Agenda Setting e a ação das Acessórias de Imprensa? Sim, pois a acessória de imprensa investe no relacionamento com os meios de comunicação pelo poder que eles tem de agendar os temas discutidos na sociedade.
“Em resumo, nosso plano é divulgar, prontamente, para o bem das empresas e das instituições públicas, como absoluta franqueza, à imprensa e ao publico dos Estados Unidos, informações relativas a assuntos de valor e de interesse para o publico.” O trecho acima, do Manual de Principio criado por Ivy Lee, evidencia que a atividade surde com o propósito de focar: Na construção do relacionamento com a imprensa.
As estruturas de comunicação que atendem às empresas e organizações publicas e do terceiro setor podem ser: Próprias, quando todos os serviços são realizado por funcionários da própria organização ou empresa; Mistas, quando parte da atividade se desenvolve com uma estrutura própria e parte com uma terceirizada; Terceirizada, quando todos os serviços são de outra empresa.
Ivy Lee é considerado o criador da atividade que hoje chamamos de Assessoria de Imprensa. Podemos afirmar que a sua ideia surgiu: Pela observação que muitos empresários, mesmo ricos e poderosos, tinham uma péssima imagem perante a sociedade.
Observe as afirmativas: É no governo Militar que a atividade de Assessoria de OCmunicação se expande de forma considerável, contemplando praticamente todas as empresas e órgãos públicos; Os anos 1980 representam uma nova era da atividade, pois vários jornalistas experientes deixam as relações rumo às Assessorias.
Ivy Lee é considerado o “pai” da atividade que conhecemos como Assessoria de Imprensa. A sua decisão, em 1906, de abandonar o jornalismo para se dedicar a essa atividade pode ser atribuída: Ao fato de perceber que empresários americanos, mesmo ricos e muito poderosos, tinham uma péssima imagem junto á sociedade pelo fato de a imprensa desconhecer várias das ações que realizavam. 
Assinale a alternativa que apresenta o principal foco da atuação do assessor de imprensa: Mediação entre o cliente e a imprensa.
Entre as possíveis áreas de atuação de um profissional de assessoria de comunicação estão: Comunicação corporativa, relacionamento com a imprensa e produção de matéria institucional. 
Elementar, meu caro A Record comprou os direitos para publicar o livro Moriarty, inimigo do detetive Sherlock Holmes, do autor Inglês Anthony Horowits. A historia começa depois da luta de Serlock com Moriarte nas Cachoeiras de Richenbach, na versão original de sir Arthur Conan Doyle. A obra, que terá um guia para o mundo de Sherlock Holmes, será lançada na Bienal do Rio, em 2015. A nota acima, da Coluna do jornalista Anselmo Gois, no Jornal O Globo, revela a busca , cada vez maior , de varias marcas, de diferentes produtos, de espaço nos meios de comunicação. Podemos afirmar que o interesse pela construção do relacionamento com mídia se deve: Ao fato de a imprensa se considerada pelo público a instituição de maior credibilidade na disseminação das informações.
Assessoria de imprensa e assessoria de comunicação podem ser definidas como: Distintas, sendo a primeira destinada ao relacionamento com a imprensa, e a segunda ao desenvolvimento de atividades de comunicação interna, mercadológica e institucional.
Observe as afirmativas abaixo: A assessoria tem como propósito central a conquista de mídia espontânea, por meio da oferta de pautas de interesse da sociedade.
A respeito da busca por uma assessoria de imprensa, podemos afirmar que decorre: Da necessidade de organizações e pessoas se tornarem visíveis diante dos seus públicos de interesse e do reconhecimento da comunicação como uma área estratégica capaz de diferenciá-los da “concorrência”.
A respeito das redes sociais nas ações de comunicação, podemos afirmar: Seu poder decorre do fato de reunir diferentes stakeholders; Os stakeholders estão não só junto como, muitas vezes, misturados; Os assessores de comunicação, diante do impacto das redes sociais, precisam de um novo agir estratégico, um novo pensar. 
Assinale a opção que apresenta a melhor definição para os termos getkeeper e gatewatcher na sua relação com as assessorias de imprensa: Gatekeeper se refere ao jornalista responsável por selecionar as pautas nos veículos de comunicação. Já gatewarcher é o que, além de realizar as funções e selecionador de noticias, tem como diferencial o poder de acrescentar analises pessoais.
A respeito dos stakeholders, é correto afirmar: É necessário fazer a identificação de todos, para assegurar o desenvolvimento de ações de comunicação adequada a cada um deles.
Os públicos que possuem algum tipo de interesse no desempenho institucional e no comportamento da companhia, como entidade que atua na sociedade e gera impactos sobre ela, são chamados de; Stakeholders.
As redes sociais mudaram o cenário do mundo. Afetaram tanto o relacionamento entre as pessoas quanto das empresas, organizações e pessoas com seus públicos de interesse. A esse respeito, podemos assinalar como correta qual afirmativa abaixo? Houve alteração no impacto que os meios tradicionais, como os jornais, têm sobre a formação da opinião pública, exigindo dos veículos e das assessorias adequação a essa nova realidade. 
Stakeholders pode ser definido como: Públicos de interesse de uma organização, que impactam a sua existência e são impactados por ela.
O autor Paul Argenti afirma que: “Reputação é o resultado da identidade da imagem, pois trata do conjunto de percepções que se tem das organizações.”
Assinale a opção que melhor define a auditoria de imagem na mídia: Identificação da presença das organizações e também de pessoas na mídia. É importante pelo fato de os meios de comunicação terem enorme importância na construção dessa imagem junto aos públicos de interesse de uma organização e da sociedade em geral.
Observe as afirmativas abaixo: I- Texto de divulgação jornalística, que tem como função apresentar o assunto a ser pautado. Por isso, precisa chamar a atenção do jornalista. II- Elemento gerador de notícia, o que carrega a noticia, o que a puxa para que o assunto seja noticiado. III- Material elaborado com a finalidade de apoiar o trabalho do jornalista: Release, gancho e press kit.
A respeito do comitê de crise, é correto afirmar: A função do comitê é de dar facilidade e agilidade às ações de gerenciamento de crise justamente porque reuni várias áreas da empresa com poder de decisão.
Um release deve ser objetivo, evitando o excesso de formalidades, adjetivações e dados que poder sem pedidos depois. Deve ser enviado para as redações, em nome de jornalistas, produtores e editores. Apresenta o “gancho” para ganhar a pauta; O titulo deve anunciar, de forma atraente, o assunto do release, resumindo-o.
Uma determinada empresa tem investido tempo na construção de uma logomarca, na organização e na padronização de suas redes, no que seus representantes falam a repeito das suas ações, nas embalagens e no relacionamento com a imprensa, procurando sempre enfatizar sua missão, seus valores e sua visão. Todas essas ações resultam na construção e/ou fortalecimento de qual atributo? Identidade
Com a modernidade, o capital cultural e o prestígio social passara para homens e mulheres comuns que venciam com o próprio esforço. Essa transferência de poder: Fortaleceu o aparecimento das celebridades por que com essa assumiram o papel de novos símbolos de reconhecimento e pertencimento;
Alguns teóricos e críticos da cultura chamam o mento histórico em que as celebridades e os celetóides conquistaram uma importância fundamental na construção do imaginário dos indivíduos e da coletividade: Sociedade da Informação e do Espetáculo.
Passar uma mensagem associada à capacidade de pentração de uma celebridade não garante automaticamente sua repercussão de forma adequada aos objetivos do assessor de comunicação. Existemoutros três fatores que precisam ser considerados e adequadamente combinados no momento da divulgação dessa mesma mensagem: Tiing, Conteúdo com Relevância, e Tom.
Existe uma relação entre o fenômeno das celebridades e o conceito de “olimpiano” criado pelo sociólogo francês Edgar Morin. Em que plano pode ser estabelecida essa conexão? No plano de representação social, pois os olimpianos são sobre-humanos no papel que encarnam, mas humanos na existência que levam; 
Segundo Cris Rojek, a principal diferença entre a celebridade adquirida e a atribuída é que: A celebridade adquirida deriva de realizações reconhecidas publicamente e a da adquirida vem do reconhecimento reiterado desse realização por fatores de opinião.
Os estudos dos arquétipos nos ajuda a estabelecer um repertorio mais ou menos permanente e identificável de tipos de celebridades, para que: Possamos identificar conexos entre o drama e a narrativa representados pelas celebridades e as questões básicas que afligem os seres humanos;
No titulo do release, o nome da empresa: Só deve aparecer quando for relevante para divulgação do assunto.
Jornal mural: Mecanismo de divulgação interna de uma instituição.
Para atingir seus objetivos, o jornalista, tralhando em uma assessoria de imprensa, deve manter um bom relacionamento com os profissionais que trabalham em veículos de comunicação, abastecendo-os com informações sobre seus assessorados. Os elementos que seriam mais eficazes para o fortalevimento do relacionamento entre a assessoria de imprensa e as empresas jonalisticas são: Releases, presse kits e sugestões de pautas.
 
Á pesquisa realizada nos diversos veículos de comunicação para recortar, capturar matérias, reportagem, notas e referencias à organizações, da-se o nome de: Release
Em situações negativas, como acidente e incidentes.
 I A importância do veículo. II O nível de destaque que a notícia teve.
A listagem mencionada deve trazer informações básicas sobre cada empresa jornalística: nome; endereço; números de telefone e fax; endereços eletrônicos; números de celular de profissionais; nomes de proprietários; diretores; editores; repórteres; chefes de reportagens; pauteiros; setoristas; colunistas. Cada tipo de veículo exige, ainda, o acréscimo de dados específicos.: Mailing.
Assessores de imprensa utilizam no seu cotidiano uma série de expressões para nomear as ações que realizam e também os instrumentos que desenvolvem. Uma delas é o Q&A (questions and answers, em inglês, ou, simplesmente, perguntas e respostas). Podemos afirmar que trata-se de documento: Composto por uma extensa relação de perguntas, com as respectivas respostas, indicando como devem ser dadas, inclusive em relação ao tom mais adequado à organização, caso surja necessidade quando o porta-voz cumpre uma agenda
Para transmitir aos meios de comunicação informações sobre o trabalho legislativo, um jornalista que trabalha em uma Câmara Municipal pode consultar informações sobre os contatos nesses veículos, consultando um (a): Mailing list.
A atividade que prepara gestores e autoridades para o diálogo com a imprensa é chamada: Media training
I - O plano é o documento que apresenta, de forma sistematizada, o que deverá ser feito. Em geral, define o que fazer, como fazer, por que fazer, quem vai fazer, onde e com que recursos. Já o planejamento é a atividade que permite estabelecer um curso de ações para o alcance dos objetivos planejados. 
Para analisar a percepção que alguns ou todos os públicos de interesse de uma organização têm sobre ela é necessário realizar um/uma: Auditoria de imagem
Planejamento, em uma assessoria de imprensa/comunicação, é o ato de: Relacionar e avaliar informações e atividades de forma ordenada e com lógico encadeamento entre si, a ser executada num prazo definido, visando à consecução de objetivos predeterminados.
A relação dos veículos de comunicação que interessam a uma assessoria e aos seus clientes, e que possibilita ao assessor de imprensa saber exatamente a quem endereçar cada tipo de release e demais produtos, é chamada de: Mailing list
À pesquisa realizada nos diversos veículos de comunicação para recortar, capturar matérias, reportagens, notas e referências à organização, dá-se o nome de: Clipping
II - Planejar é estabelecer o que será feito para o alcance de objetivos previamente determinados. III - Plano é o documento que apresenta o que será feito de forma sistematizada:
 I - O comitê deve ter poderes de decisão enquanto durar o problema. II - Uma equipe de crise é um grupo restrito, investido de todos os poderes enquanto o problema durar.
 I - As redes sociais ampliarem a rapidez e o alcance das crises, na medida em que as situações se propagam com enorme velocidade. II - Crises afetam especialmente a imagem e a reputação das organizações, com consequências que podem ser desastrosas. 
I - Um problema, uma vez que não chegou a causar danos à imagem da organização e nem provocar consequências na sua atuação no mercado
I - Um problema, mesmo grave, ao se restringir ao âmbito da organização, não se configura como crise. II - Crise ultrapassa os muros da organização, provocando escândalos, com o alcance da opinião pública e da imprensa.
No processo de gestão de crise, o primeiro passo deve ser: Diferenciar problema de crise.
O grupo encarregado de gerir a crise de uma organização é chamado: Comitê de crise.
Embora a avaliação seja feita cotidianamente, durante mesmo o processo de trabalho, é na conclusão do trabalho que podemos inclusive medir e apurar o desenvolvimento do trabalho de divulgação, avaliar os momentos de pico e de baixa presença na mídia. Neste processo de avaliação, o que devemos considerar e analisar? O resultado quantitativo final e o resultado qualitativo
Marque a alternativa que melhor define o que é mídia espontânea: é um espaço pelo qual não se paga nada ao contrário da publicidade, que resulta de reserva e compra para veiculação do anúncio - que se dá exclusivamente pelo interesse que a notícia divulgada pelas assessorias desperta no público alcançado pelo veículo e, claro, junto aos jornalistas que nele trabalham.
I)o clipping não retrata, de forma alguma, todo o esforço empreendido pela assessoria para dar visibilidade às ações de seu assessorado. Isto porque ao assessor cabe cuidar de todas as fases e etapas da divulgação, mas a decisão pela publicação ou não da notícia é de exclusiva responsabilidade das redações e decorre de uma série de fatores que não necessariamente têm a ver com a qualidade do que foi enviado pelas assessorias. II)O mais comum é medir a presença da organização em cada veículo usando o espaço ocupado , no caso de veículos impressos, e tempo, para rádio e TV. Esses números costumam ser multiplicados pelo valor cobrado por um anúncio, chegando-se ao montante que deveria ser investido caso se optasse por este caminho. III)Outra ação importante é identificar corretamente onde a notícia foi veiculada, inclusive levando em conta a localização na página, no bloco de notícias, etc. Uma notícia que sai no alto de página de um jornal impresso ou na capa de uma revista tem mais importância do que uma publicada no pé de página.	
Em geral, as assessorias esbarram em muitas dificuldades quando o assunto é avaliação e monitoramento. Por isso, ao planejar as ações a serem realizadas, definindo objetivos, metas, estratégias e ações, é importante também pensar em formas de assegurar uma boa e eficiente avaliação do que será realizado e já definir os instrumentos que serão utilizados com esta finalidade. Para isso, a sugestão é fazer um acompanhamento minucioso. Qual seria a melhor forma? Esse acompanhamento minucioso pode ser feito com o uso de planilhas elaboradas com o uso de programas de editoração de texto (como o Word) ou planilhas (Excel). O registro de tudo o que foi feito ao longo do dia, tudo mesmo, serve a diferentes propósitos, como para que a equipe como um todo saiba o que está em andamento etambém para a nossa avaliação a respeito das ações que deram ou não os resultados esperados.
O uso das redes sociais pelas assessorias também merece atenção na hora de monitorar e avaliar. Há empresas especializadas, que se encarregam de identificar todas as citações que se relacionam com o assessorado e, a partir disso, desenvolver ações para reversão de notícias negativas e também para veiculação de notícias positivas. Há programas específicos que se encarregam desse monitoramento. Alguns são pagos, outros gratuitos. Um dos que normalmente é utilizado é o: Google Analitycs
Na análise dos resultados do trabalho de uma assessoria, as diferenças e similitudes a respeito da abordagem dos temas divulgados em diferentes veículos e linhas editoriais permite: Agir segundo uma orientação editorial e privilegiar determinados veículos, não porque gostamos mais de uma ou de outro, mas porque temos fundamentos que nos apontam os melhores caminhos.
Podemos afirmar que a finalidade de um trabalho de assessoria de imprensa consiste em: Auxiliar pessoas públicas, organizações públicas e privadas, além de profissionais de outras áreas, no relacionamento com a imprensa, de forma positiva
São características que definem o que é noticia: Objetividade, coerência, atualidade, pertinência, relevância e capacidade de envolver e ser assimilada pelo leitor, pelo público.
Assinale a alternativa que apresenta o principal foco da atuação do assessor de imprensa: Mediação entre o cliente e a imprensa.
Os públicos que possuem algum tipo de interesse no desempenho institucional e no comportamento da companhia, como entidade que atua na sociedade e gera impactos sobre ela, são chamados de: Stakeholders
Em uma organização, os "stakeholders" são divididos em três grupos. São eles: Públicos misto, interno e externo
I - Um release deve ser objetivo, evitando o excesso de formalidades, adjetivações e dados que podem ser pedidos depois. Deve ser enviado para as redações, em nome de jornalistas, produtores e editores. Apresenta o "gancho" para ganhar a pauta. II - Sempre use, no texto do release, formas como "senhor", "dona" e "doutor" para apresentar alguém.
A respeito das fontes especializadas, assinale a opção que apresenta a definição correta: Profissionais, pesquisadores e especialistas em temas que sempre povoam as pautas dos jornais. 
Alguns teóricos e críticos da cultura chamam o momento histórico em que as celebridades e os celetóides conquistaram uma importância fundamental na construção do imaginário dos indivíduos e da coletividade da (...). Assinale a opção correta: Sociedade da Informação e do Espetáculo
O sociólogo britânico Chris Rojek afirma que o aparecimento e a proliferação de celebridades no mundo contemporâneo são o produto de uma etapa do desenvolvimento capitalista que precisava de novos modelos de comportamento. Além deste, outro fenômeno estava por trás dessa troca de modelos (só uma resposta é correta): O capital cultural e o prestígio social passaram para homens e mulheres que venciam pelo seu próprio esforço.

Outros materiais