Buscar

Estudo das relações étnico-raciais para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana Fundamentos históricos da Educação Brasileira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nota: 100
Disciplina(s):
Estudo das relações étnico-raciais para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana
Fundamentos históricos da Educação Brasileira
	Data de início:
	14/09/2016 14:53
	Prazo máximo entrega:
	14/09/2016 16:08
	Data de entrega:
	14/09/2016 16:08
Questão 1/3
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Em termos sociológicos, diz-se que a desigualdade é social na medida em que essa diferenciação é produto da interação entre sujeitos sociais; nesse sentido, tanto o acesso diferenciado às oportunidades como à riqueza econômica se realiza dentro de um sistema de relações de sentido e poder que geram distinção, estigma, vulnerabilidade, exclusão, tanto no nível individual como no nível coletivo, inclusive, tal diferenciação pode dar-se entre regiões”. 
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: http://www.gestrado.org/?pg=dicionario-verbetes&id=127. Acesso em 15/07/2016.
Com base no texto apresentado nesta questão e no livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, conceitue desigualdade social.
Nota: 33.3
	A resposta correta deve abarcar as ideias de hierarquia, vantagens e/ou privilégios na distribuição de bens socialmente valorizados. Pode-se ainda apontar a desigualdade como um fenômeno social, onipresente, de diferentes configurações e que afeta a vida das pessoas e dos grupos sociais (p. 14 e 15).
 
Resposta:Segundo Marx a desigualdade social é causada pela divisão de classes, existindo assim classes dominantes e classes dominadas, os dominantes se utilizavam da miseria gerada pela desigualdade social para manter o dominio estabelecido sobre as classes dominadas. Ou seja a pobreza não é fruto de preguiça mais sim pela exploração da burguesia sobre o proletariado. A desigualdade social são problemas que afetam a maioria dos paises na atualidade. A pobreza existe em todos os paisespobres ou ricos, mas a desigualdade social é um fenom,eno que ocorre em paises principalmente não desenvolvidos. Desigualdade social refere-se ao previlégio da distribuição dos bens sociais.
Questão 2/3
Leia a seguinte citação: 
“Ademais, e talvez o mais importante, o ‘gênero’ era um termo proposto por aquelas que defendiam que a pesquisa sobre mulheres transformaria fundamentalmente os paradigmas no seio de cada disciplina. As pesquisadoras feministas assinalaram muito cedo que o estudo das mulheres acrescentaria não só novos temas como também iria impor uma reavaliação crítica das premissas e critérios do trabalho científico existente”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e realidade. v. 16, n. 2, p. 19, 1989. p. 3
Considerando os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, responda em poucas linhas:
- Que áreas acadêmicas foram influenciadas pelos estudos de gênero? Cite ao menos duas áreas e justifique sua resposta.
Nota: 33.3
	É suficiente que o aluno mencione ao menos duas, sendo que o livro-base prioriza a antropologia e a sociologia, mas ainda podem ser mencionadas a “história, o direito, a psicologia, a filosofia, as artes, a literatura, a linguística, a medicina, a enfermagem” (p. 82) e a teologia.
Resposta:Os conceitos de genero e sexo embora possam parecer sinonimo foram utilizados separadamente para enfatizar a distinção entra a condição biologica determinate do sexo e as construões sociais que envolvem as construções sociais que envolvem as relações entre generos.Influenciaram Area politica, na revolução francesa. A introdução do estudo do genero no Brasil se deu atraves de iniociativas coordenadas nas areas de historia e sociologia a partir dos anos 1990.
Questão 3/3
Leia o seguinte extrato de texto: 
“Sendo a desigualdade o fato justificador da política social burguesa e a igualdade o seu parâmetro idealizado, nenhuma teoria poderia fornecer maiores subsídios à crítica dessa política do que a marxiana. Isso porque, [...] ela é a única teoria que aborda a questão da desigualdade de forma abrangente, isto é, tanto nas suas dimensões econômica, política e social, quanto nas suas versões capitalista e socialista”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: PEREIRA, Potyara AP. O sentido de igualdade e bem-estar em Marx. Revista Katálysis. v. 16, n. 1, p. 37-46, 2013. p. 38. 
Conforme os conteúdos estudados no livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia responda:
- Qual é a base da desigualdade social para Karl Marx?
Nota: 33.3
	Gabarito: A resposta correta deve abordar que a base da desigualdade social para Marx é a detenção por alguns da propriedade dos meios de produção, enquanto outros são desprovidos de sua posse. Ver livro-base: “A concepção dicotômica vê a exploração econômica como o principal fator de desigualdade. Nesta perspectiva, os indivíduos que detêm os meios de produção – os burgueses têm acesso privilegiado aos bens sociais, em detrimento daqueles que não detêm os tais meios – os operários” (p. 17).
Resposta:Karl marx acreditava que a miseria era utilizada como instrumento pelas classes dominantes. Acreditabva tambem que a desigualdade é causada pela divisão de classes, dentre aqueles que tem os meios de produção e aqueles que contam apenas com sua força de trabalho para garantir sua sobrevivencia. Para ele o socialismo seria uma forma de fazer uma luta contra as desigualdades.

Continue navegando